Buscar

ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPORÂNEA

Prévia do material em texto

ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPORÂNEA
	 
	 
	 1.
	Ref.: 265863
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	Platão foi o primeiro a formular explicitamente a pergunta: O que é o Belo? O belo é identificado com o bem, com a verdade e a perfeição. A beleza existe em si, separada do mundo sensível. Uma coisa é mais ou menos bela conforme a sua participação na ideia suprema de beleza. A arte Helenística e Romana, embora influenciadas pelas concepções de beleza platônicas, acentuaram a individualidade física dos corpos e as emoções de beleza. Neste sentido criticou a arte que se limitava a "copiar" a natureza, o mundo sensível, afastando assim o homem da beleza que reside no mundo das ideias. Assinalar o única opção que não está correta:
		
	 
	As ideias de Platão e Aristóteles não tiveram uma larga influência nas ideias estéticas da arte ocidental devido ao total isolamento da Grécia durante a Antiguidade Clássica.
	
	O que confere a beleza a uma obra é a sua proporção, simetria, ordem, isto é, uma justa medida. Aristóteles associou a arte à imitação da natureza.
	 
	As obras de arte deviam seguir a razão, procurando atingir tipos ideais, desprezando os traços individuais das pessoas e a manifestação das suas emoções. Platão ligou a arte à beleza.
	
	Aristóteles distingue dois tipos de artes: as que possuem uma utilidade prática, isto é, completam o que falta na natureza e as que imitam a natureza, mas também podem abordar o que é impossível, irracional.
	
	A arte Helenística e Romana, embora influenciadas pelas concepções de beleza platônicas, acentuaram a individualidade física dos corpos e as emoções.
	
	
	 2.
	Ref.: 614275
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	" Período artístico e literário que se iniciou na Europa no final do século XVIII, espalhando-se pelo mundo até o final do século XIX, a França foi a área de seu maior desenvolvimento. Como características principais do período, destacam-se a valorização das emoções, liberdade de criação, amor platônico, temas religiosos, dentre outros." O texto caracteriza o período do :
		
	
	Fauvismo
	
	Expressionismo Abstrato
	 
	Romantismo
	
	Realismo
	
	Impressionismo
	
	
	 3.
	Ref.: 615538
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	Surgida na segunda metade do século XIX a técnica do Pontilhismo foi utilizada por pintores franceses neoimpressionistas (o Neoimpressionismo foi um estilo de pintura pós-impressionista). Assinalar a única opção que não está correta:
		
	 
	o Pontilhismo foi ignorado por muitos artistas pós-impressionistas, Paul Signac por exemplo.
	 
	nos trabalhos de Toulouse-Lautrec pode também ser identificada a influência do Neoimpressionismo.
	
	A técnica, também conhecida como Pintura de Pontos, consiste na justaposição de pontos de cor, criando o efeito desejado pelo pintor nos olhos do observador.
	
	as influências do Neoimpressionismo podem ser observadas nas obras de Van Gogh ,Gauguin e Matisse.
	
	os artistas George Seurat e Paul Signac impulsionaram o Pontilhismo como técnica.
	
	
	 4.
	Ref.: 25658
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	A invenção da fotografia delimitou o campo de conhecimento artístico da modernidade. Essa história vai ser vista como marco conceitual estético. Na história da arte esses primeiros momentos são estudados como mudanças que, ocorridas no final do século XIX e na virada do século XX. receberam os nomes de:
		
	 
	Impressionismo, Pós-Impressionismo e Expressionismo.
	
	Impressionismo, Pós-Impressionismo e Surrealismo
	
	Impressionismo, Pós-Impressionismo e Barroco.
	
	Impressionismo, Pós-Impressionismo e Pop-Art
	
	Impressionismo, Pós-Impressionismo e Dadaísmo
	
	
	 5.
	Ref.: 242605
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	O Cubismo teve suas bases na obra de Cézanne, que acreditava que a pintura deveria tratar as formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros. Mas, a verdadeira essência do Cubismo, de Picasso e Braque, foi além disso, lançando as bases da Arte Moderna. De que forma o movimento cubista pode ser conceituado, sob o ponto de vista da obra desses últimos artistas?
		
	 
	O Cubismo pode ser definido como um movimento artístico que se utilizava da forma ou da desconstrução dela, para pintar o amor, o ciúme, o medo, a solidão, a miséria humana, a prostituição, enfim. Deformavam a figura, para ressaltar o sentimento.
	
	O Cubismo pode ser definido como a representação estrutural dos objetos, através de formas geométricas, não tendo portanto nenhum vínculo aparente com o mundo real.
	 
	O Cubismo pode ser definido como a representação tridimensional dos objetos, através de formas geométricas, sob todos os pontos de vista possíveis, e com todas as suas partes rebatidas numa superfície plana e bidimensional.
	
	O Cubismo pode ser definido como um movimento artístico cujas principais características eram a utilização de cores puras, sem misturas e sem preocupação com a realidade das mesmas no mundo material. As formas eram simplificadas e apenas sugeridas.
	
	O Cubismo pode ser definido como um movimento artístico que buscava expressar o movimento real, registrando a velocidade descrita pelas figuras em relação ao tempo e espaço. Os cubistas não se interessavam em pintar o objeto, mas sim em captar a plástica e a velocidade descrita por ele no espaço.
	
	
	 6.
	Ref.: 178073
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	" Os poderes defensivos e de ataque eram maiores que os das guerras anteriores. Eclodiu a Primeira Guerra Mundial, também chamada de "grande guerra", um conflito nunca antes visto. Enquanto tudo isso acontecia na Europa, nasceu um dos movimentos mais importantes na História das Artes no hemisfério ocidental, contestando todo um modo de vida , de visão do mundo e de cultura. Este movimento foi o :
		
	
	Humanismo.
	 
	Dadaísmo.
	
	Minimalismo.
	 
	Expressionismo Abstrato.
	
	Romantismo.
	
	
	 7.
	Ref.: 637517
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	O Neoplasticismo tinha como objetivo encontrar uma nova forma de expressão plástica, composta a partir de elementos mínimos, tais como a linha reta, o retângulo e as cores primárias. Rejeitava a modelagem e as texturas. Como marco inicial do Neoplasticismo, pode ser identificado(a) :
		
	
	A realização da Semana de Arte Moderna de 1922, em São Paulo.
	
	A publicação da Interpretação dos Sonhos, de Sigmund Freud.
	
	O lançamento do Manifesto Neoplasticista, em 1924, por André Breton, que também o subescreveu.
	
	A inauguração do Salão de 31, em Paris, França.
	 
	A publicação da Revista De Stijl, onde foi divulgado o Manifesto Neoplasticista.
	
	
	 8.
	Ref.: 23489
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Na metade do século XX, esse movimento artístico destacava-se por incorporar em suas criações elementos da cultura de massa, inspirando-se na sociedade do consumo e no design comercial. Marque o movimento artístico correspondente à descrição apresentada.
		
	
	Arte Concreta
	
	Dadaísmo
	
	Art Nouveau
	
	Futurismo
	 
	Pop art
	
	
	 9.
	Ref.: 615756
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	O Neoconcretismo foi a primeira manifestação articulada de experimentalismo nas artes visuais brasileiras, isto porque:
		
	
	Artistas brasileiros incorporados ao Neoexpressionismo promoveram a separação entre cultura popular e cultura erudita, não mais utilizaram a sensualidade de nossas manifestações artísticas populares.
	 
	Vários artistas brasileiros, através do Neoconcretismo, estabeleceram a aproximação entre arte e vida, e incorporaram a sensualidade das nossas manifestações artísticas populares à arte neoconcreta.
	 
	Contestado pelo crítico de arte Mário Pedrosa, o Neoconcretismo não conquistou espaço na produção artística brasileira, apenas abriu caminho para novos movimentos de vanguarda articulados.Vários artistas brasileiros, através do Neoconcretismo, promoveram a separação entre a arte e a vida, valorizando muito as produções voltadas para os eruditos.
	
	Provocou a ruptura com a arte norte-americana, o que permitiu maior liberdade para os artistas brasileiros.
	
	
	 10.
	Ref.: 592282
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	A tarefa de diferenciar a Arte Moderna da Arte Pós-Moderna ou Contemporânea não é fácil. Mas, consideremos que as vanguardas modernistas expressionista, cubista, fauvista, construtivista, futurista, dadaísta e surrealista, caracterizadas por uma dimensão atitudinal, buscavam através de novas experimentações a abstração na arte, e que a coexistência de diversos "estilos" ao mesmo tempo, na arte contemporânea, inviabiliza classificá-la da mesma forma. Assinale a opção que melhor define a arte pós-moderna ou contemporânea.
		
	
	A Arte Contemporânea é caracterizada pelo definitivo estabelecimento da abstração na arte.
	
	A Arte Contemporânea é caracterizada pelo distanciamento das novas tecnologias da informação no espaço artístico.
	
	A Arte Contemporânea é caracterizada pela singularidade de estilos e poucas possibilidades.
	
	A Arte Contemporânea pode sim ser caracterizada da mesma forma que a Arte Moderna.
	 
	A Arte Contemporânea é caracterizada pela diversidade ou pelo pluralismo de estilos e de novas possibilidades.

Continue navegando