Buscar

RELATÓRIO OBSERVAÇÃO - PSICO COTIDIANO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Essa observação foi realizada Av. vergueiro em frente a Universidade Unip. Era o horario do intervalo, por volta das oito e meia da noite, nesse momento sentei em uma mureta ao lado da porta de vidro da faculdade. A minha frente estava um carrinho de churros e ao meu lado esquerdo um fluxo intenso de pessoas saindo da faculdade. 
Nesse momento percebi que algumas pessoas saiam apenas com suas carteiras na mão, provavelmente iriam apenas comer um lanche e retornar para suas salas, mas outras saiam com mochilas e bolsas, provavelmente a caminho de casa. 
Em seguida o que me chamou a atenção foram todas as mulheres que saiam com suas bolsas de dentro da faculdade e como uma bolsa era maior que a outra. Uma moça que me chamou a atenção estava com uma mochila nas costas, uma bolsa pindurada em seu braço e mais duas sacolas. 
Em minha frente havia um grupo de universitários, todos eles estavam com uma blusa da faculdade escrito "Educação Física". As meninas desse grupo estavam todas de mochila, mas todas sem exceção com mochilas muito cheias e aparentemente pesadas. Acredito que a mochila estava pesada, uma vez que todas elas estavam com suas mochilas no chão, ja os rapazes conversavam normalmente com suas mochilas nas costas. 
Por que será que nós mulheres temos a necessidade de levar tantas coisas em nossas bolsas? Os homens nesse ponto parecem ser tão praticos. Nesse momento me observei e também estava com uma bolsa, uma pasta para o computador, minha marmita e ainda com o casaco na mão. O meu computador esse dia não foi nem usado. Eu acabo levanco certar coisas comigo para se caso eu precisar e acabo passando todo o meu dia carregada de coisas. 
Acredito também que isso aconteça pela longa jornada que todas nós temos na rua. Se for basear essa teoria por mim, saio de casa sete horas da manha e retorno apenas onze da noite, então acabo levando coisas o suficiente para me suprir ao longo de todo o dia. 
Ao meu lado direito estava sentada também na mureta uma criança junto a uma mulher. Não sei dizer se era mãe e filha ou irmãs. Mas tinham um grau de intimidade. A criança estava sentada na mureta e a mulher estava na frente dela com a mao em sua perna, acredito eu que para evitar que ela caisse. Porém percebi uma grande desatenção desta mulher. A criança fala com ela e ela só mexia em seu celular e olhava para traz, me fez parecer que ela estava esperando alguem chegar e alguem muito importante. 
A criança tinha em torno de 5 anos, era uma menina loirinha, usava oculos de grau, vestido e sandalinha. Ela toda hora ficava batendo suas pernas na mureta e sempre que fazia esse movimento encontava na moça que estava a sua frente. Ela fez isso umas cinco, seis vezes pelo que pude perceber, até que a mulher se irritou, chegou proxima ao ouvido da criança e disse alguma coisa, junto com a palavra "chega", foi a unica coisa que consegui escutar. 
A menina depois disso ficou queta e percebi que aos poucos seus olhos encheram de agua. Ela queria chorar. A moça no momento que reprimiu a criança foi muito discreta, eu mesmo só reparei por que estava atenta em todas as movimentações e atitude das duas, pois se nao passaria desaperebido.

Outros materiais