Buscar

AD1 FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AD1 FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO I
CEDERJ UFRJ, NOVA IGUAÇU
CORRIGIDO COM NOTA 10
QUESTÃO 1 (6 pontos): «Porém, no caso do humano, nunca é possível dizer inteiramente o que é, nunca se poderá prever totalmente seu comportamento, pela simples razão que o modo de ser do homem, sua existência, toma a forma de autocriação incessante. Por isso não há, para ele, um conhecimento preciso e infalível. Não se pode dizer o que o homem será ao nascer, nem ao menos aquilo em que se tornará, a partir daí. Sempre haverá, entre a legítima necessidade de compreender o humano e a realidade, uma enorme fenda, e esta fenda se chama criação. Por isso, a educação é um enigma.» (Texto 2)
 a) Relacione a afirmação acima com a afirmação da autora no texto 1 de que a natureza da educação é indeterminada e indeterminável. (2 pontos) 
b) Por que o conceito de criação é tão importante para compreender que a educação é um enigma? (2 pontos)
 c) Qual a importância para o futuro professor de ter consciência desse enigma da educação? (2 pontos) 
QUESTÃO 2 (4 pontos) De que maneira a filosofia pode definir a educação? Qual a importância dessa definição para se pensar a educação hoje em dia e a formação dos futuros professores? Justifique.
Questão 1 
A - O texto I e o texto II discorrem em alguns momentos sobre o aspecto do livre arbítrio humano, sua maneira própria e autêntica de ser, a história que cada um carrega, a qual torna sua filosofia única e, com isto, mostra que a natureza educativa é indeterminada e indeterminável, pois não há uma maneira infalível, um modo único, tampouco existe uma forma correta de lidar com cada um. O professor terá o desafio de fazer- se entender por todos de maneira universal e, como o texto II cita "...cada situação é única, o educador, por mais que apoiado nas teorias, nos métodos e técnicas que tem a seu dispor, está sempre diante desse grande enigma, de uma interrogação que não lhe cabe desvendar, nem responder, porque esta interrogação refere-se ao ser do outro, à sua liberdade." ou seja, ainda que exista um método para ser seguido, o mesmo seria falho, pois feriria a liberdade do outro, a sua autocriação. 
B - O homem em sua própria natureza é um enigma, seu "poder" de criação o torna diferente dos outros, já que possui sua própria forma de pensar, agir, tem seus próprios questionamentos, ou seja, o ser humano é um desafio porque não há como prever o que ele irá fazer, ou se tornar e, é isto que torna a educação um enigma, pois tanto o aluno quanto o professor possuem sua singularidade, de modo que, não existe um padrão de como educar alguém, e o professor deve sempre estar "aberto" ao novo, ao diferente. Logo a criação faz com que as pessoas tenham a liberdade de criar suas próprias possibilidades de como ser, sem predisposição particular para definir o que cada um deverá ser, ou fazer, como ocorrera séculos atrás.
C - É importante que seja compreendido o desafio que é a educação e, como o texto II expressa, quando lidamos com pessoas, não há uma "receita de bolo", aplicação de leis ou teorias concretas, tampouco há uma regra inquestionável de como educar alguém, pois cada um tem seu modo de ser e, isso faz parte de sua singularidade  e da construção da autonomia, a qual é um dos objetivos da prática educativa.
Questão 2
A filosofia pode definir educação como uma prática de transformação de pessoas em seres críticos e, exprimir de forma que a liberdade de fato só alcançada a partir de autoquestinamento, é romper preconceitos de uma sociedade, as quais vivem sobre dogmas, mas sem violar o direito do outrem. Assim, é notória a importância e a responsabilidade do papel do professor, pois o mesmo será responsável pela construção de cidadãos críticos, os quais irão ocupar diferentes papéis no corpo social no qual vivem, neste onde, a filosofia já não é tão valorizada e, que por consequência a democracia fica por ameaçada.

Continue navegando