Buscar

administração da produção

Prévia do material em texto

*
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Introdução
A função da producão, entendida como o conjunto de atividades que levam à transformação de um bem tangível em outros com maior utilidade, acompanha o homem desde sua origem.
Histórico
Quando polia pedra para transformá-la em utensílio mais eficaz o homem pré-histórico estava realizando uma atividade de produção.
Nesse primeiro estágio, as ferramentas e os utensílios eram utilizados por quem os 
produzia, não havendo comercialização.
Surgimento da produção organizada
Ao surgirem maiores habilidades na produção de certos bens, a produção e realizada a partir da especificação estabelecidas por terceiros.
 
*
A autoridade formal
A
Surgem os primeiros artesãos e a primeira forma de produção organizada.
A produção artesanal também evoluiu.
São estabelecidos prazos de entrega e classificadas as prioridades.
Os artesãos em face o grande número de encomendas começam a contratar ajudantes.
À medida que aprendiam o ofício esses ajudantes se tornavam novos artesãos.
Evolução histórica da Administração da Produção
A produção artesanal começou a entrar em decadência com o advento da Revolução Industrial. Com a descoberta da máquina a vapor, em 1764, por James Watt, tem início o processo de substituição da força humana pela máquina.
Os artesãos começaram a ser agrupados nas primeiras fábricas.
Novas exigências
Padronização dos produtos e seus processos de fabricação; treinamento e a habilitação da mão de obra direta; criação e o desenvolvimento dos quadros 
É impossível prever as variáveis que podem interagir entre si ou ser distorcidas pela ação das outras organizações ou pelas emoções humanas.
A essência da estratégia é constituir uma forma de ação que seja forte (e potencialmente flexível) para permitir que a organização alcance seus objetivos, apesar de as forças externas poderem interagir de maneira imprevisível , afetando a ação organizacional.
and social benefits for citizens.
*
gerenciais e de supervisão; desenvolvimento de técnicas de planejamento e controles financeiros e da produção; desenvolvimento de técnicas de inu
No fim do século XIX, surgiram nos Estados Unidos os trabalhos de Frederick W. Taylor, considerado o pai da Administração Científica.
Surge a sistematização do conceito de produtividade, isto é, a procura incessante por melhores métodos de trabalho e processos de produção com o objetivo de se obter melhoria da produtividade com o menor custo possível.
Ainda hoje tema central em todas as empresas, alternado apenas as técnicas utilizadas.
A análise da relação entre o output (medida quantitativa do que foi produzido, como quantidade ou valor das receitas provenientes da venda dos produtos e/ou serviços finais) e o input (medida quantitativa dos insumo, como quantidade ou valor das matérias-primas, mão de obra, energia elétrica, capital, instalações prediais e outras – nos permite quantificar a produtividade, que sempre foi o grande indicador do sucesso ou fracasso das empresas.
Produtividade= output/input
Ou também
	
*
Produtividade=resultado do processo / recursos utilizados no processo
Década de 1910, Henry Ford cria a linha de montagem seriada; surge o conceito de produção em massa, caracterizada por grande volumes de produtos extremamente padronizados, isto é, baixíssima variação nos tipos de produtos finais.
Engenharia Industrial
A produção em massa aumentou a produtividade e a qualidade e foram obtidos produtos bem uniformes em razão da padronização e da aplicação de técnicas de controle estatístico da qualidade.
O conceito de produção em massa e as técnicas produtivas dele decorrentes predominaram nas fábricas até meados da década de 1960, quando surgiram novas técnicas produtivas, caracterizando a denominada produção enxuta.
*
Cresce em importância a figura do consumidor. A procura da satisfação do consumidor é que tem levado as empresas a se atualizarem com novas técnicas de produção, cada vez mais eficazes, eficientes e de alta produtividade.
Estamos caminhando para a produção customizada, que, de certos aspectos, é um retorno ao artesanato sem a figura do artesão, que passa a ser substituído por moderníssimas fábricas.
Empresa de classe mundial: voltada para o cliente, sem perder a característica de empresa enxuta, com indicadores de produtividade que a colocam no topo entre seus concorrentes, em termos mundiais; tem como cultura a melhoria contínua por meio de técnicas sofisticadas, como modelagem matemática para simulações de cenários futuros.
Visão geral de manufatura e serviços
Até meados da década de 1950, os manuais e trabalhos acadêmicos sobre produção referiam-se ao chão de fábrica e abordavam temas relativos à fabricação de bens tangíveis.
*
Hoje isso não é mais verdadeiro. O setor de serviços emprega mais pessoas e gera maior parcela do PIB na maioria das nações do mundo.
Passou-se a dar ao fornecimento de serviços uma abordagem semelhante à dada à fabricação de bens tangíveis.
Houve uma ampliação do conceito de produção que passou a incorporar os serviços.
Operações compõem o conjunto de todas as atividades da empresa relacionadas com a produção de bens e/ou serviços.
Administração da Produção ou Gestão das Operações (Production Management ou Operations Management).
O que é gestão de produção e operações?
Ocupa-se da atividade de gerenciamento estratégico dos recursos escassos (humanos, tecnológicos, informacionais e outros), de sua interação e dos processos que produzem e entregam bens e serviços, visando atender a necessidades e/ou desejos de qualidade, tempo e custo de seus clientes. Deve também compatibilizar este objetivo com as necessidades de eficiência no uso dos recursos que os objetivos estratégicos da organização requerem.
.
*
Toda organização, quer vise ela a lucro quer não, tem dentro de si uma função de operações, pois gera algum “pacote de valor” para seus clientes, que inclui algum composto de produtos de serviços, mesmo que, dentro da organização, a função de operações não tenha esse nome. Os clientes podem ser clientes internos ou clientes externos.
Sistema de produção
A conceituação de sistema tem sido utilizada no desenvolvimento de várias disciplinas, tanto nas ciências exatas como nas humanas.
Para nossas aplicações, sistema é um conjunto de elementos interrelacionados com o objetivo comum.
#Todo sistema compõe-se de três elementos básicos: as entradas (inputs), as saídas (outputs) e as funções de transformação, que são os processos;
*
# os inputs são os insumos, ou seja, o conjunto de todos os recursos necessários, tais como instalações, capital, mão de obra, tecnologia, energia elétrica, informações e outros. Eles são transformados em outputs pelas funções de transformação, como decisões, processos, modelos de simulação, dentre outros fatores. Os outputs são os produtos manufaturados, serviços prestados, informações fornecidas;
#sistemas de produção: são aqueles que tem por objetivo a fabricação de bens manufaturados, a prestação de serviços ou o fornecimento de informações.
A relação entre output e input, que chamamos de produtividade é, muitas vezes, chamada de eficiência.
Exemplo 1:
Qual a eficiência de uma máquina que no processo onde é utilizada recebe a energia de 850Wh e envia 830Wh?
Solução:
Input=850kWh (energia que entra no sistema)
Output=830kWh (energia que sai do sistema)
Eficiência= 830/850= 0,9765 ou 97,65% 
*
Qual a eficiência econômica de uma empresa que incorreu em custos de $150.000,00 para gerar uma receita de $176.000,00?
Solução
Input= $150.000,00 (custo incorrido pelo sistema)
Output=$176.000,00 (receita do sistema)
Eficiência= 176.000,00 / 150.000,00Eficiência=1,1733 ou 117,33%
O papel do gerente de produção
São funcionários da organização que exercem responsabilidades particulares em administrar alguns ou todos os recursos envolvidos pela função produção.
Lida com os objetivos da empresa, desde declarações genéricas para o futuro, até descrição específica de metas que devam rapidamente vir a serem atingidas.
Toma decisões de acordo com a estratégia da empresa.
*
Planejamento estratégico dos sistemas de produção e operações
Os sistemas produtivos precisam atender às particularidades de cada organização e o tipo de produto produzido, ou seja, se produtos físicos ou tangíveis.
A partir dessas diferenças podemos diferenciar as organizações entre manufatura e organizações de serviços.
Dependendo do tipo de organização podemos falar em processamento de materiais, informações ou consumidores.
*

Continue navegando