PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL DO TRABALHO 2
4 pág.

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL DO TRABALHO 2


DisciplinaPsicologia Organizacional e do Trabalho I235 materiais2.432 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Para que uma pessoa seja diagnosticada com depressão, ela precisa apresentar um número mínimo de sintomas durante um determinado período de tempo. Além disso, essas características devem exprimir sofrimento ou prejuízo significativo para o indivíduo. Com base no Manual Diagnóstico e Estatístico (APA, 1994), assinale a alternativa CORRETA que apresenta a condição de diagnóstico da doença:
FONTE: APA. Associação Americana de Psiquiatria. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais - DSM-IV. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
	 a)
	Para ser diagnosticado, o indivíduo deve apresentar seis ou mais sintomas relacionados à doença durante um período de no mínimo duas semanas.
	 b)
	Para ser diagnosticado, o indivíduo deve apresentar cinco ou mais sintomas relacionados à doença durante um período de no mínimo duas semanas.
	 c)
	Para ser diagnosticado, o indivíduo deve apresentar quatro ou mais sintomas relacionados à doença durante um período de no mínimo três semanas.
	 d)
	Para ser diagnosticado, o indivíduo deve apresentar cinco ou mais sintomas relacionados à doença durante um período de no mínimo três semanas.
	2.
	Existem algumas linhas mestras que influenciam na capacidade de negociação. Uma delas tem as seguintes características: os negociadores, em geral, utilizam ultimatos. O ideal é evitar ultimatos, a menos que o negociador esteja disposto a levar a negociação às últimas consequências. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a este tipo de negociação:
	 a)
	Evitar armadilhas.
	 b)
	Ir além do impasse.
	 c)
	Buscar soluções integrais.
	 d)
	Saber ouvir e aprender.
	3.
	O tema Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), que vem sendo discutido há mais de 50 anos, refere-se ao grau de satisfação que um indivíduo apresenta com relação às funções laborais exercidas e ao local em que trabalha. Com relação à história e aos conceitos do tema QVT, analise as afirmativas a seguir:
I- O tema começou a ser discutido na década de 1960.
II- Tem origens na área da Saúde e, posteriormente, conforme sua evolução, passa a envolver outras áreas, como a Administração, a Psicologia e a Sociologia.
III- Os conceitos e as pesquisas sobre Qualidade de Vida no Trabalho envolvem fatores associados à saúde, ao lazer, à nutrição e à responsabilidade social.
IV- Dentre os benefícios relacionados à Qualidade de Vida no Trabalho, pode-se citar, por exemplo, a redução dos índices de rotatividade e absenteísmo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	4.
	Assim como o estresse, a ansiedade é considerada um "mal-estar moderno", advindo sobretudo dos altos níveis de pressões e cobranças enfrentadas pelos indivíduos diariamente. No entanto, quando os níveis de estresse e/ou ansiedade passam a afetar negativamente a vida de uma pessoa, trata-se de uma doença, como o Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG). Portanto, a respeito das características do TAG, listadas pelo Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais (DSM.IV), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Em indivíduos diagnosticados com TAG, o nível de ansiedade é desproporcional aos eventos geradores do transtorno (eventos estressores).
(    ) O diagnóstico do TAG não leva em consideração o histórico de vida do indivíduo.
(    ) O tratamento do TAG inclui o uso de medicamentos antidepressivos ou ansiolíticos e a terapia comportamental cognitiva. 
(    ) Os indivíduos diagnosticados com TAG não apresentam dificuldades em cessar ou minimizar o sentimento de preocupação constante.
(    ) A Síndrome do Pânico, doença mental caracterizada pela sucessão repentina de crises de pânico, pode ser desencadeada pelo TAG.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F - F.
	 b)
	F - V - F - V - F.
	 c)
	V - V - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F - V.
	5.
	A formação de uma boa equipe que conquiste excelentes resultados tem sido uma busca cada vez mais frequente em qualquer tipo de organização. Para ser uma equipe, é necessário que haja um elemento de identidade que una as pessoas, estando elas próximas ou não, portanto, uma equipe deve possuir objetivos claros, saber exatamente onde deve chegar, crescer enquanto equipe, mas respeitar e incentivar o crescimento de cada um dos seus componentes. Existem vários tipos de equipes. Um tipo de equipe é a equipe vertical. Sobre as características das equipes verticais, analise as seguintes sentenças:
I- Composta por gerentes e seus subordinados dentro de uma cadeia formal de comando.
II- Composta por colaboradores do mesmo nível hierárquico, mas de diferentes áreas.
III- Composta fora da estrutura organizacional formal para empreender um projeto específico.
IV- Composta por um grupo de colaboradores multifuncionais que se revezam nas tarefas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	Somente a sentença IV está correta.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	6.
	O tratamento desumano no trabalho é caracterizado, tradicionalmente, como assédio moral. Contudo, algumas situações podem configurar-se como um processo discriminatório. Sobre o que poderia se caracterizar como um processo discriminatório, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Perseguição ou preconceito com relação à orientação sexual.
	 b)
	Desqualificar o trabalho de um indivíduo em público.
	 c)
	Proferir críticas ou comentários maldosos em público.
	 d)
	Zombar com o indivíduo em público.
	7.
	O feedback é um termo da língua inglesa utilizado para descrever o processo de retroalimentação ou retorno da informação, ou seja, refere-se ao efeito retroativo do processo de comunicação, no qual o emissor da mensagem tem a oportunidade de obter a reação do receptor com relação às mensagens emitidas. Em termos práticos, o feedback corresponde à resposta para algo que fazemos, seja no âmbito pessoal ou profissional. Sobre o feedback, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O feedback deve ser direcionado às características pessoais do indivíduo, de forma que suas manifestações individuais possam ser apontadas como falhas que devem ser extinguidas.
	 b)
	Ao oferecer feedback, uma das armadilhas a serem evitadas é o contraste, caracterizado como o ato de comparar indivíduos, ao invés de compará-lo com os padrões de desempenho definidos.
	 c)
	Na nossa cultura, o processo de efetuar e receber feedbacks não é percebido como a realização de críticas, pois não apresenta implicações afetivas e sociais aos envolvidos.
	 d)
	Um feedback eficaz apresenta algumas características essenciais, como, por exemplo, abstração, subjetividade e aplicabilidade.
	8.
	Existem três fatores que influenciam no processo de percepção da realidade: estímulo, situação e observador. Com relação a esses três fatores, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Estímulo.
II- Situação.
III- Observador.
(    ) Contexto no qual a percepção de objetos, pessoas ou fatos ocorrem.
(    ) Refere-se às características daquilo que se observa.
(    ) Indivíduo que observa as situações conforme os estímulos recebidos.
(    ) Um de seus principais atributos é a frequência com que ocorre.
(    ) Alguns elementos que interferem na sua percepção são atitudes, motivações e interesses.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - III - I - III.
	 b)
	III - I - II - II - III.
	 c)
	II - III - I - III - I.
	 d)
	I - II - III - I - II.
	9.
	Os fatores de risco relacionados à saúde e segurança dos trabalhadores são classificados em cinco grupos: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e psicossociais e