Buscar

Aplicações a respeito da ludo terapia de Melanie Klein

Prévia do material em texto

Aplicações a respeito da técnica do Brincar
Podemos considerar Melanie Klein a criadora da principal técnica na análise de crianças, a técnica do jogo/brincar, pois ela aprofundou-se na dimensão psicológica com o intuito de estudar a mente, as fantasias, medos, angústias, por exemplo, de crianças mais novas. Sua primeira tarefa foi desenvolver uma técnica de análise que permitisse o acesso ao inconsciente da criança, já que elas ainda não expressam seus sentimentos e desejos subjetivos de forma clara, por meio de palavras, afinal, algumas crianças tampouco sabem falar. Desta forma, Melanie Klein desenvolveu a análise por meio de brincadeiras e assim através de atividades lúdicas (atividades que promovem o prazer durante sua execução) ela interpretava as fantasias, as angústias, e outras manifestações do inconsciente da criança que são expressadas de maneira simbólica. "Melanie Klein postulou que, ao brincar, a criança ' fala e diz toda sorte de coisas que têm o valor de associações genuínas', assim como um adulto produz associações para elementos dos seus sonhos (KLEIN 1926/1996, P.159 apud ARRUDA, S. L. S., CAMPOS, L. K.S. 2014, P.17).
Para Klein, as crianças não possuem aparelho mental desenvolvido e capaz de se expressar por palavras, além disso a ansiedade pode atrapalhar nas associações verbais. Segundo Klein "qualquer brincar da criança poderia ser visto como uma projeção da sua realidade psíquica" interna; Por este motivo ela entende que a brincadeira é o melhor meio de acesso ao inconsciente da criança, pois é simbólico ao ponto de estar distante até mesmo da própria criança, aliviando assim a ansiedade.
A terapia com atividades lúdicas depende das duas pessoas que brincam juntas, o paciente e o terapeuta, cujo tem como objetivo analisar e interpretar as falas, brincadeiras, repetições, transferências que as crianças usam na brincadeira.
Melanie Klein deu início a essa técnica quando ela realizava o tratamento de uma criança de dois anos e meio, na casa da paciente, quando ela viu-se interpretando o significado das fantasias e ansiedades que a paciente expressava ao brincar com seus brinquedos, depois de algum tempo ela percebeu que seria melhor levar essa técnica para o consultório, para que o ambiente e até mesmo os brinquedos fossem diferentes para a criança, para que ela pudesse perceber que está fora da sua realidade externa.
Através da técnica lúdica acredita-se que a análise pode influenciar no desenvolvimento da criança, já que acessa as fixações e experiências mais profundamente reprimidas da criança, que podem ser responsável por perturbações do curso natural do seu desenvolvimento.
A criança não expressa só o inconsciente brincando, mas também repete muito do que acontece em seu cotidiano, pode até deixar eventos importantes passarem, mas os fatos secundários que levam a brincadeira as remetem a algo que mexeu com elas verdadeiramente. Por exemplo, em um determinado caso, de um garoto chamado Peter, este não conseguiu mais brincar após ter presenciado os pais mantendo relações sexuais. Na primeira sessão e em várias outras quebrou diversos brinquedos e os atirou, simbolizando claramente o desejo de destruição do pai. Ter presenciado isso causou no garoto sentimentos de ansiedade, agressividade e ciúmes que demonstrou diretamente nos brinquedos do setting.
Ela afirma que uma criança pequena possui certa capacidade de insight. O analista deve fazer suas interpretações de maneira simples e compreensível. A capacidade de insights de algumas crianças às vezes chega a ser maior que de adultos, fato curioso explicado pelo fato do consciente e inconsciente estarem muito mais próximos nessa fase da vida.
É graças a Klein que o tratamento psicanalítico precoce e sua viabilidade não são tão discutidos atualmente, pois já ficou claro que crianças podem apresentar quadros neuróticos como adultos, que elas estabelecem transferência, logo a psicanálise pode atuar no início da vida também.

Continue navegando