Buscar

8-ED-NucleoInterfasico-Transporte NucleoCitoplasma-BioCel2016

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO DE BIOLOGIA CELULAR (XBT118) – 2016-1
Núcleo interfásico e transporte núcleo-citoplasma
Arnaldo Levino Colares do Nascimento
Informação: as respostas não poderão passar de 20 linhas.
Complete o desenho abaixo identificando as membranas e os compartimentos que compõem o núcleo interfásico. E suncitamente, diferencie heterocromatina de eucromatina.
EUCROMATINA: é a região do DNA menos compactada e que transcreve. HETEROCROMATINA: está no seu estado mais compactado, portanto inacessível às enzimas que participam da duplicação e transcrição; A região de heterocromatina ocupa menos espaço; Ora o DNA está na forma de eucromatina, ora na forma de heterocromatina.
Como ocorre o transporte núcleo-citoplasma? Explique enfatizando o papel da proteína Ran e do nucleotído GTP.
Estabelece o limite físico e químico entre o núcleo e o citoplasma; Serve como suporte para o genoma interfásico; Separou espacial e temporalmente os processos de transcrição e tradução; É muito útil na intérfase, no entanto pode se transformar em um estorvo na mitose; Durante a mitose ele se desfaz. Os complexos do poro mantêm abertas passagens diretas entre
os ambientes citoplasmático e nuclear.
Ran, a GTPase envolvida no transporte entre núcleo e citoplasma, pertence à mesma família de GTPases monoméricas cujo representante mais famoso é Ras, que atua na sinalização celular, e que também abriga as Rab, que trabalham no controle do tráfego intracelular de vesículas. Como todas as GTPases, Ran pode estar ligada a GTP ou a GDP.A forma Ran-GDP é mais abundante no citoplasma e a forma Ran-GTP é mais abundante no núcleo.
No citoplasma existem proteínas que estimulam a atividade enzimática de Ran, fazendo com que ela hidrolise o GTP, enquanto no núcleo proteínas associadas à cromatina roubam o GDP de Ran, que logo é substituído por GTP. Ran-GTP tenha tendência a sair do núcleo, enquanto Ran-GDP tenha tendência a entrar.

Continue navegando