Buscar

Trabalho-recuperação-1º-bimestre

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ESCOLA MUNICIPAL OILDA VALÉRIA SILVEIRA COELHO
 TRABALHO DE RECUPERAÇÃO - 1º BIMESTRE – 8 º ANO 
 	 Professora: Francyelle Reis
 	 Aluno (a):_____________________________________________________
 	 Data ____/___/_____ Valor: 10 pontos 		 Nota:__________
Proposta de redação: (3,0 pontos) 
Tema para praticar: texto teatral
	Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificou os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra.
	A partir da década de 1980, a produção de embalagens e produtos descartáveis aumentou significativamente, assim como a produção de lixo, principalmente nos países desenvolvidos. Muitos governos e ONGs estão cobrando de empresas posturas responsáveis: o crescimento econômico deve estar aliado à preservação do meio ambiente. Atividades como campanhas de coleta seletiva de lixo e reciclagem de alumínio e papel, já são comuns em várias partes do mundo.
	No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção.
Um outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famílias. Cooperativas de catadores de papel e alumínio já são uma boa realidade nos centros urbanos do Brasil.
	Muitos materiais, como, por exemplo, o alumínio, podem ser reciclados com um nível de reaproveitamento de quase 100%. Derretido, ele retorna para as linhas de produção das indústrias de embalagens, reduzindo os custos para as empresas.
	Muitas campanhas educativas têm despertado a atenção para o problema do lixo nas grandes cidades. Cada vez mais, os centros urbanos, com grande crescimento populacional, têm encontrado dificuldades em conseguir locais para instalarem depósitos de lixo. Portanto, a reciclagem apresenta-se como uma solução viável economicamente, além de ser ambientalmente correta. Nas escolas, muitos alunos são orientados pelos professores a separarem o lixo em suas residências. Outro dado interessante é que já é comum nos grandes condomínios a reciclagem do lixo.
	Assim como nas cidades, na zona rural a reciclagem também acontece. O lixo orgânico é utilizado na fabricação de adubo orgânico para ser utilizado na agricultura.
Como podemos observar, se o homem souber utilizar os recursos da natureza, poderemos ter , muito em breve, um mundo mais limpo e mais desenvolvido. Desta forma, poderemos conquistar o tão sonhado desenvolvimento sustentável do planeta.
Exemplos de Produtos Recicláveis
- Vidro: potes de alimentos (azeitonas, milho, requeijão, etc.), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro.
- Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel.
- Metal: latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumínio.
- Plástico: potes de plástico, garrafas PET, sacos plásticos, embalagens e sacolas de supermercado
(http://perigoterra.blogspot.com.br/2009/04/importancia-da-reciclagem.html)
Leia atentamente a reportagem acima e coloque-se no lugar de um biólogo que presta consultoria à prefeitura de sua cidade. Imagine que você tenha recebido a tarefa de escrever uma peça de teatro, a ser representada para crianças do ensino fundamental I (6 a 10 anos) nas escolas municipais. A proposta é que essa peça tenha dois personagens: um representaria uma criança que não se importa com a reciclagem e o outro representaria uma criança consciente, que pratica a reciclagem e explica sua importância à primeira criança. Escreva um trecho da peça (não tente condensar uma peça inteira em 22 linhas!), que deverá conter, necessariamente:
- no mínimo duas rubricas (trechos entre parênteses que indicam uma ação do personagem ou a forma como ele pronuncia a fala seguinte);
- no mínimo dois exemplos de materiais que podem ser reciclados.
	REDAÇÃO ENSINO FUNDAMENTAL 
	
	
	
	1
	
	2
	
	3
	
	4
	
	5
	
	6
	
	7
	
	8
	
	9
	
	10
	
	11
	
	12
	
	13
	
	14
	
	15
	
	16
	
	17
	
	18
	
	19
	
	20
	
	21
	
	22
	
	23
	
	24
	
	25
	
	26
	
	27
	
	28
	
	29
	
	30
	
Interpretações de texto (3,0 pontos)
Diversão é coisa séria
Dedicar-se ao lazer é uma forma de se conectar aos outros, cuidar da saúde e descobrir uma vida cheia de significados e alegria
 	A gente aprende cedo o valor do estudo e do trabalho. Mas não se dá a mesma importância ao lazer. Talvez essa falta de hábito em fazer algo por puro prazer, como participar de um grupo esportivo ou simplesmente entregar-se ao ócio, explique por que chegamos a sentir culpa quando não nos dedicamos a uma tarefa “produtiva”. Em um mundo que se pauta pelo constante alcance de metas e resultados, divertir-se pode ser motivo de angústia – parece até um atestado de mau uso do tempo. “Entramos em uma lógica produtivista e encontramos dificuldades para nos desvencilhar dela”, afirma Christianne Gomes, professora e pesquisadora de Estudos do Lazer da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). “Ouvimos que ‘tempo é dinheiro’ e, então, gastar horas para contemplar, refletir e compreender a essência das coisas parece desperdiço.”
 	Divertir-se, além de ser necessário, faz bem para a saúde mental. Se a atividade envolver a realização de exercícios, traz ganhos para o físico também. “Quem usufrui do lazer, alcança uma existência mais agradável e rica do ponto de vista pessoal, afetivo, social, familiar e cultural”, explica Christianne. Segundo ela, incluir pausas na rotina para fazer o que se gosta garante equilíbrio e qualidade de vida. A prática pode, inclusive, tornar-se uma forte aliada contra a ansiedade e a depressão. “Descansar é importante porque indica respeito pelos nossos limites e observância das nossas necessidades”, diz a professora.
 	As novas gerações estão mais atentas ao que traz felicidade, conciliando até o trabalho a uma visão de mundo que contemple a satisfação pessoal e o lazer. Mas quem tem mais idade geralmente precisa aprender que tem direito a isso. […] 
Rafaela Carvalho. Revista “Todos”. Fevereiro e março de 2019, p. 12 e 14.
Questão 1 – Pode-se afirmar que o texto lido é:
( ) uma resenha
( ) uma reportagem
( ) um artigo de opinião
Questão 2 – Na escrita do texto, a autora ancorou-se:
( ) em um livro de referência.
( ) em uma experiência pessoal.
( ) em entrevista com uma profissional.
Questão 3 – Segundo o texto, “divertir-se pode ser motivo de angústia” porque:
( ) não sabemos conciliar trabalho e diversão.
( ) não temos o hábito de fazer coisas prazerosas.
( ) estamos inseridos em um mundo pautado na produtividade no trabalho.
Questão 4 – No trecho “[…] fazer algo por puro prazer, como participar de um grupo esportivo ou simplesmente entregar-se ao ócio […]”, a autora empregou o termo “como” para:
( ) exprimir causas.
( ) indicar exemplos.
( ) estabelecer comparação.
Questão 5 – Na passagem “Quem usufrui do lazer, alcança uma existência mais agradável e rica do ponto de vista pessoal, afetivo, social, familiar e cultural”, a profissional Christianne Gomes:
( ) dá sugestões de atividades prazerosas.
( ) levanta hipóteses sobre os benefícios do lazer.
( ) expõe os benefícios na vida de quem usufrui do lazer.
Questão 6 – As aspas foram usadas em “tempo é dinheiro” para destacar:
( ) uma fala popular.
( ) um frase extraída de um livro.
( ) uma informação importante do texto.
Questão 7 – No segmento “As novas gerações estão mais atentas ao que traz felicidade […]”, o vocábulo “mais” desempenha a função de:
( ) definir uma característica das novas gerações.
( ) intensificar uma característica das novas gerações.
( ) complementar uma característica das novas gerações.
Questão 8 – No período “Mas quem tem mais idade geralmente precisa aprender que tem direito a isso.”, a que direito a autora do texto se refere?
______________________________________________________________________________________
Pão engorda?
 
O pão, por si só, não engorda. O que engorda é o consumo excessivo de carboidratos, bem como de qualquer outro macronutriente, como proteínas e gorduras. A nutricionista Geila Felipe explica que é errado pensar que os carboidratos devam ser cortados da dieta de quem quer emagrecer. O importante, segundo ela, é não exceder os valores recomendados.
 	 Entretanto, uma dica importante para quem quer perder peso é que existem dois tipos de carboidratos: os simples e os complexos. Os simples estão presentes nos alimentos de sabor adocicado, como mel, geleia, leite, açúcar e frutas. Já pães, massas, arroz, cereais, batata, mandioca e farinha pertencem ao grupo dos carboidratos complexos.
 	Quem quer emagrecer, deve preferir uma alimentação equilibrada, composta por verduras, legumes, frutas, feijões e carboidratos complexos integrais. Os alimentos integrais são digeridos mais lentamente e, por isso, dão uma sensação maior de saciedade, além de conterem fibras que ajudam a regular o intestino. Nesse caso, o pão integral pode ser uma opção melhor do que o pão branco.
 	Quanto aos carboidratos simples, devem ser consumidos esporadicamente e com moderação. Para perder peso, o ideal é evitar alimentos como doces, chocolates e guloseimas em geral. A exceção fica para as frutas e o leite, que devem ser consumidos, uma vez que são fonte de fibras (no caso das frutas), vitaminas e minerais
 	 Praticantes de atividades físicas, com duração superior a uma hora, devem priorizar a ingestão de carboidratos antes, durante ou após a atividade. Já quem não pratica exercícios deve controlar a quantidade de carboidratos, especialmente no período noturno, em que o metabolismo do corpo fica mais lento.
Maria Ramos. Fragmento do texto “Pão e saúde”. Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br>.
Questão 1 – Pode-se afirmar que o texto lido tem o objetivo de:
a) criticar o leitor.
b) instruir o leitor.
c) entreter o leitor.
d) emocionar o leitor
 Questão 2 – Na passagem “O pão, por si só, não engorda.”, a autora do texto:
a) faz uma afirmação.
b) expõe uma opinião.
c) levanta uma hipótese.
d) estabelece uma comparação.
Questão 3 – Segundo o texto, “[…] o pão integral pode ser uma opção melhor do que o pão branco”. Por quê?
R. ____________________________________________________________________________________
 Questão 4 – Aponte a alternativa que contém os alimentos pertencentes ao grupo dos carboidratos simples:
a) açúcar, arroz, leite, batata e mel.
b) frutas, leite, mel, açúcar e geleia.
c) mel, massas, leite, pães e açúcar.
d) leite, farinha, cereais, mel e mandioca.
 Questão 5 – No segmento “Os alimentos integrais são digeridos mais lentamente […]”, o termo grifado expressa:
a) o meio com que os alimentos integrais são digeridos.
b) o modo com que os alimentos integrais são digeridos.
c) o tempo com que os alimentos integrais são digeridos.
d) a intensidade com que os alimentos integrais são digeridos.
Questão 6 – Em “[…] devem ser consumidos esporadicamente […]”, o texto refere-se:
a) aos carboidratos simples.
b) aos carboidratos complexos.
c) aos alimentos integrais.
d) aos alimentos como doces, chocolates e guloseimas em geral.
Questão 7 – No trecho “[…] uma vez que são fonte de fibras (no caso das frutas), vitaminas e minerais.”, a expressão “uma vez que” indica:
a) uma causa
b) uma condição
c) uma finalidade
d) uma consequência
MINHA HISTÓRIA
Michelle Obama
Um relato íntimo, poderoso e inspirador da ex-primeira-dama dos Estados Unidos.
 	Com uma vida repleta de realizações significativas, Michelle Obama se consolidou como uma das mulheres mais icônicas e cativantes de nosso tempo. Como primeira-dama dos Estados Unidos — a primeira afro-americana a ocupar essa posição —, ela ajudou a criar a mais acolhedora e inclusiva Casa Branca da história. Ao mesmo tempo, se posicionou como uma poderosa porta-voz das mulheres e meninas nos Estados Unidos e ao redor do mundo, mudando drasticamente a forma como as famílias levam suas vidas em busca de um modelo mais saudável e ativo, e se posicionando ao lado de seu marido durante os anos em que Obama presidiu os Estados Unidos em alguns dos momentos mais angustiantes da história do país. Ao longo do caminho, ela nos ensinou alguns passos de dança, arrasou no Carpool Karaoke e criou duas filhas responsáveis e centradas, apesar do impiedoso olhar da mídia. Em suas memórias, um trabalho de profunda reflexão e com uma narrativa envolvente, Michelle Obama convida os leitores a conhecerem seu mundo, recontando as experiências que a moldaram — da infância na região de South Side, em Chicago, e os seus anos como executiva tentando equilibrar as demandas da maternidade e do trabalho, ao período em que passou no endereço mais famoso do mundo. Com honestidade e uma inteligência aguçada, ela descreve seus triunfos e suas decepções, tanto públicas quanto privadas, e conta toda a sua história, conforme a viveu — em suas próprias palavras e em seus próprios termos. Reconfortante, sábio e revelador, Minha história traz um relato íntimo e singular, de uma mulher com alma e consistência que desafiou constantemente as expectativas — e cuja história nos inspira a fazer o mesmo.
Disponível em: <https://www.companhiadasletras.com.br>.
Questão 1 – Pode-se afirmar que o texto lido é:
( ) uma resenha
( ) uma biografia 
( ) uma reportagem
Questão 2 – Tendo em vista a resposta anterior, conclui-se que o texto lido tem o objetivo de:
( ) noticiar um fato.
( ) divulgar um livro.
( ) contar uma história.
Questão 3 – No fragmento “Michelle Obama se consolidou como uma das mulheres mais icônicas e cativantes de nosso tempo.”, o vocábulo “mais”:
( ) explica características atribuídas à Michelle Obama.
( ) intensifica características atribuídas à Michelle Obama.
( ) complementa características atribuídas à Michelle Obama.
Questão 4 – Na passagem “[…] a primeira afro-americana a ocupar essa posição […]”, a que posição o texto se refere?
 
Questão 5 – Identifique o que é fato e o que é opinião em relação ao livro Minha história, numerando conforme a orientação:
( 1 ) Fato
( 2 ) Opinião
( ) “Um relato íntimo, poderoso e inspirador da ex-primeira-dama dos Estados Unidos.”
( ) “Em suas memórias, um trabalho de profunda reflexão e com uma narrativa envolvente […]”
( ) “[…] Michelle Obama convida os leitores a conhecerem seu mundo […]”
( ) “[…] executiva tentando equilibrar as demandas da maternidade e do trabalho […]”
( ) “[…] ela descreve seus triunfos e suas decepções, tanto públicas quanto privadas […]”
( ) “Reconfortante, sábio e revelador, Minha história traz um relato íntimo e singular […]”
Questão 6 – O “a” retoma “Michelle Obama” no trecho:
( ) “[…] recontando as experiências que a moldaram […]”
( ) “[…] e conta toda a sua história […]”
( ) “[…] conforme a viveu […]”
Questão 7 – No segmento “[…] uma mulher com alma e consistência que desafiou constantemente as expectativas […]”, empregou-se o termo “constantemente” para expressar:
( ) um fato efêmero na vida de Michelle Obama.
( ) um fato contínuo na vida de Michelle Obama.
( ) um fato esporádico na vida de Michelle Obama.
Gramática (4,0 pontos)
1. Nas orações: Fiquei em casa.   Necessita-se de ajuda. temos, respectivamente, sujeito:
a. (   ) indeterminado e indeterminado
b. (   ) simples e simples
c. (   ) oculto e indeterminado
d. (   ) simples e inexistente
e. (   ) indeterminado e inexistente
2. Aponte a oração em que o sujeito é simples:
a. (   ) Você e ele também são importantes.
b. (   ) Fala-se muito.
c. (   ) Há muitas vagas.
d. (   ) Chegaram ele e o irmão.
e. (   ) Apareceu no bairro um novo circo.
3. Assinale a oração sem sujeito:
a. (   ) Iremos à festa.
b. (   ) Chove muito nesta cidade.
c. (   ) Regressaram os trabalhadores.
d. (   ) Perdeu-se uma boa oportunidade.
e. (   ) Estou aqui.
4. Em: “Construiu-se a ponte”, o sujeito é:
a. (   ) indeterminado
b. (   ) simples (se)
c. (   ) inexistente
d. (   ) composto
e. (   ) simples (a ponte)
5. Assinale a única oração que não possui sujeito:
a. (   ) Os tomate caíram sobre ele.
b. (   ) Queixou-se da prova.
c. (   ) Havia saído o aluno.
d. (   ) Não existe essa possibilidade.
e. (   ) Neva muito na Europa.
6. Assinale a alternativa que tem oração sem sujeito:
a. (   ) Existe um povo que a bandeira empresta.
b. (   ) Embora com atraso, haviam chegado.
c. (   ) Existem flores que devoram insetos.
d. (   ) Alguns de nós ainda tinham esperança de encontrá-lo.
e. (   ) Há de haver recurso desta sentença.
7. Identifique, nas orações abaixo, o sujeito e seu núcleo e classifique-o:
a) A menina distraída perdeu o anel.
Sujeito ___________: ________________________
Núcleo do sujeito: ___________________________
b) O cachorro barulhento e o papagaio tagarela chamam a atenção.
Sujeito ___________ : _____________________
Núcleo do sujeito:________________________________________
c) Os alunos deram um duro na prova.
Sujeito ____________ : ______________
Núcleo do sujeito: _________________________________________
d) O motorista novo errou o caminho.
Sujeito ______________: __________________
Núcleo do sujeito: ____________________________
e) Ali vêm os meus amigos.
Sujeito __________: __________________________
Núcleo do sujeito: _____________________________
f) Divertiam-se muito as crianças.
Sujeito ____________: __________________________
Núcleo do sujeito :_______________________________
g) Nosso time venceu a partida.
Sujeito ______________: ___________________________
Núcleo do sujeito: __________________________________
h) A torcida, animada, aplaudia os atletas.
Sujeito ____________: ________________________
Núcleo do sujeito:______________________________
8. Transforme o sujeito simples em sujeito composto, usando a palavra entre parênteses, e fazendo as adaptações necessárias na frase:
a) A mãe estava eufórica. (filhos)
b) O terreno é nosso. (casa)
c) A jabuticabeira está carregada de frutos. (abacateiro)
d) O Jasmin perfuma o ar. (cravo)
e) A casa é nossa. (cachoeira)
f) O vale é verde. (montanha)
g) O filho concordou. (filha)
h) Desculpou-se o rapaz. (moça)
9. Escreva nos parênteses – OSS para oração sem sujeito; SC para sujeito composto; SS para sujeito simples; SI para sujeito indeterminado; SO para sujeito oculto.
a. (     ) A escola ficava num morro.
b. (     ) Os meninos e as meninas estavam no pátio.
c. (     ) Venta  
d. (     ) e chove.
e. (     ) Há muitos trabalhadores na fábrica.
f. (     ) A abelha e o beija-flor sugam o néctar das flores.
g.(     ) Faz dois meses  
h. (     ) que cheguei.
i. (     ) Já faz três anos.
j. (     ) Roubaram os documentos.
k. (     ) Gosto da natureza.
10. Transforme os sujeitos compostos em sujeitos simples, sem alterar o sentido da frase:
a) Eu e você iremos à festa.
b) Eu e tu faremos a tarefa.
c) Eu e ele discutimos bastante.
d) Tu e ela voltastes cedo.
e) Tu e eles obtivestes sucesso.
f) Ele e ela vivem discutindo.
11. Retire da frase o que se pede entre parênteses:
a) Helena defendeu Henrique. (sujeito)
b) O velho pátio estava vazio. (núcleo do sujeito)
c) Minha jóia desapareceu. (predicado)
d) Tu era conscienciosa. (sujeito)
e) Você acertou. (predicado)
f) O rapaz desistiu. (predicado)
g) A pulseira nova sumiu. (núcleo do sujeito)
h) Os cochichos eram muitos. (núcleo do sujeito)
12. Identifique e Classifique o Sujeito:
01. Haverá reunião todos os sábados.
02. Além do frio ventava demais.
03. São Paulo está ensolarado.
04. Febre alta e dor de cabeça são sintomas da dengue.
05. Prenderam o ladrão.
06. Faz muito calor em minha cidade.
07. Vive-se bem no campo.
08. Perdi minha caneta.
09. Não é habitada a Lua.
10. De vez em quando Teresinha vira onça.
11. Bateram à porta.
12. A temperatura aumentou na região sul.
13. O álbum e as figurinhas estão aqui.
14. Come-se com fartura em sua casa.
15. As chuvas transformaram o deserto.
16. Eram doze horas.
17. Existirão seres vivos em outros mundos?
18. Anoiteceu.
19. Chegaram os filhos da vizinha.
20. Crê-se em Deus.
21. Todos ficaram quietos.
22. Apareceu um mágico por lá.
23. Da cartola do mágico saem pombos e vários objetos.
24. Um dia lhe telefonarei.
25. Não encontraram o corpo do rapaz afogado.
26. Choveu garrafa vazia lá de cima.
27. Trovejou muito.
28. Meu chefe trovejou de raiva.
29. O velho dono do bar resolveu tomar uma atitude.
30. Caíram ao chão uma árvore e um poste.
31. Saiu o ônibus para o Rio.
32. Nomearam meu primo diretor do clube.
33. Estão em vigor, as novas tarifas telefônicas.
34. Começa a ventar.
35. Aqui quando chove não se sai de casa.
36. Faz duas semanas que cheguei.
37. Havia muitos anos que não vinha ao Rio.
38. Hoje são vinte de março.
39 Após as enxurradas ficam cheias as sarjetas.
40. Aconteceram fatos importantes na reunião.
41. Ele trovejava impropérios sobre a turba.
42. Choviam flores do helicóptero.
43. À noite, eu e Rodrigo iremos ao cinema.
44. Escureceu cedo hoje.
45. Esta comida não serve para consumo.
46. Subitamente, pararam todos.
47. Estavam com fome.
48. Aproximou-se então uma menina.
49. Soou na escuridão uma pancada seca.
50. Choveu fininho ontem à noite.
51. Na dúvida, velhos e moços calaram-se.
52. Um vento triste assobia lá fora.
53. Isto não é nada.
54. Ninguém o viu sair.
55. O Viver é perigoso.
56. Quebraram a lanterna do meu carro.
57. Havia pessoas descontentes na assembleia.
58. Assistiu-se a uma cena desagradável.
59. Era noite fechada.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando