Buscar

AD 2

Prévia do material em texto

Gestão em Saúde Pública
Gestão da Vigilância à Saúde
Professor: Prof. M.Sc. Mariane de Paula Gomes
Aluna: Ana Paula de Oliveira Figueiredo Alexandre
Atividade 2
Comente como profissional da administração, o desafio de transformar as práticas das vigilâncias.
	Novos papeis, relações e práticas inovadoras são necessários para compartilhar atribuições e responsabilidades em todos os níveis do sistema de vigilâncias. As discussões realizadas em torno da alteração de terminologias precisam ser superadas, de forma a produzir um espaço que agregue a conformação das práticas das vigilância(S), respeitando a condição concreta de cada território.
	O dispositivo de articulação poderia ser a operacionalização de planos e projetos por áreas afins fomentando a produção de ações que potencializem os recursos e tecnologias disponíveis dentro de um processo permanente de planejamento, monitoramento e avaliação.
Com base no que foi visto até agora, comente dois desafios elencados nesta Unidade de Aprendizagem e proponha alternativas para superação.
	Uns dos desafios apresentados e talvez o mais importante está relacionado a Transformar as Práticas das Vigilâncias: articulação e controle social. A participação do controle social ainda não é realidade em nenhuma das vigilâncias, porém a relevância dessa participação se justifica na busca da equidade e justiça social e na ideia de que as decisões em saúde não obedecem necessariamente a uma racionalidade técnica. Dar protagonismo à sociedade na vigilância em saúde se dá por meio dos Conselhos de Saúde, em suas diversas modalidades, como o Conselho Nacional, Conselhos Estaduais, Municipais, Locais, e das Comunidades Indígenas. Realizar debates nesses dispositivos com o objetivo de explicitar a importância das vigilâncias na sociedade pode ser uma alternativa motivacional para que esses atores se tornem aliados nos planejamentos e ações de todas as modalidades das vigilâncias.
	Outro desafio que chama atenção é o Monitoramento e Vigilância Ativa para Melhoria de Produtos e Serviços. A análise da situação de saúde propicia ações de monitoramento contínuo no país, por meio de estudos e análises que identifiquem e expliquem problemas de saúde e o comportamento dos principais indicadores de saúde, contribuindo para um planejamento mais abrangente na área. Integrar os sistemas de vigilância com sistemas de informação, para o melhor planejamento de ações, pode ser uma alternativa para o uso de tecnologias da informação serem mais eficazes e amplas.
3. Um dos desafios comuns a todas as vigilâncias é a incorporação do controle social do SUS e da participação popular. Na sua opinião, isso é ou não relevante? Por quê?
	É de extrema relevância as questões da intersetorialidade e do controle social ao ponto que na Lei n. 8.080/1990, em seus artigos 12 e 13, cria comissões intersetoriais de âmbito nacional em alguns dos componentes das vigilância(S) em saúde. Porque no processo de mobilização dos serviços de vigilância sanitária, o controle social promove a construção da consciência sanitária na sociedade.

Continue navegando