Buscar

MONTANDO PIM

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EM PROCESSOS GERENCIAIS
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR VI - DP
UBERLÂNDIA – MG
2017
UNIVERSIDADE PAULISTA
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EM PROCESSOS GERENCIAIS
PLANO DE NEGÓCIO RAIA DROGASIL S/A.
Rua: Das Raízes nº 100 – Bairro: Jardim Botânico
Responsável: MARCELO MAGALHÃES XAVIER
RA: 1401020
UBERLÂNDIA – MG
2017
SUMÁRIO
1. SUMÁRIO EXECUTIVO.................................................................................. 04
CAPÍTULO 1 – Plano de Negócios........................................................................ 05
CAPITULO 2 – Sistemática de Importação e Exportação.................................. 13
CAPÍTULO 3 – Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial......................... 17
CONCLUSÃO......................................................................................................... 24
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................................. 25�
SUMÁRIO EXECUTIVO
A Raia Drogasil é líder no mercado brasileiro de drogarias o seu principal segmento de vendas é de medicamentos, mais a empresa também trabalha com um elaborado mix de produtos de higiene pessoal, perfumaria e dermocosméticos.
A empresa tem um forte porte no mercado dente as suas 900 lojas da rede mais de 50 lojas são milionárias, e até o fim deste ano a empresa almeja ultrapassar mias de 90 lojas milionárias, e chegar a sua milésima loja.
Com esse porte a Raia Drogasil continua com uma forte atuação, com um lucro de 5,6 bilhões no fechamento do ano de 2013 a empresa é líder no mercado em que atua segundo o Ranking da Abrafarma, em numero de lojas e faturamento.
“O Prazer em Cuidar” e “Serve Confiança” são os respectivos slogans da Raia Drogasil, sendo assim ganharam um enorme espaço no mercado são mais de 900 filiais no Brasil todo dividido em 12 regiões, a relação das filiais de regiões diferentes e dada através dos gerentes regionais e as das mesmas regiões é através dos gerentes das filiais, funcionários.
A Raia Drogasil hoje tem mais de 20 mil funcionários, dentre os departamentos e em loja – os cargos em loja são Gerente da filial, Assistente Administrativo, Atendente de Farmácia e Auxiliar de Farmácia. 
Sua atividade consiste no comércio varejista de produtos farmacêuticos e cosméticos, dentre eles: Medicamentos de Marca, Genéricos, produtos de higiene e beleza, cosméticos e Dermocosméticos. Compõem-se em aproximadamente 11.500 itens, adquiridos de mais de 330 fornecedores.
PLANO DE NEGÓCIO
	A Raia Drogasil é uma empresa do ramo farmacêutico que atua em 12 estados que representam 83% do mercado consumidor farmacêutico brasileiro: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo, Goiás, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
	Este plano de negocio é voltado pra a FILIAL Nº 1471/DSMG – UBERLÂNDIA ANTÔNIO CORREIA, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), sob o nº 61.585.865/0508-41, situada na RUA: ANTÔNIO CORREIA JÚNIOR Nº 156, BAIRRO: VIJILATO PEREIRA.
A referida empresa é sólida, com plano de carreira bem definida e estruturado, com critérios para seleção, treinamento, integração cria um ambiente seguro para seus trabalhadores, o que reflete em maior produção e alcance de metas. Segue caracterizada a estrutura organizacional da filial objeto deste plano.
Gerente Filial: Gerenciam diretrizes e define estratégias para comercialização de produtos e serviços. Desenvolve estudos sobre potencial, planos e programas de vendas e acompanha os concorrentes, a fim de atingir os objetivos da empresa e aumentar participação no mercado. Avalia relatório de resultados das vendas, métricas e índices de desempenho.
Assistente Administrativo: O assistente (ou auxiliar) administrativo, como diz o nome, é aquele profissional que trabalha na área administrativa de uma empresa de qualquer segmento, e que auxilia o administrador nas atividades de rotina, assim como no controle e gestão de finanças.
Farmacêuticos: Este profissional da saúde é capacitado a orientar os pacientes e se dedica à Assistência Farmacêutica, que tem como intuito educar e instruir o paciente sobre todos os aspectos relacionados o medicamento, atuando também na dispensação e controle destes.
 Atendente de Farmácia: O colaborador que aborda o cliente a cada compra de medicamento, ajudando o farmacêutico na hora da dispensação e que o acompanha na assistência farmacêutica; que cuida da conservação da loja e de seus produtos;
É o responsável pelo controle de estoque, datas de validade, entre outras atribuições. Esse é um perfil resumido das responsabilidades dos balconistas.
Tendo em vista tantas tarefas, esses profissionais devem ser considerados peças-chave para o sucesso das farmácias. Eles são os principais responsáveis pela imagem que os clientes criam do estabelecimento.
Auxiliar de Farmácia: Este cargo é a base da pirâmide hierárquica, É responsável pela organização da loja em geral, o auxiliar de farmácia que recebe o último feedback do cliente no check-out no Ponto de Venda (PDV).
Com suma visão em longo prazo podemos engajar vários projetos na referida empresa, pois o ambiente drogaria no mercado de hoje está bem definido, porque uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), as farmácias geridas por grandes grupos devem deter 61% do volume total do mercado em quatro anos. E o varejo farmacêutico é conhecido por sua fragmentação, mas movimentos de fusão e aquisição permitiram o surgimento de gigantes como a Raia Drogasil.
Organograma
A gestão implantada pela empresa são as mais diversas possíveis. Os gerentes das filiais têm um longo treinamento em Gestão de Pessoas durante a sua formação, assim conseguem ser flexíveis nas situações mais inusitadas. A gestão de pessoas também é dada através de benefícios cedidos aos colaboradores, como plano médico, plano odontológico e seguro de vida, o qual, a própria empresa paga para seu colaborador.
O gestor no exercício da sua profissão – e em função dos diversos tipos de organização – definirá as estratégias, elaborará pareceres, relatórios, planos, projetos e laudos em que se exija a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de organização. Além destes procedimentos, realizará pesquisas, estudos, análises, planejamento, implantação coordenação e controle. (Lei nº 4.769, 09.09.1965).
Entretanto, apesar da disponibilidade de variadas técnicas de gestão associadas a recursos de informática e telecomunicação, incluindo a web, o desafio de manter as empresas constantemente no “estado da arte” está diretamente relacionado à questão das lideranças que fazem parte dos seus quadros, isto é, a capacidade das lideranças de situar as empresas em um contexto social-mercadológico ajustado às suas necessidades, estratégias e transferir aos seus colaboradores a adequada interpretação para dar sentido às ações de trabalho, utilizando nesse mecanismo suas competências e habilidades para potencializar as operações e os consequentes resultados empresariais. Segundo Davis (1992).
(...) sem elas, uma organização será apenas uma confusão de pessoas e máquinas, do mesmo modo que uma orquestra sem maestro será somente músicos e instrumentos. A orquestra, como as organizações requerem lideranças para desenvolver ao máximo seus precisos ativos.
Seguem os cargos de diretoria existentes hoje na rede Raia Drogasil:
Diretoria
	Nome
	Cargo
	Marcílio D‘Amico Pousada
	CEO
	Antonio Carlos Coelho
	Diretor Financeiro
	Antonio Carlos de Freitas
	Diretor de Operações e Varejo - Drogasil
	Eugênio De Zagottis
	Diretor de Relaçõescom Investidores e Planejamento Corporativo
	Fernando Kozel Varela
	Diretor de Logística e Tecnologia da Informação (T.I.)
	Marcello De Zagottis
	Diretor Comercial, de Vendas e Marketing
	Renato Cepollina Raduan
	Diretor de Operações de Varejo - Droga Raia
	Rosangela Maria de Oliveira Lutti
	Diretora de Recursos Humanos
As grandes conseguem a maior quantidade de benefícios e parcerias com outros gigantes renomados, a Raia Drogasil hoje conta com mais de 200 parceiras no mercado entre empresas e convênios médicos conforme ilustrado na FIGUR 1.
FIGURA 1 – PERCEIA RAIA DROGASIL/UNIMED
 
FONTE: (http://www.unimedfesp.coop.br/PORTAL/2015/drogasil-drogaraia/)
Com a ajuda do neoliberalismo hoje em dia terceirizar virou moda, A terceirização pode ser caracterizada de diversas formas, mas é mais comum citar a terceirização nos serviços, e está cada vez mais inserido nos serviços públicos e nas grandes empresas.
Não seria diferente no cenário estudado, pois traz mais segurança efetividade e menos burocracia para todo o processo de produção, elaboração, conservação e contratação.
Toda organização utiliza a gestão estratégica de negócios a qual identifica como a empresa visualiza o mercado, como está nele e como se defender das ameaças apresentadas, o sucesso ou fracasso dessa estratégia está na análise correta que deve ser feita dos quatro pilares básicos (pontos fortes e fracos da organização, valores pessoais, ameaças, oportunidades e expectativas amplas) a rede trabalha também com a ferramenta estratégica BSC (balanced scorecard) medindo seus indicadores metas e desempenhos. É praticada a liderança autoritária onde os presidentes da organização tomam as decisões e comunicam aos colaboradores, Segundo Daft (2002), “as organizações são entidades sociais que são dirigidas por metas, são desenhadas como sistemas de atividades deliberadamente estruturados e coordenados e são ligados ao ambiente externo”.
E Daft (2002) dirá, também, que a importância das organizações consiste em:
Aportar recursos para alcançar metas e resultados desejados.
Gerar bem e serviços com eficiência.
Promover a inovação.
Aplicar tecnologia avançada de fabricação e de informação.
Adaptar-se e influenciar o ambiente turbulento e em transformação constante.
Agregar valor para os acionistas, clientes e colaboradores.
Enfrentar os crescentes desafios da diversidade, ética, motivação e sinergia entre os colaboradores. 
A empresa é denominada S.A (Sociedade Anônima), cujo capital é aberto. É dividida em departamentos, RH, treinamento, engenharia, prevenção de perdas, auditoria, financeiro, Ti, É composta por sete CD (centro de distribuição) onde facilita sua logística, mais eficácia e mais rapidez para reposição de produtos ou até mesmo encomendas. 
A trajetória de duas empresas centenárias que trilharam o mesmo caminho de sucesso, marcado pela ética e excelência no atendimento oferecido aos clientes.
Principais fornecedores
Os fornecedores da empresa são laboratórios farmacêuticos, cosméticos. Dentre os 330 fornecedores da Drogasil, 45% das compras estão concentradas em 10 fornecedores que são:
	Fornecedor
	Compras (R$ milhões)
	% de compras da companhia
	Santa Crus
	81,7
	13,4
	Profarma
	49,0
	8,0
	Novartis
	27,5
	4,5
	SEM
	24,2
	4,0
	Johnson & Johnson
	21,8
	3,6
	Belocap L’Óreal
	19,3
	3,2
	GlaxoSmithkline
	14,9
	2,4
	Merck Sharp
	14,2
	2,3
	Aventis Pharma
	12,5
	2,0
	Pfizer
	11,9
	1,9
Sua atividade consiste no comércio varejista de produtos farmacêuticos e cosméticos, dentre eles: Medicamentos de Marca, Genéricos, produtos de higiene e beleza, cosméticos e Dermocosméticos. Compõem-se em aproximadamente 11.500 itens, adquiridos de mais de 330 fornecedores.
De acordo com o IMS Health, as cinco maiores redes de drogarias no Brasil que possuem apenas 2,5 % das mais de 60 mil drogarias brasileiras, representam 22,5 % do mercado de Medicamentos no País. Desta forma figuram-se quatro grandes concorrentes da Raia Drogasil que são:
Pague Menos;
Drogaria São Paulo;
Drogaria Pacheco.
Meios de comunicação
Na organização a comunicação flui em vários sentidos. De acordo com Torquato (1986) as organizações possuem três fluxos de comunicação, que se movem em duas direções: o fluxo descendente, o fluxo ascendente e o fluxo lateral. Os dois primeiros na direção vertical, o último correndo horizontalmente. Afirmam Stoner & Freeman (1999, p.238): “Sistema de informação vertical são meios através dos quais os dados são transmitidos para cima e para baixo na hierarquia da organização”.
Os meios de comunicação existentes na empresa são:
Revista “Viver Feliz” onde estão todas as ofertas e promoções do mês.
TBC – (Trabalho em Busca do Cliente): Aonde os colaboradores vão até esse cliente para fazer a divulgação da empresa, perguntar se já conhecem e qual a opinião desse cliente, os que ainda não são clientes os colaboradores convidam a conhecer a empresa e fazer o cartão fidelidade. 
TBC – Médico: Os farmacêuticos da Raia Drogasil estão sempre dispostos a fazer o trabalho em busca do cliente médico, esse meio de comunicação é muito importante, pois o médico é quem prescreve, o medico conhecendo a ética da empresa e sua forma de atuação no mercado com certeza irá indicar uma empresa séria e que ele confia.
Telemarketing: Todo mês os colaboradores têm uma meta para cumprir em relação a esse meio de comunicação, no telemarketing o colaborador aborda assuntos importantes para seu cliente como promoções, medicamentos em oferta, divulgação do programa do Governo Federal (Farmácia Popular), um questionário de satisfação. Só ressaltando essa forma de comunicação, o telemarketing é realizado com clientes da empresa através de lista fornecida e também com não clientes através de lista telefônica.
Atenção Farmacêutica: Funciona de forma semelhante ao telemarketing, porém o farmacêutico quer saber do cliente em relação ao medicamento que foi comprado na empresa, se o tratamento está bem, se não está tendo complicações no tratamento. Esse maio de comunicação com os clientes é de muita importância, pois o cliente sente que a empresa se preocupa com o seu bem estar.
Para atender às diferentes demandas dos consumidores na compra de medicamentos e produtos de higiene e beleza, a Raia Drogasil conta ainda com uma estrutura de vendas multicanal que, além das lojas físicas, é formada pelos formatos e-commerce e delivery, com sites (www.drogaraia.com.br e www.drogasil.com.br) e canais de atendimento específicos (Raia em Casa e Fone Farmácia) para cada uma das marcas.
CAPITULO 2 - SISTEMÁTICA DE IMPORTAÇÃO EXPORTAÇÃO 
	A necessidade de avaliar o desempenho das empresas de forma comparativa e sistemática, procurando identificar e atuar nos fatores de sucesso e de insucesso, fez com que se desenvolvesse uma nova ferramenta de gestão (metodologia) conhecida por Benchmarking. Inicialmente, é nos EUA que o benchmarking ganha expressão, individualidade e notoriedade, atribuindo-se à Rank Xerox Corporation o pioneirismo na introdução da prática de Benchmarking. Posteriormente, outras organizações destacaram-se ao aplicar com sucesso o Benchmarking, entre as quais destacamos: Ford Motor Company, Alcoa, Millken, AT&T, IBM, Johnson & Johnson, Kodak, Motorola e Texas Instruments, tornando-se quase obrigatório para qualquer organização que deseja melhorar os seus produtos, serviços, processos e resultados. 
	Do Benchmarking, podem beneficiar as empresas, independentemente da dimensão, dos seguintes sectores de atividade (comércio; indústria; prestação de serviços às empresas; construção; logística e transportes, ou seja, aplica-se a quase todas as empresas) ou entidades da envolvente empresarial, como ferramenta de apoio ao aconselhamento às empresas suas clientes. 
	Visando este “sistema”Benchmarking pude notar que a empresa Raia Drogasil apresenta este seguimento, pois ela atua de forma competitiva no mercado visando espaço, mercado, lucro e clientes. Não só atuando com uma forma de expansão para ter mais numero de lojas ou mercado, mais sim para ser a “melhor das melhores”. 
	Sob o ponto de vista da economia nacional, um dos principais motivos para um país exportar é a necessidade que ele tem de pagar suas importações. Já analisando sob o ponto de vista empresarial, o exportador absorve tecnologia e atinge novos mercados, o que provoca maior notoriedade nacional e internacionalmente, além de aumentar sua produtividade. 
	A exportação proporciona ao país uma abertura para o mundo e é uma forma de se pôr à prova em outros mercados para verificar sua capacidade tecnológica. Dessa maneira, as empresas exportadoras assimilam e agregam técnicas e conceitos aos seus produtos e à sua estratégia no mercado interno. 
A Raia Drogasil não faz este seguimento de mercado, pois ainda visa muito sua relação com o seu principal publico alvo aqui no Brasil. Mais de uma forma geral analisando a estrutura da empresa é sim necessária uma abrangência maior de marcado,
nem que seja para fazer um teste no mercado exterior para saber qual seria a recepção de uma empresa tão forte no mercado internacional, pois ter maior produtividade exportar implica aumentar a escala de produção existente mediante a utilização plena da capacidade da empresa, otimizando os processos produtivos. Assim, a empresa poderá, inclusive, minimizar seus custos de operação e aumentar sua margem de lucro, tornando-se mais competitiva e rentável. 
	Quando uma empresa começa a exportar, sua produção aumenta numérica e qualitativamente. Isso pode ocorrer por meio da redução da capacidade ociosa existente ou da revisão dos seus processos produtivos. Com o aumento da produção, aumenta também a capacidade de negociação para a compra de matéria-prima. Com isso, o custo da fabricação, por exemplo, dos calçados tende a diminuir, tornando-os mais competitivos e aumentando a margem de lucro. 
	Sem mencionar que para a imagem da empresa o fato de atuar no mercado internacional torna-a uma importante referência no Brasil, pois sua imagem passa a ser associado a padrões internacionais de qualidade, o que reflete positivamente para os seus clientes e fornecedores. Quando uma empresa inicia sua atividade exportadora, sua imagem muda; seu nome e sua marca passam a ser uma referência em relação à concorrência e ela passa a imagem de uma empresa de produtos de qualidade. 
Uma breve analise dentro deste tema da para ter noção quais são as principais vantagens para a empresa e de certa forma para o país. Uma empresa que decide abrir as portas para o mercado internacional nos dias de hoje, além de ser bem visada pelo mercado ela gera mais empregos e também abre um espaço para o mercado competitivo fazendo girar a economia.
IMPORTAÇÃO 
	Importar consiste em uma operação de compra de produtos no exterior e a entrada no país que deles necessita, acompanhada de documentos oficiais e amparada sob as normas cambiais, comerciais e fiscais em vigor entre os países envolvidos. Para obter aqueles produtos que não são produzidos internamente, os países sempre recorrem ao mercado externo. Esses produtos, tratando-se das importações brasileiras, são destinados a abastecer a indústria nacional de matérias-primas e a população com produtos de consumo. 
	Mas a importação não é somente de produtos; há uma demanda por serviços, como no caso das universidades brasileiras, que recorrem ao exterior para adquirir, além de bens, serviços para desenvolver pesquisas, principalmente, na área da saúde e do meio ambiente. A importação é constituída por três etapas distintas, tecnicamente denominadas de fases, mas que se completam. 
	● Administrativa: a autorização para importação, fornecida por órgãos públicos e anuentes (Anvisa, CNPq, Ibama, Decex, entre outros) do produto desejado envolve os procedimentos para a emissão da autorização para a importação, que pode variar de acordo com a complexidade da operação e somente está completa após a emissão da Licença de Importação – LI. 
	● Cambial: pagamento ao exportador (fornecedor estrangeiro) em moeda estrangeira, ou seja, a transferência de divisas ao país de origem da mercadoria. O Banco Central controla e monitora toda a operação, que é realizada por um banco autorizado a operar com câmbio. 
	● Fiscal: retirada do produto da alfândega (desembaraço alfandegário), que compreende a retirada da mercadoria da alfândega mediante o recolhimento dos impostos devidos, denominada desembaraço alfandegário ou despacho aduaneiro. 
Todas as atividades de importação são regulamentadas e são exercidas por órgãos públicos como a Secex, o Bacen, a Secretaria da Receita Federal e o Ministério da Fazenda, em suas respectivas áreas de competência, com o suporte do Siscomex. A legislação que diz respeito às atividades de comércio exterior no Brasil é regulamentada pelo Decreto nº 6.759, DOU 06/02/2009, cuja denominação é Regulamento Aduaneiro.
	A Raia Drogasil trabalha com uma vasta linha de dermos cosméticos de linha de importação como LA ROCHE POSAY, VICHY, STIEFEL, MANTCORP, NEUTROGENA, CETAPHIL. Todos estes produtos passam por processos até chegar às gôndolas, primeiro dentro do mercado a empresa tem que verificar se é um produto de importação definitiva (nacionalizado), ou de importação não definitiva (temporariamente comercializado).
Tributos incidentes na importação 
Sobre as importações, incidem alguns tributos como: 
● O Imposto de Importação – I.I incidente sobre a entrada de mercadorias em território brasileiro e é calculado sobre o valor aduaneiro, recolhido para o governo federal; 
● Também haverá a cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI, tendo como base de cálculo o valor aduaneiro, mas acrescido dos s que incidem sobre o desembaraço, além de encargos cambiais pagos, recolhido para o governo federal; 
● Ainda há a incidência do ICMS no valor da mercadoria, acrescido do I.I do IPI, dos impostos sobre câmbio e demais despesas aduaneiras, recolhido para os governos estaduais, no caso, para o estado do estabelecimento importador; 
● Cobrança do PIS-importação e da Cofins-importação, cuja apuração toma por base o valor aduaneiro, acrescido do ICMS e dessas contribuições, que acabam incidindo sobre elas mesmas. 
CAPÍTULO 3 - ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL
	Neste capitulo vai ser falado sobre a política de ética da empresa estudada sua legislação trabalhista e empresarial, primeiramente definindo os conceitos e verificando o que acontece na pratica dentro da empresa e a quais teorias a empresa se aplica. 
	Ética um dos grandes desafios da sociedade contemporânea é saber lidar com o entendimento e o alcance do que é a Ética, bem como limitá-los. A palavra ética é de origem grega e derivada de ethos, que diz respeito aos costumes, aos hábitos dos homens vivendo em sociedade. No entanto, a difícil missão é saber como avaliar o comportamento do ser humano nesta “sociedade”. 
	Sabemos que no mundo inteiro existem várias sociedades agindo e convivendo de forma diferente, com seus próprios costumes, religiões, regras de sobrevivência e outros aspectos diversos. Avaliar o que é correto vai além da forma pela qual fomos educados: é necessário saber avaliar que cada sociedade está ligada as suas origens e história. Se analisarmos a forma como a mulher é tratada em algumas sociedades islâmicas sob o olhar da nossa sociedade ocidental, certamente não poderemos compreender os regramentos. 
	Contudo, quando analisamos sob o ponto de vista deles, dentro dos seus preceitos religiosos, legais e comportamentais, podemos entender. A ética serve para qualificar as organizações (empresa ética), as pessoas (sujeito ético) e os comportamentos (conduta ética) dentro de uma sociedade. Assim, podemos considerarque a ética de um indivíduo, grupo, organização ou comunidade seria a manifestação visível por meio de comportamentos, hábitos, práticas e costumes, de um conjunto de princípios, normas, pressupostos e valores que regem a sua relação com o mundo. Uma condição fundamental para que o homem atinja seus objetivos é, sem dúvida nenhuma, que ele se associe. 
	Sozinho o homem é incapaz de atingir grande parte de seus bens, objetivos, finalidades e interesses. Portanto, a sociedade é uma comunidade, uma comunhão, uma organização em que uns suprem o que aos outros falta e todos, em conjunto, realizam o que nenhum, isoladamente, seria capaz de conseguir.
A Raia Drogasil apresenta um código de ética próprio;
CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DA RAIA DROGASIL S.A. 
	Este é o Código de Ética e Conduta da Raia Drogasil S.A. (“Companhia”) (“Código”), o qual foi instituído e tem como finalidade delinear as diretrizes que irão dirigir, principalmente, seus administradores, funcionários, estagiários e prestadores de serviços regulares da Companhia (“Colaboradores”) a adotarem, em seu dia-a-dia de trabalho, comportamentos e atitudes guiados pela ética e pelos valores básicos aqui traçados, visando preservar e fortalecer a imagem da Companhia perante seus clientes, fornecedores e investidores, de forma a atingir elevados padrões éticos. 
	Outrossim, a elaboração deste Código visa sua incorporação nas práticas profissionais de todos os Colaboradores, preservando um ambiente norteado pela honestidade e lealdade. 
	Cada um dos Colaboradores é responsável por cumprir e garantir que seus atos e comportamentos sempre levem em consideração o aqui disposto, estando, aquele que praticar quaisquer violações às disposições do Código, sujeito às medidas disciplinares cabíveis. 
Assim, é dever de todos os Colaboradores conhecer, entender e praticar as recomendações previstas neste Código, respeitando os valores nos quais elas se inspiram.
OBJETIVO 
	Este Código estabelece os valores e as diretrizes da Companhia que irão orientar as decisões e atitudes de todos os Colaboradores, no exercício de suas atribuições, servindo de guia para suas condutas pessoais e profissionais, sempre baseados na dignidade, liberdade, integridade, lealdade e justiça, bem como nos seguintes princípios e premissas: 
(i) valorização do trabalho; 
(ii) qualidade e eficiência de seus serviços; 
(iii) ética, respeito, transparência e confiança em seus relacionamentos internos ou externos, com a permanente busca pela melhoria na qualidade de vida de todos com os quais a Companhia se relaciona; 
(iv) confidencialidade no uso de dados e informações; 
(v) responsabilidade para preservação de sua própria imagem, bem como da imagem da Companhia; 
(vi) cliente como razão da existência da Companhia; 
(vii) respeito à dignidade humana; 
(viii) respeito à diversidade, sem discriminação de qualquer natureza; 
(ix) responsabilidade socioambiental, com promoção e incentivo de ações para o desenvolvimento sustentável; 
(x) compromisso com a melhoria contínua da qualidade do atendimento e serviços prestados pela Companhia; 
(xi) compromisso com a qualidade de vida e desenvolvimento de seus funcionários. 
	A não observância das disposições deste Código sujeitará o infrator à aplicação das punições previstas em lei, podendo, inclusive, levar à rescisão do contrato de trabalho por justa causa, conforme o caso.
DIRETRIZES DE RELACIONAMENTO 
Funcionários 
	O relacionamento da Companhia com seus funcionários baseia-se no respeito e no cumprimento da legislação em vigor, dos contratos, acordos ou convenções coletivas, normatizações internas, bem como nos princípios estabelecidos por este Código. 
	São considerados critérios justos para admissão e promoção de funcionários, o preparo técnico, a experiência profissional e a capacidade de integração em grupos de trabalho, não podendo haver qualquer preconceito em virtude de raça, naturalidade, crença, ideologia política, sexo, deficiência de qualquer natureza, entre outros. 
	Condutas abusivas que induzam a um ambiente de intimidação e constrangimento, como abordagens sexuais, ações, insinuações ou atitudes que atinjam a dignidade ou a integridade psíquica ou física das pessoas não serão toleradas.
Sindicatos e Entidades de Classe 
	A Companhia reconhece a importância do papel dos Sindicatos e Entidades de Classe legalmente constituídas e estará sempre disposta a dialogar em qualquer situação que envolva a Companhia, objetivando uma solução satisfatória para ambos os lados. 
	Além do diálogo com os sindicatos, a Companhia manterá contato direto com seus funcionários, o qual tem por objetivo a necessidade de melhoria contínua nas relações do trabalho.
Acionistas, Potenciais Investidores e Analistas 
	É compromisso da Companhia o desenvolvimento de ações e políticas que promovam um retorno adequado e equitativo para os acionistas e investidores, em termos de distribuição de dividendos e aumento do valor das ações da Companhia, a fim de dar continuidade ao plano de crescimento e manter a competitividade nos negócios. O relacionamento com acionistas, potenciais investidores e analistas baseia-se na comunicação transparente, precisa e em igualdade de condições, de modo a zelar pelo fiel cumprimento da Política de Divulgação de Ato ou Fato Relevante e da Política de Negociação de Valores Mobiliários da Companhia.
Clientes 
	Os clientes são a base para o crescimento da Companhia, de modo que esta atenda e se antecipe às suas necessidades, superando as expectativas em termos de agilidade e confiabilidade. 
	A Companhia tem compromisso com a qualidade, segurança, agilidade e eficiência dos serviços prestados, sempre pautados em uma conduta receptiva e satisfatória ao cliente.
Fornecedores e Prestadores de Serviços 
	A relação da Companhia com seus fornecedores e prestadores de serviços exige transparência e lisura nos procedimentos de compra quanto a preços, qualidade dos materiais e serviços a serem adquiridos, devendo sempre ser realizada com fornecedores e prestadores de serviço que operem nos padrões éticos compatíveis com os descritos neste Código. 
	Na seleção de fornecedores serão considerados, de forma imparcial, fatores técnicos para a tomada de decisão. Não haverá tratamento especial, sendo as relações pautadas nos princípios éticos do mercado, bem como nos aqui descritos.
Comunidade e Meio Ambiente 
	As atividades da Companhia devem ser desenvolvidas em total harmonia com o ambiente onde estão situadas suas lojas, interagindo de forma profissional e apoiando o desenvolvimento socioeconômico das regiões em que atua. 
	É compromisso da Companhia praticar, incentivar e valorizar a preservação ambiental, buscando convergir os objetivos empresariais para os anseios e interesses da comunidade em que atua, sempre visando o desenvolvimento sustentável e cumprindo a legislação pertinente.
Imprensa 
	Todas as informações da Companhia a serem divulgadas à imprensa devem ser precisas e transparentes, sempre de acordo com princípios éticos e em conformidade com a legislação vigente. Tais informações serão divulgadas pelos administradores e funcionários da Companhia especialmente designados e autorizados, de forma a manter uma relação de confiança com os meios de comunicação e a imagem da Companhia sempre positiva junto à opinião pública.
 
Segurança no Trabalho 
	Segurança é responsabilidade de todos os Colaboradores, os quais atentarão para o uso correto dos equipamentos de segurança, a constante atenção e uma permanente atitude de evitar acidentes, de modo a diminuir os riscos e ajudar a preservar a saúde e a vida. 
	Nenhuma tarefa deve ser executada em condições de risco, devendo todos conhecer as medidas de proteção contempladas em normas internas e em contratos com terceiros prestadores de serviços e praticá-las sistematicamente durante a jornada de trabalho. Todos devem, ainda, relatar atos ou condições inseguras, acidentese incidentes de que tenham conhecimento.
DIRETRIZES DE CONFLITO DE INTERESSES 
	O conflito de interesses ocorre quando existe a possibilidade de confronto direto ou indireto entre os interesses pessoais de Colaboradores e os da Companhia, que possam comprometer ou de alguma forma influenciar de maneira indevida o desempenho de suas atribuições e responsabilidades. O interesse é caracterizado por toda e qualquer vantagem em favor próprio ou de terceiros (parentes, amigos etc.) com os quais os Colaboradores têm ou tiveram relações pessoais, comerciais ou políticas. Diante desses conflitos, o Colaborador deverá posicionar seu superior imediato para que este tome a decisão cabível, sempre zelando pelo patrimônio da Companhia, de seus clientes, acionistas, investidores e demais partes relacionadas.
Negociação de Valores Mobiliários da Companhia 
	As negociações, por parte dos Colaboradores, envolvendo os valores mobiliários de emissão da Companhia, regem-se pelo disposto na Política de Negociação de Valores Mobiliários da Companhia, a qual os Colaboradores se comprometem a cumprir fielmente, conforme os termos e condições da referida política. 
Divulgação de Ato ou Fato Relevante da Companhia 
	A divulgação de ato ou fato relevante da Companhia será feita nos termos e condições previstas na Política de Divulgação de Ato ou Fato Relevante da Companhia, a qual os Colaboradores se comprometem a cumprir fielmente, conforme os termos e condições da referida política. 
Registros Contábeis 
	A Companhia manterá seus registros contábeis precisos, completos e verdadeiros, os quais serão feitos com suficiente nível de detalhe, devidamente lançados nos livros oficiais e suportados por documentação idônea, de acordo com normas internas da Companhia, legislação pertinente e princípios contábeis, de forma a permitir a preparação de demonstrações financeiras fidedignas.
Denúncias e Reclamações 
	As denúncias deverão ocorrer, tão somente, nos casos em que o funcionário tiver conhecimento de dados ou fatos concretos acerca de alguém que tenha sido beneficiado em prejuízo de outros ou da própria Companhia ou no caso de clara violação ao estipulado neste Código. 
	As violações às disposições deste Código poderão ser levadas ao conhecimento do Diretor Presidente da Companhia pelo telefone 11 3769-5601 sendo certo que o anonimato do funcionário e a confidencialidade do caso serão garantidos, bem como não serão tolerados quaisquer atos de punição ou retaliação contra funcionário ou terceiros que efetuem denúncias.
Aprovação 
	Este Código entrará em vigor imediatamente, permanecendo em vigor todas as demais normas e regulamentos estabelecidos pela Companhia.
CONCLUSÃO
Com crescimento de dois dígitos registrado nos últimos anos, o varejo farmacêutico brasileiro é um mercado com forte potencial de expansão. 
O envelhecimento da população, assim como a migração de canais de produtos de higiene e beleza são alguns dos fatores que têm contribuído para os bons resultados apresentados pelos segmentos de saúde e beleza.
A rede Raia Drogasil vem mostrando que realmente é a líder no mercado em que atua, com uma logística super desenvolvida, com os recursos que utiliza para dar conforto não só para seu cliente alvo, mas também para seu colaborador. 
Então concluímos que dentre as disciplinas estudadas a empresa corresponde as expectativas e agrega valores das teorias na pratica. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BIBLIOTECA VIRTUAL, UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP;
Caderno de Estudos e Pesquisa da UNIP, Plano de Negócios / Solimar Garcia. – São Paulo: Editora Sol, 2012 - ISSN 1517-9230;
http://www.raiadrogasil.com.br;
http://www.drogasil.com.br;
http://www.drogaraia.com.br;
http://exame.abril.com.br
 
PRESIDENTE
VICE PREIDENTE
GERENTES DAS REGIÕES
GERENTES DAS FILIAIS
GERENTES FARMACÊUTICOS
FARMACÊUTICOS
ASSISTENTE ADMINISTRATIVO
ATENDENTE DE FARMÁCIA
AUXILIAR DE FARMÁCIA

Continue navegando