Buscar

Avaliação de Risco e Impactos Ambientais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação de Risco e Impactos Ambientais – EDI/MEA/TST
Data: 28 /06/ 2019.
Aluno (a): Uendell Luis Gomes Pereira	
Atividade Prática e de Pesquisa
NOTA:
INSTRUÇÕES:
Esta Avaliação contém 18 (dezoito) questões, totalizando 10 (dez) pontos;
Baixe o arquivo disponível com a Atividade de Pesquisa;
Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação: 
Nome / Data de entrega.
As respostas devem ser digitadas abaixo de cada pergunta;
Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade Prática;
Envio o arquivo pelo sistema no local indicado;
Em caso de dúvidas consulte o seu Tutor.
1.	Pesquise e cite três exemplos de impactos ambientais positivos e três negativos, justificando quais os fatores impactantes de cada um deles.
R:
Positivo
Limpeza dos rios e mares, função está que pode beneficiar, não só a vida marinha como o bem-estar da população, como os banhos de mares e rios um habito saudavél.
Replantio de arvores – causando não só um bem para o meio ambiente, como também dando mais segurança aos solos, evitando tragédias.
empreendimentos que criam espaços verdes em meio a grandes centros urbanos são alguns exemplos desse tipo de impacto ambiental.
Negativo:
Despejo de resíduos poluentes em rios e lagos – causando perdas no mundo animal marinho, tanto quanto em possíveis locais que um rio serve de agua para uma população
Emissão de gás carbônico - ações que causam mudanças no ar provocando incômodos persistentes ao meio
Criação de casas em barrancos, retirando arvores e pedras, que podem causar desmoronamento e outras tragédias ambientais.
2.	Que tipos de danos ambientais os patrimônios históricos e públicos podem sofrer em razão da degradação ambiental?
R:
Poluição
Corrosão 
3.	Qual contribuição um funcionário poderia dar, em sua atividade profissional, social ou similar, para a redução de impactos ambientais negativos no solo, no ar, na água e no meio biótico? Justifique.
R:
Ao construirmos uma área de proteção ambiental, recuperarmos áreas degradadas, limparmos lagos e promovermos campanhas de plantio de mudas, estamos também causando impacto no meio ambiente. Essas medidas, no entanto, provocam modificações e alteram a qualidade de vida dos humanos e de outros seres de uma maneira positiva
4.	Cite um empreendimento ou atividade produtiva que esteja sendo desenvolvida, e que, em sua análise, possa representar um risco potencial de degradação ambiental ou de poluição para o meio ambiente. Faça um levantamento dos fatores ambientais que possam ser atingidos e descreva resumidamente os impactos negativos encontrados.
R:
A atividade mineradora e o garimpo promovem impactos diretos na natureza, levando a deterioração do ambiente. Tanto o garimpo quanto a mineração extraem recursos que se encontram no solo ou no subsolo, de onde são retirados diversos tipos de minérios (ouro, prata, minério de ferro, estanho, bauxita e muitos outros)
5.	A ISO 14001 é um sistema de gestão ambiental para os passivos ambientais das empresas, e de gerenciamento sustentável dos recursos naturais nas empresas; é possível a sua implantação em empreendimentos de grande porte, como estradas, hidrelétricas ou construção de aeroportos? Justifique a sua resposta, sempre fundamentado com exemplos.
R:
Sim, tem como foco a proteção ao meio ambiente e a prevenção da poluição equilibrada com as necessidades sócio-econômicas do mundo atual
6.	Quais as semelhanças e diferenças dos impactos ambientais, negativos ou positivos, gerados pelos grandes empreendimentos de infraestrutura e de desenvolvimento econômico e as indústrias de bens e serviços? Explique.
R: 
Além do “empobrecimento” do solo, a erosão é determinante para impactos ambientais sociais como o deslizamento de encostas em áreas de moradias não planejadas, que, em razão do déficit habitacional e da pobreza econômica da maioria da população, as camadas mais carentes foram ocu- pando progressivamente, formando as comunidades conhecidas anteriormente como “favelas”, sem contar a expansão imobiliária turística e o desenvolvimento de obras de infraestruturas (estradas, ferrovias, aeroportos ou túneis) e outros empreendimentos, que, em um passado não muito distante, não tinham suas avaliações de impacto ambiental (e, principalmente, de seus potenciais riscos de degradação ambiental e de acidentes) realizadas adequadamente.
7.	O EIA precisa ser feito por uma equipe de profissionais e colaboradores que possam contribuir tecnicamente para o desenvolvimento dos trabalhos. Pesquise e dê exemplos de profissionais que podem contribuir para o desenvolvimento do EIA.
R: Equipe Multidisciplinar: coordenador de meio ambiente; coordenadores de meio; responsáveis por temas; técnicos e estágiários; outros tipos de colaboradores.
8.	A consulta à população local é muito importante no desenvolvimento do EIA; explique que tipos de informação podem ser relevantes para a avaliação impactante dos empreendimentos e das atividades potencialmente poluidoras.
R: Além de atender princípios e objetivos das mais variadas leis e políticas vigentes, cada uma em seu tempo e finalidade, o artigo 5o da Resolução Conama no 01 /86, em sua redação oficial, deter- mina as seguintes diretrizes gerais para o desenvolvimento dos estudos ambientais:
I - Contemplar todas as alternativas tecnológicas e de localização de projeto, con- frontando-as com a hipótese de não execução do projeto;
II - Identificar e avaliar sistematicamente os impactos ambientais gerados nas fases de implantação e operação da atividade;
III - Definir os limites da área geográfica a ser direta ou indiretamente afetada pelos impactos, denominada área de influência do projeto, considerando, em todos os casos, a bacia hidrográfica na qual se localiza;
lV - Considerar os planos e programas governamentais, propostos e em implanta- ção na área de influência do projeto, e sua compatibilidade.
Parágrafo Único - Ao determinar a execução do estudo de impacto ambiental o órgão estadual competente, ou o IBAMA ou, quando couber, o Município, fixará as diretrizes adicionais que, pelas peculiaridades do projeto e características ambien- tais da área, forem julgadas necessárias, inclusive os prazos para conclusão e análise dos estudos.
9.	Pesquise algum empreendimento de grande porte e que esteja sendo desenvolvido em nosso país de acordo com os parâmetros do formato básico para o EIA. Faça uma descrição das informações levantadas.
R:
10.	Selecione um dos métodos de AIA descritos no material didático e escolha um impacto ambiental; depois explique como se aplicaria o método para sua avaliação de impactos ambientais, procurando detalhar o seu uso na detecção e dos demais aspectos ambientais encontrados.
R:
11.	Pesquise um impacto ambiental de grande magnitude e utilize o método Ad Hoc para a sua avaliação de impactos ambientais.
R:
12.	Faça uma análise de significâncias dos impactos encontrados nos exercícios anterior- res, utilizando os aspectos ambientais abordados no livro, ou pesquise outro método para a determinação das significâncias.
R:
13.	Há muitas atividades industriais que requerem o licenciamento ambiental, em razão dos impactos potencialmente poluidores que podem causar. Escolha três dessas atividades e explique quais os motivos (impactos, aspectos legais etc.) para a sua obrigatoriedade de requerer o licenciamento ambiental.
R: 
14.	Aterros sanitários são atividades de serviços que necessitam do licenciamento ambiental? Por quê? Justifique a sua resposta.
R: 
15.	É necessária a intervenção do Estado para o controle dos recursos hídricos no país? Há setores produtivos ou empreendedores que necessitam da outorga da água, para seu usufruto, no desenvolvimento econômico de suas atividades. Explique e dê exemplos.
R:
16.	Pesquise um projeto de recuperação ambiental, abordando principalmente quais fatores ambientais foram recuperados eos métodos utilizados para o alcance desses resultados.
R:
17.	É possível uma restauração ambiental de uma área totalmente degradada? Ou só́ é possível uma recuperação parcial do meio biótico devastado e de seus recursos naturais? Explique, citando exemplos verídicos que tenham sido noticiados na mídia, de projetos de sucesso de recuperação ambiental e de outros que não conseguiram seus objetivos.
R:
18.	As poluições atmosférica, sonora e visual são outros exemplos de impactos ambientais negativos, que podem ocorrer na implementação de empreendimentos e atividades impactantes. Descreva que tipos de alteração esses fatores impactantes podem promover negativamente sobre o meio ambiente.
R:
Avaliação de Risco e Impactos Ambientais – EDI/MEA/TST
Avaliação de Risco e Impactos Ambientais – EDI/MEA/TST

Outros materiais