Buscar

GD endocrino,reprodutor e fetal - respostas

Prévia do material em texto

Grupo de Estudo (GD): Fisiologia Sistema Endócrino 
 
Você está de plantão na maternidade e G.U.I 32 anos entra em trabalho de parto. Mas o nascimento da criança está se complicando, pois, a criança está entrando em sofrimento fetal. O que você sugere. Justifique R- Sofrimento fetal = Privação de oxigênio (o feto está sendo submetido a períodos de hipóxia). Eu como enfermeira sugiro uma Cesária, pois se o feto não está recebendo devidamente oxigênio ele pode ir a óbito ou ficar com sequelas. 
Cliente, T.O.F, 28 anos está muito acima do peso. Ela procura um médico que na primeira consulta solicita exames seus. Trata-se de uma pesquisa hormonal (TSH, T3 e T4). Os níveis destes hormônios estão normais. Mesmo assim ele prescreve uma fórmula manipulada de medicamentos para emagrecimento que contém estes hormônios. Com os medicamentos ela passou a apresentar alterações no sistema nervoso (aumentou a atividade). No sistema circulatório apresentou alterações circulatórias. Inicialmente ela conseguirá emagrecer? Justifique. TSH (hormônio estimulante da tireoide =produzido pela hipófise e induz o aumento ou diminuição da atividade da tireoide. Ele induz a tireoide a produzir T3 e T4). T3 e T4 (triiodotironina e tiroxina = produzidos pela glândula tireoide e que regulam o metabolismo). R= sim, inicialmente ela conseguirá emagrecer pois, com a ajuda desses fármacos sua atividade metabólica irá dobrar e consequentemente ela perderá peso. Entretanto, após um tempo o hormônio T3 e T4 irá regular o metabolismo fazendo com que suas atividades nervosas e circulatórias normalizem. 
3-Um cliente te procura no Posto de saúde ao qual você é o responsável. Explica para você que seu filho está muito acima da altura para sua idade. Ela te pergunta o que poderia ser. O que você apresentaria como provável diagnóstico para o filho dela. Como você pode ter certeza desta suspeita.GH (hormônio do crescimento) = produzido pela hipófise R=Excesso de GH. Pediria um teste desse hormônio. 
Seu amigo está com dificuldades na escola e suas notas não estão boas. Durante as aulas ele na maioria das vezes ele está dormindo. Durante a anamnese você observa que ele se alimenta normalmente não exercendo exageros na alimentação, mas ainda sim ele está acima do peso. Dê provável causa desta patologia. Como confirmar sua suspeita? Justifique.Os hormônios da tireoide são responsáveis pelo nosso metabolismo basal- eles estimulam nossas células a trabalharem e garantem que tudo funcione corretamente. Quando produzimos esse hormônio em excesso (HIPERTIREOIDISMO), o metabolismo passará a funcionar de forma acelerada (ficamos mais dispostos, com insônia); quando a tireoide não está produzindo quantidade suficiente desses hormônios temos o (HIPOTIREOIDISMO), o metabolismo fica mais lento, e como resultado temos o cansaço excessivo. R= Hipotireoidismo (explicaria o aumento de peso devido ao metabolismo estar mais lento. Solicitar exame dos níveis de T3 e T4. 
M.U.Y, 32 anos antes de sair de casa para faculdade tomou um café bem reforçado. Durante o primeiro e segundo horários ele não apresentou fome e suas células receberam energia. Mas depois disto apresentou fome mas o professor não deu intervalo de aula. Nem por isso a aluna passou mal. Explique no primeiro momento onde ela conseguiu energia. E no segundo momento? Quais alterações hormonais ocorreram em M.U.Y, durante a aula no período da manhã? 
Cliente V.M.M, 34 anos, se apresentou ao pediatra para acompanhamento médico de sua filha que nasceu há dois meses. A saúde da criança estava ótima. Houve apenas uma recomendação médica que faz parte da rotina, sendo indicado exposição ao sol pela manhã durante 30 minutos ao dia. Justifique este procedimento R= A principal forma de ativar a vitamina D é fazendo com que ela seja sintetizada na nossa pele pela ação da luz solar. A exposição ao sol é de extrema importância pois é ela que regula a quantidade de cálcio e fósforo estimulando a saúde dos nossos ossos. 
 7- Marque (V) ou (F). Justifique -O pâncreas é uma glândula alongada, situada imediatamente abaixo do estômago, e é formado por dois tipos distintos de tecido. Um desses tipos corresponde aos ácinos secretores de sucos digestivos para o lúmen intestinal; o outro tipo é o das ilhotas de Langerhans, que secretam hormônios diretamente no sangue; esta secreção para o sangue é uma função endócrina representada pelas células alfa, que secretam a insulina e pelas células betas que secretam o glucagon, enquanto a secreção dos sucos digestivos é uma função exócrina= F. Células alfa secretam glucagon e as células beta secretam insulina. 
Quais são os hormônios gonadotrópicos e seus efeitos em ambos os sexos? O hipotálamo vai liberar fatores libertadores dos hormônios que fazem a hipófise liberar os hormônios: R= LH (hormônio luteinizante) à estimula a produção de testosterona pelas células intersticiais dos testículos a características sexuais secundárias, elevação do desejo sexual. E FSH (hormônio folículo estimulante) à estimula a espermatogênese pelas células dos túbulos seminíferos. CARACTERÌSTICA MASCULINA FSH: causa a proliferação das células foliculares ovarianas e estimula a secreção de estrógeno (função de proliferação), levando as cavidades foliculares a desenvolverem-se e a crescer. LH: aumenta ainda mais a secreção das células foliculares, estimulando a ovulação. CARACTERÍSTICA FEMININA 
9-Descreva a fisiopatologia do Hipertireoidismo 
11 - Descreva a fisiopatologia da Diabetes Mellitus. 
Quais são os hormônios do córtex e da medula da suprarrenal? Quais suas funções. 
 R= A glândula suprarrenal é formada por dois tecidos embrionários diferentes, que originam duas partes da glândula: o córtex suprarrenal e a medula suprarrenal. Sendo assim, cada parte dessa glândula produz hormônios diferentes, A medula suprarrenal é responsável pela produção de adrenalina e noradrenalina. Os dois hormônios são liberados em grandes quantidades no organismo depois de fortes reações emocionais (como susto, medo, estresse) e provocam aumento dos batimentos cardíacos e pressão arterial, constrição dos vasos, etc
Adrenalina: tem efeito contrário ao da insulina, sendo liberada quando o nível de glicose no sangue está baixo. Ela também atua como um neurotransmissor, sendo liberada quando há estresse físico ou mental. Sua falta causa taquicardia, bradicardia e disfunções no nível de glicose.
Noradrenalina: esse hormônio acelera os batimentos cardíacos e mantém a tonicidade muscular nos vasos sanguíneos, controlando a pressão sanguínea.
O córtex suprarrenal é responsável pela produção dos hormônios cortisol e aldosterona.
Cortisol: estimula a formação de carboidratos a partir de proteínas e outras substâncias, processo chamado de gliconeogênese. Esse hormônio também diminui a utilização de glicose pelas células, aumenta o armazenamento de glicogênio pelo fígado, mobiliza ácidos graxos que serão úteis na produção de glicose e impede o desenvolvimento de inflamações.
Aldosterona: auxilia na retenção de sódio, agindo no equilíbrio dos líquidos. Glândulas salivares e sudoríparas sofrem a influência desse hormônio na retenção de sódio, enquanto que ele também interfere na absorção de sódio pelo intestino. Aumenta a reabsorção de potássio.
13-Quais hormônios estão associados com o metabolismo do cálcio? Em quais glândulas são secretados? Cite as funções destes hormônios. R=(PTH) Paratormônio, também conhecido como hormônio da paratireoide, é secretado pelas paratireoides, que liga-se a receptores de membrana em células-alvo (nos ossos, rins e intestino) e atua estimulando a captação de cálcio para o meio extracelular. Calcitonina, é secretada pelas glândulas tireoides. A elevação desse cálcio no sangue estimula a tireoide a secretar esse hormônio (promove a deposição de cálcio nos ossos e a eliminação de cálcio na urina, além de inibir a absorção desse material pelo intestino. 
 
Prof. Dr. Alexandre Penido/UFMA alexandre.penido@ufma.br 
 
Os dois principais mecanismo de comunicação e coordenaçãodo corpo humano: Sistema Nervoso (irá se comunicar através de sinais elétricos ,ou seja impulsos nervosos) e Glândulas Endócrinas ( se comunica através de sinais químicos ,ou seja os hormônios) ; elas são glândulas sem ductos, ou seja , elas secretam diretamente no interior dos capilares (sanguíneos). 
Os hormônios são mensageiros que vão influenciar ou controlaras atividades de tecidos ou órgãos –alvos. A maioria dos hormônios são transportados pelo sangue. 
GD 2– SISTEMA ENDÓCRINO, REPRODUTOR E FETAL 
1 - Um teste simples para diagnosticar gravidez é vendido em farmácias. Qual o hormônio que está envolvido neste teste? Quem o produz? Ele é confiável? Justifique
R=beta-HCG (hormônio gonadotrofina coriônica humana), é produzido pela placenta durante a gravidez. O teste traz 99% de certeza. 
2- Cliente, J.A.M., 28 anos em consulta ginecológica recebeu uma ótima notícia, está grávida. A partir de agora ela deve seguir algumas orientações: dentre elas podemos citar uma alimentação de 2 em 2 horas do contrário ela sentirá enjôo, ânsia de vômito e até tontura. O que pode causar estes sintomas? Justifique.
R=. Os sintomas podem acontecer devido à baixa de glicose no sangue já que o feto se alimenta da reserva nutricional da mãe através da placenta. O metabolismo acelera para compensar o gasto energético do bb e da mãe.
3- A partir da fecundação várias mudanças ocorrem na mulher, que geralmente são causadas pelo feto que a partir de agora irá sobreviver custe o que custar, lógico dentro dos padrões fisiológicos. Para isto ele altera o funcionamento do sistema endócrino da mãe. Que alterações são essas e quais seus efeitos diretos para a manutenção de sua sobrevida?
Os hormônios são de grande importância durante a gestação, os principais são: a progesterona, a gonadotropina coriônica humana (Hcg), o estrogênio, o lactogênio placentário humano (Hpl) e a somatomamotropina coriônica humana.
- Progesterona: O seu principal papel é relaxar a musculatura do útero, crescimento das mamas, aumento no tamanho da vagina desenvolvendo assim os grandes e pequenos lábios, aumento da pelve para facilitar a passagem do bebê na hora do parto, além de participar na mamogênese.
- Hcg: tem papel fundamental no início da gestação, pois a placenta não consegue produzir progesterona e estrogênio suficiente para o desenvolvimento do feto, cabendo ao Hcg essa função.
- Estrogênio: se encarrega pela função de promover o aumento na elasticidade da parede do útero e do canal cervical, participa no metabolismo do ácido fólico e na mamogênese.
- Hpl: sua principal função é no processo de iniciação de produção do leite, conhecida como lactogênese.
- Somatomamotropina coriônica humana: participa na nutrição adequada do feto e também tem a função de ajudar em seu crescimento.
R= A primeira transformação é a falta da menstruação (a progesterona impede a descamação do endométrio). No início da gravidez a placenta ainda está se formando e quem mantém o metabolismo é a progesterona, produzida pelo ovário em altas doses. A partir do quarto mês, a placenta começa a funcionar perfeitamente.
4- Qual a constituição das pílulas anticoncepcionais? Como elas desempenham o papel de anticoncepção? O aumento de pressão arterial pode ser um de seus efeitos colaterais? Justifique. R=. As pílulas são hormônios sintéticos que agem no organismo afim de impedir a ovulação. São compostas pelo hormônio progesterona e estrogênio. Sim. 
5- Cite 03 funções da testosterona. Cite os hormônios ovarianos e suas funções. R= TESTOSTERONA- Determina as características físicas e comportamentais dos homens: fortalecimento da estrutura óssea; engrossamento da voz na puberdade; aumento da massa muscular; formação e manutenção de pelos (barba, por exemplo); maturação dos órgãos sexuais; ESTROGÊNIO- desenvolvimento dos caracteres sexuais femininos, age sobre o crescimento das células, pois as induzem a se proliferar, aumentando o tamanho de músculos, vagina, mamas, glândulas, quadris, coxas, dando um formato ovoide a essa região, diferentemente dos homens, que possuem a região do quadril afunilada. Possui função no crescimento de pelos pubianos, desenvolvimento de pequenos e grandes lábios e deposição de tecido adiposo. Portanto, é o estrogênio que promove as características físicas femininas. PROGESTERONA-está principalmente relacionada com a preparação do útero para a aceitação do embrião e à preparação das mamas para a secreção láctea. Em geral, a progesterona aumenta o grau da atividade secretória das glândulas mamárias e, também, das células que revestem a parede uterina, acentuando o espessamento do endométrio e fazendo com que ele seja intensamente invadido por vasos sanguíneos; a progesterona inibe as contrações do útero e impede a expulsão do embrião que se está implantando ou do feto em desenvolvimento.
6-Um importante exame realizado pelos bioquímicos, chamado de espermograma, consiste em avaliar o número de espermatozoides presentes na amostra assim como o volume da amostra. Este exame muitas vezes, está associado com a infertilidade masculina. Diante disso, qual o volume esperado de sêmen de um paciente e qual a quantidade de espermatozoides? R= Igual ou maior que 1,5 ml e a quantidade de espermatozoides deve ser maior ou igual que 39 milhões por ejaculação.
8- Quais as ações da Somatomamotropina Coriônica e da Gonadotropina Coriônica? R= Somatomamotropina coriônica humana: participa na nutrição adequada do feto e também tem a função de ajudar em seu crescimento. - Hcg: tem papel fundamental no início da gestação, pois a placenta não consegue produzir progesterona e estrogênio suficiente para o desenvolvimento do feto, cabendo ao Hcg essa função.

Continue navegando