Buscar

Histologia Digestório

Prévia do material em texto

Histologia
Boca( Cavidade oral, dentes, língua, glândulas salivares), esôfago, estômago simples e estômagos complexos . 
Estruturas do Sistema digestório
As estruturas do sistema digestório apresentam muitas características em comum. 
São formados por um tubo oco com lúmen, ou luz, com tamanhos variáveis compostas por quatro paredes: mucosa, submucosa, muscular e serosa.
3
Cavidade Oral
Possui um epitélio pavimentoso estratificado, queratinizado ou não, dependendo da região.
 Gengiva e Palato Duro: Camada Queratinizada
 Lâminas Próprias com várias papilas. 
 Nos lábios, bochechas, assoalho da boca: Epitelio pavimentoso, não queratinizado, A lâmina própria tem papilas similares às observadas na derme e é contínua com a submucosa, onde encontramos glândulas salivares menores. 
 Lábios:transição do epitélio oral não queratinizado para o epitélio queratinizado da pele.
Palato mole no centro possui músculo estriado esquelético e muitas glândulas mucosas e nódulos linfóides na submucosa.
Língua
É composta por músculo estriado esquelético envolvido por camada de mucosa variando dependendo da região. As fibras musculares se entrecruzam em três planos; estão agrupadas em feixes, normalmente separadas por tecido conjuntivo.
A superfície ventral inferior da língua é lisa e a dorsal é irregular, recoberta anteriormente por pequenas eminências chamadas papilas.
O Terço posterior é dividido por dois terços anteriores em forma de V. Logo após essa região encontramos pequenos grupos de nódulos e tonsilas linguais, os nódulos linfóides se agregam nas criptas( Invaginação da camada da mucosa).
Papilas Linguais
É o aumento do epitelio oral e da lâmina própria, possuem várias formas e funções.
São divididas em quatro tipos: Filiformes, fungiformes, foliadas e circunvaladas.
Botões Gustativos
Eles auxiliam nas percepções dos sabores. Tem a forma de cebola, contendo de 50 a 100 células. Eles repousam numa lâmina basal e, sem sua posição paical , as céluas gustativas possuem microvilosidade sendo preservadas pelo polo gustativo. 
As papilas gustativas são esparsas nas línguas de cavalos e bovinos, mais numerosas em ovinos e suínos e abundantes em carnívoros e caprinos.
Papilas Filiformes
Tem a forma de cone alongado, são numerosas, estão presentes em todo superfície dorsal da língua, seu epitélio que não contém botões gustativos é de revestimento queratinizado .
Auxilia a língua na captura e condução do alimento da cavidade oral.
Papilas Fungiformes
Similares aos cogumelos. Tem a base estreita, parte apical, dilatada e lisa. Possuem poucas papilas gustativas na parte superior. Estão distribuídas entre as papilas filiformes irregularmente.
Papilas Foliadas
Tem a forma de Folha , com duas ou mais rugas paralelas separadas por sulcos na região dorso lateral da língua, contém muitos botões gustativos. Em algumas espécies podem ser rudimentares ou ausentes. Podem ser encontradas em macacos e coelhos.
Papilas Circunvaladas
Elas são encontradas na região v da língua, são estruturas circulares grandes, onde suas estruturas achatadas ficam em cima de outras papilas. Possuem várias glândulas serosas( Glândula de Van Ebner) secretam conteúdo em uma depressão que cerca cada papila. As glândulas serosas secretam lípase, que provavelmente evitam formar uma camada hidrofóbica sobre os botões gustativos. A lípase lingual age também no estomago ajudando a digerir parte dos triglicerídeos da dieta.
Faringe
Localizada numa região de transição entre a a cavidade oral e os sistema digestório e respiratório, faz comunicação entre a região nasal e a laringe.
Seu revestimento é formado por epitélio pavimentoso estratificado não queratizinado na região continua do esôfago , na região próximo a cavidade nasal o epitélio é do tipo pseudoestratificado cilindro ciliado com células caliciformes( Epitélio do tipo respiratório).
A faringe possuem tonsilas
A mucosa da faringe possue glândulas salivares menores de secreção mucosa na sua lâmina própria, composta de TC. Os músculos constitores e longitudinais estão localizados externamente a esta camada.
Dentes
	Os dentes são compostos de estruturas mineralizadas, presentes na cavidade oral, onde nos mamíferos domésticos, têm as funções de busca, corte e trituração do alimento, além de ajudarem como forma de ataque e defesa.
	Os animais possuem números variados de dentição conforme suas espécies. São dispostos em dois arcos nos ossos maxilar e mandibular.
São divididos em dentes incisivos, caninos, pré molares e molares.
Dentes
Os dentes são formados pela coroa, a parte exposta na cavidade oral, e pela raiz abaixo da gengiva, fica contida num alvéolo.
Cada dente contém três tecidos especializados: esmalte, dentina e cemento.
Esôfago
Tubo muscular que auxilia o alimento ir da boca para o estômago. 
A sua mucosa é revestida por epitélio estratificado não queratinizado. A Lâmina própria que se aproxima do estômago possuem glândulas( esofágica da cárdia) secretam muco na submucosa e existem outras glândulas que secretam muco para auxiliar a passagem de alimento e a proteção da mucosa.
Na parte proximal do esôfago: camada muscular é composta fibras estriadas esqueléticas e lisa. 
Na porção Distal Encontramos fibras musculares lisas
Cavidade peritoneal é recoberta por uma membrana serosa e o restante é envolvido por Tc, a adventícia, que se mistura Tc circundante.
Estômago
O epitélio que recobre a superfície do estômago e reveste as fossetas(invaginações do epitelio) é colunar simples, e todas essas células secretam muco alcalino , água (95%), glicoproteínas e lipídios. As junções de oclusão entre as células superficiais e da fosseta também participam da barreira de proteção na mucosa gástrica. 
 A mucosa do estômago é formada por epitélio glandular, cuja a parte secretora é tubular e ramificada e desemboca na fosseta gástrica (ver Figura 15.9).As glâdulas se diferenciam em cada região que se encontram. Todo o epitélio gástrico tem contato com tecido conjuntivo frouxo (lâmina própria), possuem células musculares lisas e células linfoides. O músculo liso, faz a separação das camadas da mucosas.
No estômago são identificadas quatro regiões: cárdia, fundo, corpo e piloro (ou antro) regiões do fundo e do corpo apresentam estrutura microscópica idêntica, assima penas três regiões são consideradas histologicamente
cárdia é uma banda circular estreita, na transição entre o esôfago e o estômago.
Sua mucosa contém glândulas tubulares simples ou ramificadas, denominadas glândulas da cárdia. As porções terminais dessas glândulas são enoveladas, com lúmen amplo. Muitas das células secretoras produzem muco e lisozima (uma enzima que destrói a parede de bactérias), algumas células parietais produtoras de H+ e Cl– (que formarão HCl no lúmen) também podem ser encontradas.
Fundo e corpo : glândulas tubulares, das quais três a sete abrem-se em cada fosseta gástrica. As glândulas contêm três regiões distintas: istmo, colo e base .A s celulas epiteliais nas glândulas gástricas não são distribuidas uniformemente. 
O istmo tem células mucosas em diferenciação , na qual serão substituidas as células da fosseta e as superficiais, células-tronco e células parietais (oxínticas). 
	Células mucosas podem estarem agrupadas ou isoladamente entre as células parietais no colo das glândulas gástricas Elas possuem forma irregular, com os núcleos na base das células e os grânulos de secreção perto da superfície apical. 
O colo contém células-tronco, mucosas do colo (diferentes das mucosas do istmo e parietais (oxínticas); a base das glândulas contém principalmente células parietais e zimogênicas .
 Células enteroendócrinas encontradas no colo e pela base das glândulas.
 Células-tronco pequena quantidade na região do istmo e do colo, as células-tronco são colunares baixas com núcleos ovais perto da base das células. 
Células parietais (oxínticas) são encontradas no istmo e no colo das glândulas gástricas e são menos presentes na base. Sãocélulas arredondadas ou piramidais, com um núcleo esférico no centro e citoplasma super eosinofílico. Possuem muitas mitocôndrias (eosinofílicas) e a invaginação circular profunda da membrana plasmática apical, formando um canalículo intracelular. Na célula sem se mover, muitas estruturas tubulovesiculares podem ser observadas na região apical logo abaixo da membrana plasmática. Nesta fase a célula contém poucos microvilos. Quando estimulada a produzir H+ e Cl–, as estruturas tubulovesiculares se fundem com a membrana celular para formar o canalículo e mais microvilos, provendo assim um aumento na superfície da membrana celular. A secreção das células parietais é feita atrvés de estímulo parassimpático , histamina e da gastrina. Gastrina e histamina são estimulantes da produção de ácido clorídrico, sendo os dois secretados pela mucosa gástrica. A gastrina posui um efeito trófico na mucosa gástrica, estimulando o seu crescimento.
Micrografia eletrônica de uma célula parietal parcialmente ativada.
MV: Microvilos
M: mitocondrias
Células zimogênicas (principais) Encontradas na região basal das glândulas gástrica.
 Sua função basofilia é por conter retículo endoplasmático granuloso abundante. Os grânulos em seu citoplasma contêm uma proenzima, o pepsinogênio. O pepsinogênio se transformana enzima proteolítica pepsina após ser secretado no ambiente ácido do estômago.
Células enteroendócrinas são encontradas principalmente próximas da base das glândulas gástricas . A serotonina e a ghrelina são os principais produtos de secreção. No antro, a gastrina (células G) constitui o principal hormônio secretado e é essencial para diversas funções gástricas. 
 O piloro (do grego, porteiro) contém fossetas gástricas profundas, onde as glândulas pilóricas tubulosas simples ou ramificadas se abrem. Comparada à região da cárdia, a região pilórica apresenta fossetas mais longas e glândulas mais curtas . Essas glândulas secretam muco e enzima lisozima. A região pilórica contém muitas células G, intercaladas com células mucosas. Estímulo parassimpático, presença de aminoácidos e aminas no lúmen, junto da distenção da parede do estômago, estimulam diretamente a atividade das células G, que liberam gastrinaativando a produção de ácido pelas células parietais.
 A submucosa é constituída por tecido conjuntivo um pouco denso que possuem vasos sanguíneos e linfáticos; além das células do Tc, também possuem células linfóides e macrófagos.
 Camadas musculares encontramos fibras musculares lisas orientadas em três direções principais. A camada externa é longitudinal, a média é circular e a interna é oblíqua. 
No piloro, a camada média é mais espessa para formar o esfíncter pilórico. O estômago é revestido por uma membrana serosa delgada.

Continue navegando