Nota 100 Administração Pedagógica Instrumentos Legais
9 pág.

Nota 100 Administração Pedagógica Instrumentos Legais


DisciplinaAdministração Pedagogica:instrumentos Legais102 materiais241 seguidores
Pré-visualização3 páginas
Nota: 100
Disciplina(s):
Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Gestão Escolar
	Data de início:
	09/11/2016 14:38
	Prazo máximo entrega:
	- 
	Data de entrega:
	27/11/2016 21:35
Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.
Questão 1/10 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o trecho de texto a seguir:
\u201cA gestão democrática implica a efetivação de novos processos de organização e gestão baseados em uma dinâmica que favoreça os processos coletivos e participativos de decisão. Nesse sentido, a participação constitui uma das bandeiras fundamentais a serem implementadas pelos diferentes atores que constroem o cotidiano escolar\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Consescol/ce_cad5.pdf>. Acesso em: 01 set. 2016.
De acordo com o texto-base Gestão escolar democrática: definições, princípios e mecanismos de implementação, com relação ao conselho de classe, podemos afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	tem como propósito verificar se os objetivos educacionais planejados pelos professores foram atingidos.
	
	B
	tem como função reunir a equipe pedagógica e definir a aprovação ou reprovação de alunos.
	
	C
	deve atuar em espaço de avaliação permanente, que tenha como objetivo avaliar a atuação do professor em sala de aula.
	
	D
	tem o papel de discutir e rever a natureza e a função da gestão educacional.
	
	E
	é um mecanismo de participação da comunidade na gestão e no processo de ensino-aprendizagem.
Você acertou!
O conselho de classe é mais um dos mecanismos de participação da comunidade na gestão e no processo de ensino-aprendizagem desenvolvido na unidade escolar (texto-base Gestão escolar democrática: definições, princípios e mecanismos de implementação, p. 12)
Questão 2/10 - Gestão Escolar
Leia o extrato de texto a seguir:
\u201cO conselho de classe constitui um momento próprio de reflexão sobre a prática educativa escolar, constituído em um espaço prioritário da discussão pedagógica, composto principalmente, pelos docentes e pela equipe técnico-pedagógica\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DALBEN, A. I. L. F. Conselhos de Classe e Avaliação: perspectivas na gestão pedagógica da escola. Campinas: Papirus, 2004. p. 57.
Sabemos que o conselho de classe é uma instância avaliativa. Nessa perspectiva, de acordo com o livro-base Gestão Educacional, responda à seguinte questão: quais devem ser as ações do educador nesse processo? Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
(   ) Levantar dificuldades em relação ao desempenho dos alunos.
(  ) Avaliar e vigiar a competência e desempenho dos outros professores, para denunciar os profissionais de ensino que estão aprovando alunos inaptos.
(   ) Identificar lacunas no processo de ensino-aprendizagem.
(  ) Apontar alternativas de superação e se comprometer com os encaminhamentos e soluções dos problemas encontrados.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	F \u2013 V \u2013 V \u2013 V
	
	B
	V \u2013 F \u2013 V \u2013 V
Você acertou!
\u201cO papel do educador no conselho de classe está em constituir consensos em relação à avaliação do corpo discente e das propostas pedagógicas. Por meio do conselho de classe é possível identificar lacunas no processo de ensino-aprendizagem e também levantar dificuldades em relação ao desempenho dos alunos. Oportunidade para apontar alternativas de superação e se comprometer com os encaminhamentos e soluções dos problemas encontrados. No conselho de classe o professor tem a oportunidade de maior conhecimento do aluno, para o seu atendimento pedagógico\u201d (p. 141).
	
	C
	V \u2013 V \u2013 F \u2013 F
	
	D
	F \u2013 F \u2013 V \u2013 V
	
	E
	V \u2013 V \u2013 V \u2013 F
Questão 3/10 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o excerto a seguir: 
\u201cA gestão democrática não é só um princípio pedagógico. É também um preceito constitucional. O parágrafo único do artigo primeiro da Constituição Federal de 1988 estabelece como cláusula pétrea que \u2018todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente\u2019\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://institutogate.com.br/download/artigos/Luciana%20Machado.pdf> Acesso em 16 set. 2016.
De acordo com o texto-base Projeto político-pedagógico e gestão democrática, a gestão democrática exige uma ruptura na prática administrativa da escola com o enfrentamento das questões da exclusão e reprovação e da não permanência do aluno na sala de aula, o que vem provocando a marginalização das classes populares. Esse compromisso implica:
Nota: 10.0
	
	A
	a transferência da responsabilidade de construção do projeto político-pedagógico aos pais.
	
	B
	a necessidade de abordagens behavioristas, como forma de estimular o bom comportamento.
	
	C
	a construção coletiva de um projeto político-pedagógico ligado aos interesses e necessidades da população.
Você acertou!
A gestão democrática é um princípio consagrado no artigo 206, inciso I, da Constituição Federal, e abrange as dimensões pedagógica, administrativa e financeira. A LDB (Lei nº 9.394, de 1996) define também normas de gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios estabelecidos pelo artigo 14: I - participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola; II - participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares equivalentes. A gestão democrática exige uma ruptura na prática administrativa da escola com o enfrentamento das questões da exclusão e reprovação e da não permanência do aluno na sala de aula, o que vem provocando a marginalização das classes populares. Esse compromisso implica a construção coletiva de um projeto político-pedagógico ligado aos interesses e necessidades da população (texto-base Projeto político-pedagógico e gestão democrática, p. 166)
	
	D
	a valorização da meritocracia, pois os alunos que permanecem no ambiente escolar sem dificuldades devem ser premiados.
	
	E
	o controle total do ambiente escolar, requerendo dos profissionais da educação planejamento e previsão impecáveis.
Questão 4/10 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o fragmento de texto a seguir:
\u201cA implementação de processos e práticas de participação coletiva, bem como a avaliação destas, é fundamental para romper com a lógica autoritária em que se estruturam as concepções e práticas dominantes de organização e gestão escolares\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Consescol/ce_cad5.pdf>. Acesso em: 01 set. 2016.
Conforme o texto-base A escola como lócus de formação docente, a gestão escolar é mediadora da formação contínua dos professores. Qual alternativa apresenta os grandes desafios vividos pelos gestores escolares, na busca por uma gestão democrática? Analise as alternativas a seguir e assinale a correta:
Nota: 10.0
	
	A
	A dificuldade para promover relações humanas de cooperação e solidariedade no interior da escola.
Você acertou!
As dificuldades para promover relações humanas mais cooperativas e solidárias no interior da escola constituem um dos grandes desafios vividos pelos gestores, os quais se veem às voltas com problemas de diferentes ordens, como insegurança, falta de professores, insuficiência de funcionários, deterioração do prédio e dos equipamentos, falta de recursos financeiros para dar conta das inúmeras