Buscar

QUESTIONÁRIO SOCIOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTIONARIO SOCIOLOGIA
 1. Aproximadamente, qual seria um percentual de seus alunos que possuem o hábito da leitura? De qual tipo (quadrinhos, revistas, literatura infanto-juvenil, clássica...)? 
Se levássemos em conta as redes sociais acredito que em torno de 70 a 80% dos meus alunos (risos), mas como temos as opções acima, pelo que posso perceber poucos alunos mantem esse habito, acredito que em torno de 15%.
2. Qual o percentual de pais/responsáveis que se interessa pela vida es colar dos alunos (comparecem na escola, procuram direção/equipe pedagógica/professores)?
Não consigo afirmar com precisão quantos pais tem o habito de comparecer na unidade escolar, porém posso adiantar que são pouquíssimos, e isso não é dos dias de hoje não, isso já vem acontecendo de ano em ano e cada vez menos pais se interessam pela vida escolar de seu filho, muitos não comparecem nem mesmo nas reuniões de pais previamente agendadas.
 3. Você diria que os alunos que costumam ler possuem mais facilidade de assimilar os conteúdos? Se comunicam melhor? Ou não há tal relação? 
Com certeza, a diferença é totalmente perceptível, o aluno tem melhor raciocínio, o vocabulário do aluno é muito mais amplo, a concentração é muito melhor. Em minhas aulas tento estimular ao máximo o habito da leitura, mas temos somente 45 minutos de aula então não conseguimos fazer milagres. (Risos)
4. Você afirmaria que o acompanhamento da família ou a falta dele impacta no desempenho escolar? De que forma? 
Totalmente, vemos alunos muito mais dedicados quando os pais estão presentes na escola, eles se motivam a estudar quando seus pais estão acompanhando o seu desenvolvimento, para um filho não tem preço escutar um elogio ou um parabéns de seus pais, porem a realidade que vemos nos dias atuais é totalmente diferente.
5. Você diria que há uma relação entre o comportamento do aluno (disciplina em sala) com as influências da família? 
Sim sim, sem dúvida, os meus alunos mais revoltados são geralmente aqueles que não tem uma estrutura familiar, seus pais são separados, ou vivem discutindo em casa, passam o dia trabalhando fora e nunca perguntam como seu filho, muitos deles já me disseram que nunca receberam uma demonstração de afeto de seus pais.
6. O que seus alunos costumam acessar no celular (música, redes sociais, YouTubers, pesquisa no Google...)? 
Aqui na escola não é permitido o uso de celular nem mesmo no intervalo, então fica meio difícil responder, mais acredito que a maioria fica entre redes sociais e os vídeos no youtube.
7. Eles costumam frequentar museus, teatro, cinema, biblioteca da escola (ou da cidade)?
Na nossa cidade não temos nem museu, nem teatro, nem cinema, temos a biblioteca da escola que procuro sempre que possível leva-los lá, mas a biblioteca é pequena e muitos dos alunos não se interessam pelos livros que dispomos.
 8. Algum aluno já lhe solicitou indicação de leitura/bibliografia complementar? 
Poucos, mas teve alguns sim, gosto de indicar livros, até mesmo para aqueles que não sabem ler com fluência, aí dou preferência para livros que contenham bastante figuras e ilustrações.
9. Você percebe em sua prática pedagógica se há relação entre nível de renda e desempenho escolar? 
Em alguns casos sim, muitos alunos vêm para a escola malvestidos e sem mesmo tomar café, consigo perceber que determinados alunos conseguem um aproveitamento melhor depois do lanche. Muitos alunos não trazem material para a escola por não terem condição de comprar.
10. Entre os seus alunos há os que já trabalham? Eles apresentam desempenho inferior aos que não trabalham?
Difícil essa pergunta porque praticamente todos os meus alunos trabalham com seus pais, a renda de suas famílias vem da agricultura familiar, na plantação do tabaco, milho, feijão, soja então é difícil essa comparação, talvez consigamos precisar se fizéssemos um estudo especifico sobre isso.
11. Aproximadamente, qual o percentual dos seus alunos almeja prestar vestibular? É possível afirmar que esses possuem maior nível de renda e de acesso a bens culturais do que os demais?
Não vejo muitos alunos falando em prestar vestibular, é mais comum escutar eles falando em sair da escola para ajudar seus pais na lavoura. Existe aquela pequena parcela que almeja sair da cidade para estudar, se especializar e até trabalhar fora.

Outros materiais