Buscar

series temporais

Prévia do material em texto

Séries temporais são definidas como uma maneira de sistematizar no tempo, informações quantitativas. Podemos dizer que elas são utilizadas para prever o futuro, gerando em gestores precauções, evitando prejuízos, através de estudos minuciosos, podendo ser aplicado por exemplo em estoque de almoxarifado, programar a compra de qualquer produto, em estudos epidemiológicos entre outras atividades no que se trata no tratamento de futuras informações (JOSÉ LEOPOLDO FERREIRA ANTUNES, et al, 2015).
A previsão de qualquer evento depende de diversos fatores, como quais motivos contribuem neste caso para alteração do preço de materiais de construção, quais dados estão disponíveis, se previsão podem afetar nos resultados obtidos. Baseando-se em cenários como “melhor”, “médio” e “pior”, identificando qual pode ser prejuízo e qual pode ser benefício (ROB J. RYNDMAN, et al, 2018).
As séries temporais têm como objetivo:
I – Através de cálculos estatísticos fazer a descrição de como se comportam a série de dados em análise e sua representação gráfica.
II – Identificar o método gerador da série.
III – estimativa de valores futuros 
IV- Verificar os valores com intuito de fazer as alterações, caso necessárias.
Fazendo estudo voltado para econometria de cross-section, e séries temporais, quando se tem N verificações de K variáveis de interesse, para um determinado instante no tempo, temos o software R que auxilia na previsão de dados com grande precisão.
http://www.scielo.br/pdf/ress/v24n3/2237-9622-ress-24-03-00565.pdf
Livro Previsão Princípio e Pratica de ROB J. RYNDMAN, et al, 2018
.

Continue navegando