Buscar

resumo PARA PROVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gestão das informações.
Com relação aos termos dado e informação, podemos a􀃑rmar que: são complementares.
Comentário: Esses dois termos são intercambiáveis em muitos contextos, entretanto não são sinônimos. Na Tecnologia da Informação, os dados podem ser de􀃑nidos como material bruto, sem unidade, orientação ou valor especí􀃑co. Já a informação é o resultado dos dados trabalhados, isto é, quando eles são processados – quando se atribui unidade, medida ou direção e valor a eles – se transformam em informação. Portanto, ambos são complementares.
Gilbert, em seu artigo “O que vale é a estratégia”, aborda os sistemas de informação classi􀃑cando-os em dois tipos. São eles:
Informação operativa e informação competitiva.
Comentário: A classi􀃑cação em dois tipos dos sistemas de informação feita por Gilbert (1997, p. 9) reza o seguinte: o sistema de informação operativa é aquele que ajuda as diversas funções a executar algumas tarefas especializadas; o sistema de informação competitiva é aquele necessário p/ ajudar a criar e manter uma vantagem competitiva sobre a concorrência.
O que é PDI (Plano Diretor de Informática)?
É a preocupação da expansão, ampliação, modernização ou do
planejamento e implantação do Sistema de Inf..
Comentário: É o desdobramento do PEI, Planejamento Estratégico da Informação, levando à existência de um sistema que deve operar com efetividade.
O que é cultura da informação?
É o conjunto de valores, atitudes e comportamentos que in􀃒uenciam a forma como as pessoas, dentro da organização, avaliam, aprendem, recolhem, organizam, processam, comunicam e utilizam a informação. Comentário: É a forma de uso da informação dentro da organização.
O sistema de informação competitiva concentra-se em três pontos. São eles: Vantagem competitiva, nos fatores chave de sucesso e grupo de informação.
Comentário: Atualmente, a cultura da informação exige velocidade, rigor, certeza e disponibilidade da informação, motivo pelo qual é preciso classi􀃑cála e entendê-la. É a compreensão disso que permite entender o relacionamento da informação com a vantagem competitiva que a empresa possui, pretende conquistar ou manter.
P/ cada tipo de organização existe uma cultura da informação mais adequada. E p/ de􀃑nir qual seria a cultura mais apropriada, uma empresa pode recorrer a dois critérios
importantes. São eles:
O grau de incerteza da informação sobre o mercado e o grau de
complexidade da informação sobre os produtos e os processos.
Comentário: P/ estabelecer a cultura da informação mais apropriada p/ uma organização, recorrendo aos dois critérios citados na alternativa B, é preciso responder a duas questões. A primeira é: qual é o grau de incerteza da informação sobre o mercado dos nossos produtos ou serviços? Ele é alto
ou baixo? E a segunda: qual é o grau de complexidade da informação sobre os nossos produtos e processos? Ele é alto ou baixo? A resposta a essas indagações permitirá encontrar a cultura da informação mais adequada à empresa. 
Qual a diferença entre o administrador e o operador?
O administrador planeja as atividades que o operador deve realizar, as quais se referem ao funcionamento dos sistemas, ou seja, o operador deve executar as atividades previamente planejadas e descritas.
Comentário: O administrador não opera, ele lidera e coordena as pessoas, conduzindo o esforço destas p/ um mesmo 􀃑m. E o objetivo das atividades planejadas pelo administrador e executadas pelos operadores é assegurar a sobrevivência contínua da organização, priorizando os princípios, as crenças e os valores determinados por ela.
Quando uma empresa decide fazer um PEI (Planejamento Estratégico da Informação), ela tem determinada 􀃑nalidade em vista. Qual o signi􀃑cado de um PEI?
É a expressão de uma meta de sobrevivência vital da organização, que exige informação ótima, ou seja, é a informação certa, no tempo, no lugar e na forma desejada.
Comentário: A realização de um PEI expressa a preocupação com o atendimento dos itens necessários p/ a implantação de um sistema de informação e de sua aplicação comercial, com a 􀃑nalidade de atender à evolução e crescimento da empresa.
Ser claros(as), únicos(as), atualizados(as), precisos(as), verdadeiros(as) e normatizados(as) são características dos(as):
Inf.. Comentário: As características assinaladas na apresentação da questão se referem à informação, assim como à regra da cultura da informação.
Únicos(as), sem sentido, orientação ou unidade quanti􀃑cável são características dos(as): Dados.
Comentário: As características citadas na apresentação da questão se referem, naturalmente, aos dados, uma vez que estes são fatos apresentados em sua forma primária, ou seja, ainda não passaram por processo eletrônico de seleção, manipulação e organização.
Ambiente empresarial, sistemas de inf. internos e externos, são características de:
Sistema global de inf.. Comentário: São caracterizados pela conjunção dos sistemas internos e externos à organização dentro do ambiente empresarial (fornecedores, clientes, concorrentes, governo etc.)
O nível mais apropriado ao operador, geralmente requer inf. detalhadas sobre operações do dia a dia, não a informação ampla e estratégica. Estamos falando de inf.: Operacionais.
Comentário: Sistemas de inf. operacionais, que exigem o
detalhamento do dia a dia p/ a operação das atividades 􀃑m da
organização. O carro-chefe da produção, por exemplo.
Planejamento estratégico da empresa; planejamento estratégico da informação; análise da área de negócios; projeto de sistemas; construção do sistema; implantação do sistema; manutenção do sistema e integração como palavra-chave são etapas do:
Desenvolvimento e implantação de sistemas de informação. Comentário: São as etapas pertinentes ao processo de implantação de sistemas de informação.
Preencha a lacuna com a expressão adequada:
Os sistemas de informação_ evoluíram de uma orientação p/ o processamento de dados p/ oapoio à tomada de decisão estratégica, colaboração do usuário 􀃑nal e conexão à rede global.
Comentário: Evolução dos sistemas de informação e aplicação.
Qual é o conceito de vantagem competitiva?
É qualquer característica do produto ou serviço da empresa que os clientes reconhecem como um diferenciador positivo em relação a outras empresas e, por isso, são atraídos p/ comprar da empresa. 
Comentário: A vantagem competitiva advém do reconhecimento por parte do cliente, que coloca a empresa em vantagem competitiva. 
Qual é o sistema baseado em controle integrado da produção e da gestão do negócio? ERP.
Comentário: São os sistemas integrados de gestão direcionados a controle da produção, 􀃑nanças, marketing, recursos humanos e outras.
Sistemas de Informação Gerencial (SIG) são utilizados em grandes corporações com o objetivo de integrar os departamentos e as inf. corporativas que movimentam a organização através de redes e recursos computacionais na administração da empresa
p/ atingir os objetivos estabelecidos de maneira e􀃑ciente, de modo a colocar a empresa em vantagem competitiva. Qual a principal característica de um SIG?
Ser utilizado na tomada de decisão.
Comentário: O uso dos ERP como SIG deriva da tomada de decisão
com base no sistema.
Sistemas de intercâmbio de inf., de􀃑nidos pela troca eletrônica de inf. estruturadas de dados por meio de uma rede qualquer. Referem-se a:
EDI. Comentário: O uso dos EDI facilita a troca de inf. e agiliza o uso de sistemas em redes, especialmente na internet.
São ferramentas de software p/ apoio e suporte à decisão, essenciais ao processo decisório composto de pessoas, procedimentos, banco de dados e precisam apresentar
certa 􀃒exibilidade p/ atender aos dados internos e externos à organização. Estamos falando de sistemas: SAD. 
Comentário: O uso dos SAD, sistemas de apoio à decisão, são base p/ os SIG, dão apoio à tomada de decisão de maneira 􀃒exível.
São sistemas projetados p/ aperfeiçoar processos de planejamento e controle,fornecem ao executivo novas inf. ou oferecem as existentes mais rapidamente, Revolucionando o 􀃒uxo das inf.. Referem-se aos sistemas: SAES. 
Comentário: O uso dos SAES, sistemas de apoio ao executivo, são os que fornecem mais agilidade ao processo e e􀃑ciência na administração do negócio, uma vez que dão acesso aos indicadores do sucesso na organização, podendo ser os catalisadores p/ o aumento da produtividade.
Este item é o valor agregado aos produtos da organização por meio de informação e conhecimento. Ele é composto pelas habilidades e pelos conhecimentos das pessoas, pela tecnologia e pelos processos ou pelas características especí_cas de uma organização. Os dados trabalhados se transformam em informação. A análise da informação produz o conhecimento. O conhecimento utilizado de maneira organizada, como forma de
incrementar o acervo de experiências e a cultura da organização, constitui-se em capital intelectual. A gestão desse item ocupa-se da forma como a organização estimula, identi_ca, desenvolve e protege o conhecimento e o acervo tecnológico p/ desenvolver
esse item. O texto diz respeito: Ao capital intelectual.
Comentário: É a caracterização e a aplicação da de_nição do capital intelectual, quanto à proteção do conhecimento e do acervo tecnológico da organização.
Leia atentamente as a_rmações a seguir referentes ao que compõe o capital intelectual que dá valor agregado aos produtos da organização por meio de informação e conhecimento:
II. Pelas habilidades e pelos conhecimentos das pessoas.
III. Pela tecnologia.
IV. Pelos processos ou pelas características especí_cas de uma organização.
Comentário: Trata-se da caracterização e aplicação da de_nição do capital intelectual quanto à proteção do conhecimento e do acervo tecnológico da organização. 
Leia atentamente o texto a seguir:
Marca brasileira, produto chinês Fonte: Portal Superávit – MG 09/10/2006 “No próximo dia 20, o empresário Lúcio Costa, dono da Suggar Eletrodomésticos, espera a chegada da primeira leva de um total de 700 contêineres provenientes da China. Serão desembarcados no porto de Tubarão, no Espírito Santo, com destino a Minas, eletrodomésticos como adegas de vinho climatizadas, máquinas de fazer cubos de gelo, coifas, fogões cooktop, batedeiras, ferros elétricos, grills, misteiras, liquidi_cadores e fornos elétricos de três tamanhos diferentes. Esses produtos, inteiramente fabricados no país asiático, a nada menos do que 20 mil quilômetros de distância da costa brasileira, chegarão às lojas especializadas do ramo com a marca Suggar, velha conhecida dos consumidores mineiros.” A leitura desse texto nos leva a acreditar que:
As marcas dos produtos ou serviços de uma empresa são o meio pelo qual o público pode diferenciar tais produtos ou serviços dos demais. Uma vez tendo perdido tal direito de exclusividade de uso, a empresa perdeu mercado e, consequentemente, o seu valor no mercado. Uma marca pode ser o bem mais valioso entre os imobilizados de uma empresa, ou seja: uma marca pode valer mais que todo o ativo tangível da empresa ou até mesmo ser a única razão de existência dela.
Comentário: É a aplicação dos conceitos de gestão do capital intelectual, na de_nição e nos aspectos de marcas e suas divisões, com a aplicação no mercado como um minicase.
O que é o valor agregado aos produtos da organização por meio de informação e conhecimento? Capital intelectual.
Comentário: É o capital intelectual, composto por habilidades, tecnologia e processos ou características especí_cas da organização.
O que é uma marca?
Uma marca ou sinal colocado no produto ou serviço p/ diferenciá-lo dos demais e funciona como elemento identi_cador e representativo da empresa, ou de uma instituição.
Comentário: é a de_nição de marca e a aplicação do conceito.
Política contra Aids divide “pais” do HIV Folha de S.Paulo 13/10/2008 “Os únicos pontos em comum entre os dois cientistas franceses vencedores do Prêmio Nobel de Medicina deste ano parecem ser sua amizade e o combate incansável ao vírus da Aids. Françoise Barré-Sinoussi, 61, e Luc Montagnier, 76, que isolaram o HIV juntamente com Jean-Claude Chermann (excluído do Nobel) em 1983, divergem em pontos sensíveis sobre o tratamento e a política de combate à Aids, como a delicada questão da quebra depatentes - ela é a favor, ele é contra - ou o prazo p/ a descoberta de uma vacina terapêutica.” Qual das alternativas representa os três grupos de patentes no Brasil?
Patente de invenção, modelo de utilidade e desenho industrial.
Comentário: É a aplicação dos conceitos de gestão do capital intelectual, nos aspectos de patente e sua divisão em grupos.
Qual é a diferença entre marca e signo? 
Nenhuma, pois são, no enfoque da gestão de marcas e patentes, a
mesma coisa. Comentário: Não existe diferença, uma vez que são a mesma coisa, uma marca é um signo e vice-versa.
Qual é a semelhança entre patente e registro?
Nenhuma, pois são etapas e ações distintas no processo de
preservação do capital intelectual.
Comentário: A patente é um documento legal que exprime o vínculo de criação ou de aperfeiçoamento entre um autor (o inventor) e um objeto. Registro é a documentação da ideia ou da marca em cartório.
Segundo o tipo predominante de usuários, um sistema de inf. pode ser dividido em: Operativos e competitivos.
Comentário: É dividido devido à sua adequada funcionalidade interna que consiga manter e ampliar as vantagens competitivas.
Um conjunto de critérios p/ quanti_car a excelência administrativa.” Esse texto referese a:
Sistemas de informação excelente. Comentário: Refere-se a sistemas de informação excelente, pois são aferidos, medidos em relação a aspectos administrativos adotados como padrão, como o PNQ.

Continue navegando