Apool 2 gabarito
5 pág.

Apool 2 gabarito

Pré-visualização1 página
Apool 2
Questão 1/5 - Linguagem e Compreensão de Texto
Leia o trecho a seguir:
A coesão textual é o conceito que está relacionado à correta aplicabilidade dos elementos de ligação que permitem a organização dos vocábulos em um enunciado.
 
Considerando os estudos a respeito da coesão textual, avalie os enunciados apresentados a seguir:
I. Inflação volta a ficar na meta e Banco Central acelera corte da Selic[1].
II. Inflação volta a ficar na meta que Banco Central acelera corte da Selic[2]. 
II. Inflação volta a ficar na meta com Banco Central acelera corte da Selic[3].
IV. Inflação volta a ficar na meta mais Banco Central acelera corte da Selic[4].
São corretas as afirmativas:
[1]  taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia
[2]  taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia
[3]  taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia
[4]  taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia
Nota: 20.0
	
	A
	I e II, apenas.
	
	B
	I, II e III, apenas.
	
	C
	I, II, III e IV.
	
	D
	I, apenas.
Você acertou!
Na alternativa I a aplicação da conjunção e, encontra-se adequada, conferindo coesão ao texto. Nas demais alternativas, os termos em destaque não produzem a correta relação entre os termos. Além disso, na alternativa IV, em que caberia o uso da conjunção adversativa mas, apresenta o adverbio mais.
Questão 2/5 - Linguagem e Compreensão de Texto
Leia a citação apresentada:
 
Ler/escrever com proficiência de leitor/escritor competente, quer dizer, saber utilizar nas práticas sociais de leitura e de escrita as estratégias e procedimentos que conferem maior fluência e eficácia ao processo de produção e atribuição de sentidos aos textos com os quais se interagir.
 
BRÄKLING, K. L. SOBRE LEITURA E A FORMAÇÃO DE LEITORES: QUAL É A CHAVE QUE SE ESPERA?  São Paulo: SEE: Fundação Vanzolini, 2004. Texto parcialmente publicado no portal www.educarede.org.br
 
A partir do conceito apresentado e dos estudos relacionados à leitura e letramento, assinale a alternativa que apresenta a definição adequada para a prática que colabora para a leitura proficiente:
Nota: 20.0
	
	A
	Estratégias de leitura.
Você acertou!
As estratégias de leitura consistem na adoção de práticas que colaboram para a leitura proficiente, fazendo com que o leitor consiga definir porque ler, como ler, para que ler.  Leitura superficial e inicial são níveis de leitura adotados conforme o objetivo que se quer alcançar. O fichamento é a prática utilizada para registro de partes importantes da obra lida para consulta posterior.
	
	B
	Leitura superficial.
	
	C
	Estratégias de fichamento.
	
	D
	Leitura inicial.
Questão 3/5 - Linguagem e Compreensão de Texto
Leia a citação apresentada:
\u201cAo ler um texto, a mente da pessoa seleciona o que lhe interessa, o que lhe parece mais relevante para extrair suas próprias inferências do texto.\u201d
GERBER, Regina Márcia; SPONHOLZ, Iria; VOLKER, Taciana B. Propósito de leitura e tipo de texto na geração de inferências. Revista Letra Magna. Revista Eletrônica de Divulgação Científica em Língua Portuguesa, Lingüística e Literatura \u2013 Ano 03- n.05 -2º Semestre de 2006.
 
 
A citação remete ao processo denominado:
Nota: 0.0
	
	A
	decodificação
	
	B
	fichamento
	
	C
	inferência
Processo que possibilita relacionar informações do texto com conhecimentos prévios sem que as informações estejam explícitas no texto.  A decodificação, fichamento, interpretação e compreensão são outros níveis do processo de leitura.
	
	D
	interpretação
Questão 4/5 - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Leia com atenção o fragmento de texto referente à Rota de Aprendizagem da Aula 02:
Os estudos sobre psicologia social tiveram início no século XIX, entre 1830 e 1834. O filósofo francês Augusto Comte é considerado pai dessa ciência. Para Comte, a psicologia social seria subproduto da sociologia e da moral, e nortearia, assim, o comportamento do indivíduo socialmente. De acordo com Lane, \u201cum desafio era formulado aos cientistas sociais: como é possível preservar os valores de liberdade e os direitos humanos em condições de crescente tensão social e de arregimentação? Poderá a ciência dar uma resposta?" (Lane, 1994, p. 75).
 
Na América Latina, entre as décadas de 1950 e 1960 na América Latina, a Psicologia Social seguiu reproduzindo os conhecimentos desenvolvidos nos Estados Unidos. Lane (1994, p. 78) afirma que os pesquisadores latino-americanos seguem: \u201caplicando-se os conceitos e adaptando-se técnicas de estudo e de intervenção às condições próprias de cada país, enquanto as pesquisas ditas \u2018puras\u2019 continuavam à procura de \u2018leis universais\u2019, que devem reger o comportamento social de indivíduos\u201d.
 
 
É correto afirmar sobre o movimento da Psicologia Social no Brasil:
Nota: 20.0
	
	A
	A Psicologia Social no Brasil foi influenciada pelo modelo norte-americano, local para onde professores e pesquisadores iam adquirir conhecimentos e de onde vinham docentes, para ministrar cursos em universidade brasileiras, como foi o caso do professor Otto Klineberg, sendo o responsável por introduzir a psicologia social na Universidade de São Paulo, ainda na década de 1950, segundo nos informa Lane (1994).
Você acertou!
Está correta a alternativa \u201ca\u201d. A Psicologia Social no Brasil foi influenciada pelo modelo norte-americano, local para onde professores e pesquisadores iam adquirir conhecimentos e de onde vinham docentes, para ministrar cursos em universidade brasileiras, como foi o caso do professor Otto Klineberg, sendo o responsável por introduzir a psicologia social na Universidade de São Paulo, ainda na década de 1950, segundo nos informa Lane (1994).
	
	B
	No Brasil a Psicologia Social se estabelece trazendo as fundamentações do alemão W. Wundt (1831-1920), fundador do primeiro laboratório de psicologia experimental em Leipzig (Alemanha de 1878-79), que formulou um projeto de psicologia como ciência independente, utilizando-se do método experimental em situações controladas em laboratório (FIGUEIREDO; SANTI, 1999).
	
	C
	A fundamentação da ação da Psicologia Social no Brasil foi influenciada pelo Positivismo do filósofo francês Auguste Comte (1798-1857), para quem \u201co pensamento teria de ser totalmente positivo, isto é, dele deveria ser eliminado todo o conteúdo crítico para que os cientistas descobrissem as leis da sociedade. \u201c (MINAYO, 2006, p.84).
	
	D
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	E
	Nenhuma das alternativas está correta
Questão 5/5 - Psicologia do Desenvolvimento Humano
A respeito da Psicanálise, conteúdo tratado na Rota de Aprendizagem da Aula 01, é correto afirmar:
 
Nota: 0.0
	
	A
	Sigmund Freud foi o primeiro psicólogo a aprofundar o estudo do inconsciente e a abordar o tema da sexualidade no estudo do comportamento do indivíduo.
	
	B
	Jung foi o precursor dos estudos sobre a hipnose, catarse e inconsciente coletivo.
	
	C
	A s doenças psicológicas se originavam das doenças nervosas e impediam o inconsciente de atuar.
	
	D
	Na teoria psicanalítica de Freud, os aspectos fantasia e sonhos são conceitos análogos e fazem parte do conteúdo consciente do indivíduo.
	
	E
	O conteúdo inconsciente exerce pressão sobre a mente e se expressa de maneiras disfarçadas, por meio de sonhos, manias lapsos de linguagem e sintomas, pois muitas vezes o indivíduo não é consciente do seu comportamento e por isso nem sempre está no controle de seu pensamento ou de seu comportamento.
A alternativa correta é a \u201ce\u201d.  É correto afirmar sobre a psicanálise que o conteúdo inconsciente exerce pressão sobre a mente e se expressa de maneiras disfarçadas, por meio de sonhos, manias lapsos de linguagem e sintomas, pois muitas vezes o indivíduo não é consciente do seu comportamento e por isso nem sempre está no controle de seu pensamento ou de seu comportamento.