Buscar

Fundamentos filosóficos do direito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundamentos filosóficos do direito
	Dogmática jurídica pode ser definida como um conjunto de premissas e conceitos acerca do Direito que pretendem orientar o agir jurídico. Neste sentido, sobre o conceito de dogmática jurídica, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A dogmática jurídica deve ser compreendida a partir de conceitos, ideias e concepções dinâmicas que complementam uma outra face do saber jurídico: a zetética.
	 b)
	Uma das finalidades da dogmática jurídica é a de possibilitar o que tradicionalmente se define como segurança jurídica, ou seja, garantir um mínimo de previsibilidade das decisões que definem as relações e o comportamento social.
	 c)
	A zetética é o campo exclusivo da Filosofia que discute os fundamentos e as justificativas dos conceitos com os quais define-se moral, rompendo com as verdades postas.
	 d)
	O Direito possui conceitos técnicos operacionais ditados pela dogmática jurídica, tendo, por este aspecto, uma permanente mutabilidade e problematização dos parâmetros mais duradouros e institucionalizados do saber jurídico.
	2.
	Para Reale (2002, p. 285), "filosofia do direito é o estudo crítico-sistemático das propostas lógicas, axiológicas e históricas da experiência jurídica". Acerca da Filosofia do Direito e suas finalidades, analise as sentenças a seguir:
I- Caracteriza-se pelo estudo sistemático de preceitos estabelecidos pela Ciência do Direito visando definir conceitos e proposições operacionais a práxis jurídica.
II- Concepção que observa a experiência jurídica como um dado ou um objeto externo, pela qual visa buscar soluções jurídicas ao caso concreto. 
III- Visa auxiliar o juiz no processo decisório através da crítica conceitual institucional, valorativa, política e procedimental. 
IV- É um saber crítico acerca das construções jurídicas erigidas pela Ciência do Direito e pela própria práxis do Direito, no entendimento que o Direito não se limita à experiência jurídica. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: REALE, Miguel. Filosofia do direito. 20 ed. São Paulo: Saraiva, 2002.
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	3.
	A concepção de paradigma é um modelo referencial, um conjunto de conhecimentos que já está estabelecido na comunidade científica, tem-se com o surgimento de novos fenômenos, alguns paradigmas que não conseguem explicar ou responder aos questionamentos que tais fenômenos produzem, o que leva ao surgimento de uma anomalia e, consequentemente, à emergência de uma "crise" científica. Diante da aparição de uma crise, existem três possibilidades de soluções. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A ciência normal busca nos modelos referenciais refutar o novo, busca com a comunidade científica uma forma de manter o modelo atual ou busca reforçar o paradigma vigente.
	 b)
	Os novos paradigmas possuem força coercitiva de aceitação, visto que já se apresentam como uma novidade ou uma solução ao velho paradigma e, dessa forma, não há que se falar em 'crises' científicas.
	 c)
	Os novos paradigmas são absorvidos pela sociedade, são repelidos ou se amoldam ao paradigma anterior formando um conceito híbrido.
	 d)
	A ciência normal conseguiria solucionar a anomalia; o problema seria rotulado e encaminhado às gerações futuras, para que estas, com uma melhor aparelhagem, pudessem resolvê-lo; ou tal anomalia levaria ao surgimento de um novo paradigma, o qual não anularia necessariamente o anterior.
	4.
	O Contratualismo é considerado como um conjunto de concepções políticas e sociais acerca do conceito de civilização, que vai servir como ideário revolucionário e inovador para consolidar a sociedade moderna. Acerca do Contratualismo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os chamados contratualistas entendem que o estado de natureza é um tipo de condição humana irracional que já havia sido superada desde a Antiguidade, independente da forma de poder criada para controlar os conflitos.
	 b)
	As teorias contratualistas foram elaboradas entre os séculos XVI e XVII, quando se discutiam as razões pelas quais os homens vivem em sociedade e criam distintas formas de poder. Defendem que as relações humanas livres de qualquer ordem social, jurídicas e políticas caracterizam o "estado de natureza" e predominavam antes do surgimento da sociedade civil.
	 c)
	O estado de natureza, marcado por um individualismo caótico, deveria ser substituído por um mundo de indivíduos dotados de direitos iguais, formando um corpo político comum, uma força esmagadoramente maior do que qualquer um isolado, e governado por um único poder legítimo: o poder de autotutela do indivíduo.
	 d)
	O contratualismo moderno, proposto nas teorias de Hobbes, Locke e Rousseau, funda-se na crença de que para haver uma nova ordem social e política não é necessária a subordinação a uma justiça comum racional e objetivamente elaborada, mas, sim, a liberdade de decidir acerca da gestão do Estado.
	5.
	Compreender a origem etimológica de um termo é importante para iniciarmos um estudo acerca de seu sentido, uma vez que possibilita compreender o sentido originário da palavra, bem como as ressignificações que lhe foram sendo conferidas pela evolução histórica e cultural. Com relação à palavra Filosofia, quanto a seu sentido original, analise as sentenças a seguir: 
I- Filosofia é uma palavra de origem grega que resulta da união de dois termos: filos (o que ama, o que gosta) e sofia (saber, sabedoria).
II- Apesar de suas particularidades, a filosofia é uma ciência social aplicada que tem sua aplicação de forma subsidiária e indireta, dependendo de outras ciências sociais, como a sociologia.
III- Filosofia é um saber racional, rigoroso e sistemático que se diferencia de religião, ou seja, de convicção pela fé.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	6.
	Para Chauí (2000, p. 13), "o conhecimento filosófico é um trabalho intelectual. É sistemático porque não se contenta em obter respostas para as questões colocadas, mas exige que as próprias questões sejam válidas e, em segundo lugar, que as respostas sejam verdadeiras, estejam relacionadas entre si, esclareçam umas às outras, formem conjuntos coerentes de ideias e significações, sejam provadas e demonstradas racionalmente". Com relação à filosofia e ao conhecimento filosófico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Etimologicamente, é uma palavra grega composta pela união de dois termos: filos (o que ama, o que gosta) e sofia (saber, sabedoria), portanto Filosofia significa amor pela sabedoria.
(    ) O filósofo busca refletir sobre o contexto que o circunda, contudo não é questionador e inquieto, pois compreende que certas coisas são naturalmente postas, "são como são".
(    ) Pitágoras é conhecido como o filósofo fundador da teoria na qual os números e as relações matemáticas são a essência de todas as coisas. A ele também se atribuiu a invenção da palavra "filosofia". 
(    ) O conhecimento filosófico é um trabalho intelectual, sistemático, metódico e rigoroso, mas não se caracteriza como crítico, sendo similar ao ato de pensar.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2000.
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	7.
	A Filosofia medieval (entre os séculos V ao XIV/XV) é a etapa histórica em que a Filosofia se torna "serva da Teologia", uma vez que ocorre uma indissociável relação entre Filosofia e Teologia, com o advento do cristianismo que buscou aproximar conceitos de "criação, redenção, fé epecado" dos conceitos da filosofia grega. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os filósofos cristãos deste momento histórico, que buscaram harmonizar a relação entre a fé e a razão:
	 a)
	Plotino e Agostinho.
	 b)
	Agostinho e Tomás de Aquino.
	 c)
	Agostinho e Sócrates.
	 d)
	Aristóteles e Platão.
	8.
	O saber filosófico possui grande importância em nossa vida, através dele é possível refletir e questionar ideias, discursos, conceitos e ações, buscando repensar e renovar nossa realidade. Acerca da filosofia, analise as sentenças a seguir:
I- A atitude reflexiva é o ato de questionador das "verdades postas", que permite discutir o que parece óbvio e natural.
II- A invenção da palavra Filosofia é atribuída a Sófocles. 
III- Filosofia é um saber racional, sistemático, a partir de critérios e métodos, composta por distintos saberes, que surgiu na antiga Grécia há mais de dois mil e quinhentos anos. 
IV- O saber filosófico se estende pelo campo da lógica, da estética, da epistemologia, da metafísica, mas não compreende a ética. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	9.
	O ponto de partida do estudo filosófico é a aquisição de uma nova forma de compreender as "verdades" cotidianas aceitas e repetidas, que acabam se transformando em crenças sobre as quais silenciamos. No entender do pensador Baumann (2008, p. 29), tais crenças são como "melodias que sabemos de cor". Filosofar pressupõe um distanciamento da realidade exterior que pode ser compreendido como: 
FONTE: BAUMAN, Zigmunt. Medo líquido. Tradução: Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
	 a)
	Filosofia clássica.
	 b)
	Fundamentos de convivência.
	 c)
	Pensamento dogmático.
	 d)
	Atitude filosófica.
	10.
	O conhecimento faz com que o ser humano se diferencie dos demais seres, pois através dele se relaciona e interage com a realidade, questionando-a e transformando-a. Existem diferentes tipos de conhecimentos e saberes para compreender e explicar os acontecimentos e fenômenos que nos circundam. Estes conhecimentos/saberes possuem características que podem ser classificadas em algumas vertentes. Sobre os tipos de saberes, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Senso comum. 
II- Religioso (Teológico).
III- Ciência. 
IV- Filosofia.
(    ) Saber reflexivo crítico que possui a finalidade de questionar, problematizar e esclarecer pressupostos e fundamentos, possível de ser aplicado em diferentes campos de conhecimento.
(    ) Forma de saber que estabelece padrões de conduta, valores e concepções de acordo com a fé, por meio de convencimento ou convicções originárias de crenças de fé.
(    ) Saberes que não resultam de base sólida teórica ou possuem rigor metodológico, são fruto de costumes e/ou aceitação cultural e ajudam a descrever e identificar a realidade.
(    ) Saber racional, sistematizado por meio de métodos e técnicas que estabelecem controle, previsão e disseminação de saberes válidos e seguros. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - III - IV - II.
	 b)
	II - I - III - IV.
	 c)
	IV - II - I - III.
	 d)
	III - IV - II - I.

Continue navegando