Buscar

13 PlanoDeAula_223517

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Plano de Aula: Petição inicial. Conceito. Natureza jurídica. Elementos da Petição Inicial. Ajuizamento e distribuição. Juízo de Admissibilidade (positivo e negativo)
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I - CCJ0035
Número de Semana de Aula
13 
Aplicação Prática Teórica
1ª QUESTÃO
Antonio promove ação de conhecimento, pelo procedimento ordinário, em face de Gabriel. Na inicial postula a entrega da coisa em poder do réu, entregue a título de comodato. O juiz faz juízo de admissibilidade positivo da ação e determina a citação do réu. Citado, o réu oferece contestação negando a existência do comodato, além de, em preliminar, na contestação pugnar por sua ilegitimidade. Ouvido o autor, em réplica, sustenta a preclusão em conta que foi feito o juízo de admissibilidade da ação, devendo dar prosseguimento ao feito, na forma da lei.
Indaga-se:
a) Estão corretos os argumentos de defesa do réu? Justifique.
‪‎R‬: Não, o fato do juiz receber a petição inicial e determinar a citação do réu, não acarreta a preclusão das matérias que dizem respeito ao indeferimento da inicial ou de sua inépcia. A preclusão não ocorre em relação ao juiz, portanto pode agir de ofício.
b) Qual a natureza da petição inicial do autor da ação. Justifique.
R: É a peça onde se formula a sua pretensão e requerer a entrega da prestação jurisdicional a inicial, é pressuposto processual de existência.
2ª QUESTÃO ? Objetiva.
Ao receber uma regular petição inicial de uma ação de cobrança, entre partes capazes, pra recebimento de um título de crédito prescrito, oi juiz indeferiu, de pronto, a pretensão do credor e autor da ação em virtude da evidente consumação da prescrição. Tal decisão está:
a) incorreta, porque a prescrição não pode ser declarada de ofício, quando a ação tratar de direitos patrimoniais;
b) incorreta, porque a prescrição é preliminar de mérito e o momento processual de sua apreciação é por ocasião da sentença final;
c) correta, porque a petição inicial deverá ser indeferida quando o juiz verificar, desde logo, a decadência e a prescrição;
d) incorreta, porque o juiz nunca pode conhecer da prescrição de ofício mesmo que não se tratem de direitos não-patrimoniais.

Continue navegando