Buscar

A Didática como Mediadora da Pratica Pedagógica

Prévia do material em texto

A Didática como Mediadora da Prática Pedagógica
Diovana Aparecida Ventura Dutra
09012823
A didática tem sido considerada uma ampla e indispensável na aplicabilidade dos conteúdos que o professor utiliza ou utilizara em suas aulas no decorrer do ano. O conhecimento é algo essencial para o professor que utilizando seus métodos norteara a sua didática pedagógica, tendo em vista as necessidades especificas em cada classe, em cada aluno. Ao pensarmos em didática surgem algumas dificuldades ao longo de seu planejamento que deve ser organizado de objetos concretos e que venha focar exclusivamente em seu publico alvo. 
Os profissionais de educação precisam ter em pleno domínio das bases teóricas cientificas e tecnológicas, pois é através desses domínios que ele poderá estar revendo, analisando e aprimorando a sua prática educativa. 
Ao interpretarmos professores e alunos, os estudantes a questionarem e discutirem o objetivo de estudo, proporcionando os alunos a serem mais críticos e interessados, resultando na produção de novos conhecimentos propondo-se a superação dos obstáculos para a mobilidade dos estudantes, com essa participação os estudantes e alunos contribuirão para a exposição de perguntas, respostas e questionamentos. 
A didática é a disciplina que fundamenta a prática docente, pois é através dela que a teoria e a prática se consolidam, pois ela investiga, orienta, e proporcionam a realização do individuo construindo e reconstruindo seus conhecimentos e evoluindo para o novo. O processo de ensino-aprendizagem é uma seta de mão dupla, de um lado, o professor ensina e aprende e, do outro, o estudante aprende e ensina. Oferecendo um suporte seguro para a realização das estratégias que visam novas possibilidades para o processo de ensino-aprendizagem.
A relação entre professor-aluno, não pode ser de imposição mais sim uma relação de cooperação e respeito. O aluno deve ser considerado como um sujeito interativo e ativo no seu processo para a construção de seu conhecimento. Já o educador (professor) tem um papel fundamental como um indivíduo mais experiente, por esta razão cabe ao professor considerar o que o aluno já sabe para a construção de seu conhecimento.

Continue navegando