Buscar

1 avaliação Direito Penal I DP08 - TP 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE TERESINA - CET FRANCISCO ALVES DE ARAÚJO LTDA 
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TERESINA - CET
EXERCÍCIO DE REVISÃO
	I – IDENTIFICAÇÃO
1.CURSO: DIREITO
2.PERÍODO: 1º - TURMA DP 08 MODULADO II
3.DISCIPLINA:DIREITO PENAL I
4.PROESSOR(A): LEONARDO SOUSA MARREIROS
	
	V – QUESTÕES
01-No 	que se refere a conduta como elemento do fato típico, duas teorias principais procuraram caracterizá-la, a Teoria Finalista e a Teoria Clássica. Discorra acerca das principais características dessas duas teorias no que se refere a conduta. 
RES.  teoria finalista da ação, que foi a adotada pelo nosso Código Penal, será típico o fato praticado pelo agente se este atuou com dolo ou culpa na sua conduta, se ausente tais elementos, não poderá o fato ser considerado típico, logo sua conduta será atípica.
 Teria Classica o crime é possuidor de TIPICIDADE, ANTIJURIDICIDADE E CULPACILIDADE. Ocorre que para essa teoria - Clássica -, o crime possui duas partes (não confundir com a bipartida dissidente), OBJETIVA e SUBJETIVA.
02-Romeu sabe que João, seu principal concorrente na venda de drogas, irá viajar para a Colômbia. Querendo ver o fim de seu principal inimigo, coloca uma bomba de efeitos grandiosos no motor da aeronave o qual o seu inimigo viajará. Romeu é consciente de que da explosão também morrerão todos os outros passageiros, contudo, o mesmo não se mostra nem um pouco preocupado, colocando seu plano em prática. Assim, Romeu explodiu o avião em que João estava matando todos os passageiros. Contudo, Romeu acabou sendo preso, indiciado, processado e condenado pelos crimes de homicídio doloso em face de João e culposo em face das demais vítimas. Neste caso, agiu correto o Juiz em condenador Romeu pela prática de crime doloso em relação a João e Culposo em relação aos demais? Justifique sua respostar com fundamentos idôneos. 
RESP. Não! Ele cometeu um DOLO DE SEGUNDO grau ou de CONSEQUÊNCIAS NECESSÁRIAS uma vez que ele queria o resultado não importando os efeitos necessários para que se chegasse ao ânimos do resultado
03- Situação 01-Pompeu, motorista experiente, estava em seu veículo juntamente com sua namorada, e para impressioná-la, resolveu dirigir a mais de 180 km/h. Sua namorada então lhe disse “Pompeu vai mais devagar, essa estrada trafegam crianças e você pode atropelar alguém”. Pompeu então lhe respondeu, “Eu sei, contudo, sou o melhor motorista da região, sou habilidoso, não vou atropelar ninguém, eu me garanto”. Nesta situação hipotética caso Pompeu venha atropelar alguém, no que se refere ao elemento subjetivo, o crime seria doloso ou culposo? Qual espécie de Dolo ou de Culpa? Justifique sua resposta com fundamentos idôneos. Situação 02- Pedro de 18 anos de idade, possui grande desavença com José, adolescente de 13 anos. Certo dia, Pedro determinado em matar José, dispara projétil de arma de fogo em sua direção, porém, por erro na execução, acabada acertando a João, pai do menor Pedro, vindo o pai a falecer ainda na flor da idade, pois tinha apenas 30 anos. Pedro foi então preso em flagrante. Respondeu todo a ação penal preso preventivamente. Ao final foi condenado por homicídio simples, visto que, segundo o Magistrado não estaria presente nem uma qualificadora ou majorante. Nesta situação, agiu corretamente o magistrado? Justifique sua resposta com fundamento idôneo.
RESP. Situação 01 = O crime seria Culposo por Imprudência porque sempre desenvolve em paralelo à ação. Surge enquanto o autor pratica a conduta.
Situação 02 = errou o magistrado. Ele cometeu o aberratio ictus, Quando, por acidente ou erro no uso dos meios de execução, o agente, ao invés de atingir a pessoa que pretendia ofender, atinge pessoa diversa, responde como se tivesse praticado o crime contra aquela, atendendo-se ao disposto no § 3º do art. 20 deste Código. No caso de ser também atingida a pessoa que o agente pretendia ofender, aplica-se a regra do art. 70 deste Código. 
04- Situação 01- João é gerente do Banco X, na cidade de Amarante/MA. Certo dia pela manhã cedo, assaltantes invadiram a casa de João, rendendo João e toda sua família. Os assaltantes então com armas apontadas para a esposa e filha do gerente impuseram ao mesmo que se dirige-se sozinho até a agencia bancária o qual era gerente e trouxessem para eles R$ 10.000.000,00 (dez milhões de reais), assim fez João. Situação 02- Tonico, lutador de artes maciais, com estatura física de causar espanto é casado com Marinete. Certo dia ao chegar em casa, Tonico flagra sua esposa com outro rapaz em sua própria cama, tomado de ódio por descobrir a traição, Tonico amarrar o amante ao pé da cama, enquanto segurando as mãos da sua frágil esposa e faz com que ela mesma através de coação física irresistível dispare contra o amante que veio a óbito aos pés da concubina.
Diante das situações expostas, descreva se João e Marinete cometeram algum crime? Fundamento de forma idônea a inexistência ou existência dos substratos ou elementos do crime.
RESP. SITUAÇÃO 1 = O que aconteceu com João foi coação moral que se apresenta sob forma de ameaça feita pelo coator ao autor, que é compelido a praticar ação a delituosa, sob pena de suportar um prejuízo maior.
SITUAÇÃO 2 = O que aconteceu com a Marinete foi coação física que se caracteriza quando o esforço físico/muscular do autor é insuficiente para livrá-lo da ação do coator.
05-Pedro é pedreiro, e estava no canteiro de obras no qual trabalha juntamente com outros colegas. João, “tirando” brincadeira com Pedro o chama de corno, Pedro nada satisfeito com o adjetivo negativo, irado, levanta-se da cadeira onde estava sentado e disse que iria dar uma “porrada” em Pedro para ele aprender a respeita sujeito homem. Então, Pedro aplica um soco em João, que com o golpe se desequilibra e vem a cair ao chão, vindo bater a cabeça sobre uma pedra, ocasionando um traumatismo craniano que o levou a óbito ainda no local. Pedro desesperado, sem saber o que fazer fugiu do local. Dias depois, Pedro foi indiciado pelo crime de homicídio doloso. Você como advogado de Pedro, qual defesa arguiria em favor do seu cliente? Justifique de forma idônea e jurídica sua resposta.
RESP. Eu a defenderia fazendo alegações que Pedro não o quis o resultado enquadrando ele na CONDUTA HUMANA VOLUNTÁRIA. Pois a conduta de Pedro está relacionado a ação e não ao resultado.
06- João tem Pedro como seu concorrente na venda de drogas na cidade de Teresina/PI. Certo dia, João encontra Pedro e começa a prossegui-lo, vindo Pedro atravessar a ponte que separa Teresina de Timon, cidade vizinha no estado do Maranhão. João é muito bom de pontaria, e estando do lado da ponte em Teresina, com um tiro certeiro, atinge o cabeça de Pedro, que já estava do outro lado da ponte em Timon/MA, vindo a óbito ainda no local em que foi alvejado. João é preso em flagrante pelos policiais de Teresina/PI. Sabe que o Brasil no que se refere ao lugar do crime adotou a Teoria da Ubiquidade, no caso em tela, em qual cidade João deve responder o crime cometido? Que crime cometeu João? Justifique sua resposta com fundamentos idôneos para que possa alcançar a pontuação máxima.
RESP = Art. 70. A competência será, de regra, determinada pelo lugar em que se consumar a infração, ou, no caso de tentativa, pelo lugar em que for praticado o último ato de execução.
07- Situação 01- Pedro estava praticando “racha” em um dia chuvoso, em uma avenida que mesmo em período de chuva é muito movimentada, o que é do conhecimento de todos ali da cidade, inclusive de Pedro. Somado a isso, os pneus do carro de Pedro estão carecas, e mesmo ciente de que iria participar de um “racha” não fez a revisão do seu carro. Mesmo ciente de tudo isso, Pedro resolver continuar praticando “racha” chegando alcançar uma velocidade de 200 km/h em uma via que o máximo permitido era 80km/h, vindo atropelar um pedestre que teve morte imediata. Situação 02- Paulo sofre de “Sonambulismo” e certa noite, estando em estado de sonambulismo, mata sua mãe, pai e irmãos,sendo preso em flagrante no dia seguinte. Situação 03- Maria sofre de uma doença degenerativa que está atacando seu cérebro, fazendo com que Maria sofra alucinações constantes. O médico que cuida de Maria informou a família que existe um remédio que vem sendo estudado para o combate a doença que Maria sofre, e que pode vir a curar Maria, contudo, não há 100% de chances de Maria ser curada. A família autoriza a aplicação do remédio, contudo, Maria vem a falecer no dia seguinte, em decorrência do remédio ter falhado. A família acusa o médico de conduta imprudente, visto que, o remédio aplicado invés de trazer melhores, acelerou a morte de Maria. Diante dos casos em concreto, responda se houve em cada situação, se houve crime? Se a resposta for positiva, qual crime cometido? Foi doloso ou culposo? Qual tipo de dolo ou qual tipo de culpa? Se a resposta for negativa, fundamente de forma idônea e com argumentos jurídicos porque não houve crime. 
RESP. SITUAÇÃO 1= Pedro cometeu um homicídio doloso, por saber que racha é crime em seu artigo 173 do CTB. SITUAÇÃO 2 = Sonambulismo e hipnose excluem a conduta, se não há conduta não há fato típico, logo não há crime. SITUAÇÃO 3 = Nesse caso há conduta, no entanto existe a exclusão da culpa, visto que o risco foi tolerado.
08- Felipe, com 18 anos de idade, em um bar com outros amigos, conheceu Ana, linda jovem, por quem se encantou. Após um bate-papo informal e troca de beijos, decidiram ir para um local mais reservado. Nesse local trocaram carícias, e Ana, de forma voluntária, praticou sexo oral e vaginal com Felipe. Depois da noite juntos, ambos foram para suas residências, tendo antes trocado telefones e contatos nas redes sociais. No dia seguinte, Felipe, ao acessar a página de Ana na rede social, descobre que, apesar da aparência adulta, esta possui apenas 13 (treze) anos de idade, tendo Felipe ficado em choque com essa constatação. O seu medo foi corroborado com a chegada da notícia, em sua residência, da denúncia movida por parte do Ministério Público Estadual, pois o pai de Ana, ao descobrir o ocorrido, procurou a autoridade policial, narrando o fato. Por Ana ser inimputável e contar, à época dos fatos, com 13 (treze) anos de idade, o Ministério Público Estadual denunciou Felipe pela prática de dois crimes de estupro de vulnerável, previsto no artigo 217- A, na forma do artigo 69, ambos do Código Penal. O Parquet requereu o início de cumprimento de pena no regime fechado, com base no artigo 2º, §1º, da lei 8.072/90, e o reconhecimento da agravante da embriaguez preordenada, prevista no artigo 61, II, alínea “l”, do CP. O processo teve início e prosseguimento na XX Vara Criminal da cidade de Vitória, no Estado do Espírito Santo, local de residência do réu. Felipe, por ser réu primário, ter bons antecedentes e residência fixa, respondeu ao processo em liberdade. Na audiência de instrução e julgamento, a vítima afirmou que aquela foi a sua primeira noite, mas que tinha o hábito de fugir de casa com as amigas para frequentar bares de adultos. As testemunhas de acusação afirmaram que não viram os fatos e que não sabiam das fugas de Ana para sair com as amigas. As testemunhas de defesa, amigos de Felipe, disseram que o comportamento e a vestimenta da Ana eram incompatíveis com uma menina de 13 (treze) anos e que qualquer pessoa acreditaria ser uma pessoa maior de 14 (quatorze) anos, e que Felipe não estava embriagado quando conheceu Ana. O réu, em seu interrogatório, disse que se interessou por Ana, por ser muito bonita e por estar bem vestida. Disse que não perguntou a sua idade, pois acreditou que no local somente pudessem frequentar pessoas maiores de 18 (dezoito) anos. Corroborou que praticaram o sexo oral e vaginal na mesma oportunidade, de forma espontânea e voluntária por ambos. A prova pericial atestou que a menor não era virgem, mas não pôde afirmar que aquele ato sexual foi o primeiro da vítima, pois a perícia foi realizada longos meses após o ato sexual. O Ministério Público pugnou pela condenação de Felipe nos termos da denúncia. Neste caso, qual deve ser a tese jurídica de defesa apresentada pelo advogado de Felipe, e quais as consequências sendo por ventura acolhida a tese defensiva.
RESP. A alegações da defesa de Felipe poderiam ser que hove um erro de tipo acidental , que excluiria o dolo e a culpa, pois Felipe não tinha conhecimento da idade de ana e ainda a aparência e o local não era compatível com sua idade.
09_ Situação 01- Pedro descobriu que sua esposa tem um amante, seu melhor amigo, João. Pedro então vai ao encontro de João, visto que sabe onde este mora. De longe da casa de João, Pedro avista um homem que crê ser João, pelas características físicas, e por estar usando uma camisa de verde que gosta muito, mesmo de longe Pedro efetua os disparos em face do rapaz que julga ser João, contudo, depois de fugir descobre que matou um inocente, visto que, o homem que matou não era João. Situação 02 – Flor de Liz, linda estudante, porém, criminosa, ingressa nenhuma loja no intuito de subtrair um relógio de ouro, mas acaba furtando um relógio dourado, confundindo, portanto, o objeto visado. Situação 03- Tulio, dispara em direção a Gonzaga, contudo, por erro na execução, atinge seu pai, que estava próximo. Situação 04- Fernando tem muita inveja de Joaquim, que recentemente comprou um camaro amarelo. Com o intuito de quebrar as janelas do carro de Joaquim, Fernanda lança uma pedra que atinge os vidros do camaro amarelo atingindo também a Joaquim que estava dormindo dentro do veículo. Todos as situações acima apresentam uma espécie de Erro, informe qual espécie de erro presente em cada uma delas, JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.
RESP. ERRO DE TIPO ACIDENTAL
Situação 01= Erro sobre a Pessoa
Situação 02= Erro sobre o Objeto
Situação 03= Erro na Execução/ aberratio ictus
Situação 03= Resultado Adverso do Pretendido
10-Situação 01- Quais as principais características dos crimes materiais, formais e de mera conduta. Situação 02. O que é resultado naturalístico? O que um resultado normativo? Situação 03- O Sistema Jurídico Brasileiro adotada o teoria tripartida do crime, contudo, existem crimes que mesmo ausente resultado naturalístico e nexo de causalidade restara configurado o crime, quais são esses crimes? O Sistema Jurídico Brasileiro adotada o teoria tripartida do crime, ou seja, para que seja crime é necessário que estejam presentes os 03 (três) substratos do crime, quais sejam, fato típico, antijurídico ou ilícito e culpabilidade. Contudo, em algumas situações, mesmo ausente a culpabilidade ainda sim, restará configurado o crime. Qual a tese usada pela teoria tripartida justificar essa situação, uma vez que, para a referida teoria somente estará configurado o crime presente os 03(três) substratos do crime? 
RESP. Situação 01 = O crime material só se consuma com a produção do resultado naturalístico, como a morte no homicídio. O crime formal menciona o comportamento e o resultado, mas não exige a produção deste último para a sua consumação. Crimes de mera conduta são crimes sem resultado, em que a conduta do agente, por si só, configura o crime, independentemente de qualquer alteração do mundo exterior.
Situação 02 = O que é resultado naturalístico refere ao resultado jurídico: lesão ou perigo concreto de lesão ao bem jurídico. o resultado normativo é a lesão ou o perigo de lesão de um interesse protegido pela norma penal.
Situação 03 = Fato Típico, ilícitude e culpabilidade.

Outros materiais