Buscar

Exercícios 3° Período (Prova)

Prévia do material em texto

(Juiz do Trabalho Substitutio_TRT_4° Região_ 2016) Considere as assertivas abaixo sobre os requisitos da petição inicial.
Se, mesmo após dar ao autor a oportunidade de emendar a petição inicial, persistir vício que determinou a emenda, o Juiz indeferirá a petição inicial se determinar a citação do réu.
É facultado ao autor, até a citação, adiar ou alterar o pedido ou a causa de pedir, independentemente do consentimento do réu, bem como fazê-lo, até o saneamento do processo, com o consentimento do réu, assegurando o devido contraditório. Contudo, situação idêntica não se aplicará à hipótese de reconvenção, considerando que já estabelecidos de antemão, a causa de pedir e o pedido correlato.
Após a citação do réu, não mais poderá o Juíz indeferir a petição inicial; poderá, contudo, acolher eventual preliminar suscitada pelo réu, ainda que se trate de preliminar sobre tema capaz de ensejar o indeferimento da petição inicial, extinguindo, porém, o processo, sem resolução do mérito.
Quais são as corretas?
Apenas I
Apenas II
Apenas III
Apenas I e III
I,II e III
(MPE-GO_ Promotor de Justiça Substituto_2016)Assinale a alternativa incorreta:
O Ministério Público, quando o autor de ação, deverá, na petição inicial, expor todos os fatos e fundamentos jurídicos de seu pedido, demonstrando como os fatos narrados autorizam a produção do efeito jurídico pretendido, bem como formulando pedido ou pedidos, certos, determinados, claros, coerentes e com suas especificações completas.
A cumulação de pedidos será lícita, desde que os pedidos sejam compatíveis entre si; seja competente para deles conhecer o mesmo juízo; seja adequados para todos os pedidos do tipo de procedimento.
Encerrada a fase do saneamento do processo, não será permitido ao autor, ainda que haja concordância do réu, alterar o pedido e a causa de pedir constantes na petição inicial.
Oferecida a contestação, o autor somente pode desistir do processo, com o consentimento do réu. Na desistência do recurso, a concordância da parte adversa, é de igual forma, exigida, se já ofertadas as contrarrazões.
(Procurador _ FCC_ Prefeitura de Campinas_ 2016) Na atual sistemática processual civil, no tocante ao pedido é correto afirmar:
Quando diga respeito as prestações sucessivas, essas serão consideradas incluídas no pedido, independentemente de declaração expressa do autor, senso incluídas na condenação até sentença, como termo final, se o devedor deixou de pagá-las ou de consigná-las no curso do processo.
Na obrigação in divisível com pluralidade de credores, somente quem participou do processo receberá a sua parte por se tratar de litisconsórcio necessário, cabendo a quem não interveio propor ação autônoma de cobrança.
Podem ser cumulados vários pedidos, em um único processo, contra o mesmo réu, desde que entre eles haja conexão, sejam os pedidos compatíveis entre si, o mesmo juízo seja competente para conhecer deles e o tipo de procedimento seja adequado para todos os pedidos formulados.
 Será alternativo quando pela natureza da obrigação, o devedor puder cumprir a prestação de mais de um modo; se a escolha couber ao devedor, pela lei ou pelo contrato, o Juiz lhe assegurará o direito de cumprir a prestação de um ou de outro modo, ainda que o autor não tenha formulado o pedido alternativo.
Até o saneamento do processo, o pedidos poderá ser adiado ou alterado, bem como a causa de pedir, ainda que sem o consentimento do réu, ao qual, porém, será devolvido prazo para oferecimento de contestação quanto aos novos fatos e argumentos de direito apresentados nos autos.
(Promotor de Justiça Substituto_ MPE-GO_2016) Proposta a ação o juiz, ao analisar a inicial, verifica, desde logo, a ocorrência da decadência do direito do autor. Neste caso e de acordo com o NCPC:
cabe ao juiz indeferir liminarmente a petição inicial através de sentença a qual estará sujeita a recurso de apelação, não havendo possibilidade do exercício do juízo de retratação.
 cabe ao juiz indeferir liminarmente a petição inicial através de sentença a qual esteja sujeita a recurso de apelação, não havendo possibilidade do exercício do juízo de retração.
cabe ao juiz julgar liminarmente improcedente o pedido através de sentença a qual estará sujeita a recurso de apelação, havendo possibilidade do exercício do juízo de retratarão.
cabe ao juiz julgar liminarmente improcedente o pedido através de sentença a qual estará sujeita a recurso de apelação, não havendo possibilidade do exercício do juízo de retratação.
(Titular dos Serviços de Notas e Registros_ Consulplan _ TIMG_2016) Para que se proceda à citação por meio de oficial de justiça, nos moldes do que determina 0 Novo Código de Processo Civil, O mandado, a ser cumprido, deverá conter, obrigatoriamente, os seguintes requisitos formais, EXETO:
os nomes do autor e do citando e seus respectivos domicílios ou residências: a finalidade da citação, com todas as especificações constantes da petição inicial, bem como a menção do prazo para contestar, sob pena de revelia, ou para embargar a execução; a aplicação de sanção para o caso de descumprimento da ordem, se houver.
Se for o caso, a intimação do citando para comparecer, acompanhado de advogado ou de defensor Público, à audiência de conciliação ou de mediação, com a menção do dia, da hora e do lugar do comparecimento.
a cópia as petição inicial, do despacho ou da decisão que deferir tutela provisão ria, a assinatura do escrivão ou do chefe de secretaria e declaração de que o subscreve por ordem do juiz .
a indicação do lugar e a descrição da pessoa citando, mencionando, necessariamente, o número do seu documento de identidade e o órgão que o expediu.
(Procurador _ FCC _ Prefeitura de Campinas _2016) No que se refere à citação é correto afirmar :
A citação válida, desde que ordenada por juízo competente., induz litispendência, torna litigiosa a coisa e constitui em mora o devedor.
Em nenhuma hipótese se fará citação de quem estiver participando de ato de culto religioso ou se doente, enquanto grave seu estado.
Como regra geral, a citação far-se-á por mandado a ser cumprido por Oficial de Justiça; frustrado esse meio, a citação far-se-á pelo correio.
Sendo o citando pessoa jurídica, somente será válida a entrega do mandado citatório a pessoa com poderes de gerência geral ou de administração.
Nos condomínios edilícios ou nos loteamentos com controle de acesso, será válida a entrega do mandado a funcionário da portaria responsável pelo recebimento de correspondência, que, entretanto, poderá recusar o recebimento, se declarar, por escrito, sob as penas da lei, que o destinatário da correspondência está ausente.
(Titular dos Serviços de Notas e Registros _ Consulplan _TIMG _2016) A conciliação e a mediação, formas de resolução de conflito, são informadas pelos seguintes princípios, expressamente adotados pelo Novo Código de Processo Civil, EXCETO:
Independência e confidencialidade.
Simplicidade e economia processual.
Simplicidade e economia processual.
Imparcialidade, decisão informada e oralidade. 
(Procurador do Município _ FCC _Prefeitura de Campinas_2016) Em relação à audiência de conciliação ou mediação, é correto afimar:
A audiência não será realizada se qualquer das partes, ainda que isoladamente de maneira expressa ou tácita, manifestar seu desinteresse na composição consensual.
As partes devem estar acompanhadas por seus advogados ou defensores Públicos, podendo constituir representantes, por meio de procuração específica, com poderes para negociar e transigir.
A intimação do autor para essa audiência será realizada pessoalmente, por via postal, ou, se incabível, por mandado a ser cumprido pelo oficial de Justiça.
Se houver desinteresse na autocomposição, o autor deverá apontá-la na petição inicial, cabendo ao réu fazê-lo por ocasião de sua contestação, necessariamente.
O não comparecimento injustificado do autor ou do réu à audiência de conciliação é considerado ato de litigância de má-fé, sendo apenado com multa de atécinco por cento da vantagem econômica pretendida ou do valor da causa, revertida em favor da União ou do Estado.
(Juiz de Direito Substituto _ VUNESP _TJM-SP) No tocante ao tema resposta do réu, assinale a alternativa correta.
O termo inicial para oferecimento de contestação será sempre a data da audiência de conciliação ou de mediação, ou da última sessão de conciliação, quando qualquer parte não comparecer ou, comparecendo, não houver autocomposição.
Deve necessariamente ser alegada no bojo da contestação a denunciação da lide, o chamamento do processo, a incompetência relativa. a impugnação ao valor da causa e a arguição de impedimento ou suspeição.
Os litisconsortes passivos sempre têm o mesmo prazo para apresentar contestação.
O réu pode ser condenado a arcar com as despesas processuais e indenizar o autor pelos prejuízos decorrentes da falta de indicação do sujeito passivo, quando alegar sua ilegitimidade e não indicar o sujeito passivo, tendo conhecimento de quem o seja.
A existência de convenção de arbitragem pode ser alegada a qualquer tempo pelo réu.
( Promotor de Justiça Substituto_MPE_G0_ 2016)Em relação a reconvenção no NCPC, pode se afirmar que: 
Na reconvenção, o polo ativo deverá ser o réu, não sendo permitido incluir terceiro como reconvinte.
A ação e a reconvenção necessariamente deverão ser julgadas na mesma sentença para evitar decisões conflitantes.
Na reconvenção o reconvindo, deverá ser o autor da ação, não admitindo a existência de litisconsórcio com terceiro.
O réu poderá propor reconvenção independentemente do oferecimento da contestação.
(Juiz Federal Substituto _ TRF_4° região_ 2016) Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.
Considerando as regras do Código de Processo Civil de 2015:
A incompetência, seja relativa, seja absoluta, deve ser alegada em preliminar da contestação.
A reconvenção deve ser proposta na contestação e pode ser ofertada pelo réu contra o autor e terceiro, bem como pode ser proposta pelo réu em litisconsórcio com terceiro.
Não se aplica ao benefício da contagem em dobro quando a lei estabelecer, de forma expressa. Prazo próprio para o Ministério Público.
Os prazos processuais que se contam apenas em dias úteis são dobrados em casos de litisconsortes com procuradores diferentes, nos processos em autos físicos ou eletrônicos, exceto no caso de advogados atuarem no mesmo escritório, quando o prazo será simples.
Estão corretas apenas a s assertivas I e IV.
Estão corretas apenas a s assertivas II e III.
Estão corretas apenas a s assertivas I,II e III.
Estão corretas todas as assertivas.
Nenhuma assertiva está correta.
( Titular dos Serviços de Notas e Registros_ VUNESP_TJSP_2016) Sobre a reconvenção é correto afirmar que 
pode ser proposta contra o autor e terceiro, ou ainda, pelo réu em litisconsórcio com terceiro.
pode ser proposta pelo réu em petição própria, para manifestar pretensão própria, haja ou não conexão com ação principal ou com o fundamento da defesa.
dela será o autor intimado pessoalmente, para apresentar resposta no prazo de 15 (quinze) dias.
é inadmissível na ação monitória.
(Juiz Substituto _TJSP_VUNESP_ 2017) Quanto à petição inicial no procedimento comum,
o autor, depois da citação, poderá adiar ou alterar o pedido ou causa de pedir, hipótese em que desde que assegurado o contraditório mediante a possibilidade de manifestação no prazo mínimo de 15 (quinze) dias, não será exigido o consentimento do demandado.
o autor tem ônus de alegar eventual desinteresse na designação de audiência de conciliação ou mediação, sob pena de ser presumido seu interesse na tentativa de autocomposição.
ela será inepta e, como tal, deverá ser indeferida se o juiz verificar desde logo a ocorrência de prescrição ou decadência.
o autor poderá cumular pedidos, desde que haja conexão entre eles.
(Promotor de Justiça Substituto _MPE-PR_2017) Sobre os atos do Juiz ao receber a petição inicial, nos termos em que disciplinada pelo Código de Processo Civil de 2015, assinale a alternativa correta:
A carência de ação é fundamento para o indeferimento da petição inicial.
Indeferida a petição inicial ou julgada liminarmente improcedente o pedido, pode o juiz se retratar se interposta a apelação contra a sentença.
A improcedência liminar só ocorre para as casas em que a fase introdutória é dispensada, não havendo hipótese que independa desse requisito.
Recebida a petição inicial pelo juiz, não sendo caso de indeferimento da petição inicial ou de improcedência liminar do pedido, o réu será citado para contestar o pedido de imediato.
Nos termos do Código de Processo Civil de 2015, pode o juiz converter a ação individual em coletiva, remetendo o feito ao juízo competente.
(Juiz Substituto _TJPR_ CESPE_2017) Determinado indivíduo ajuizou ação de indenização por danos morais contra empresa de comunicação e apontou como causa de pedir a publicação de reportagem que alega ter violado sua dignidade.
 Com referência a essa situação hipotética e a aspectos processuais a ela pertinentes, assinale a opção correta.
Havendo incorreção na atribuição do valor da causa pelo autor, poderá o réu impugnar tal valor por meio de petição autônoma a ser oferecida no mesmo prazo de contestação.
Na petição inicial de ação indenizatória fundada em dano moral, o autor deve sempre apresentar pedido genérico, porque a iliquidez do pedido decorre da natureza do dano sofrido.
Caberá ao magistrado corrigir de ofício o valor da causa se entender que o proveito econômico perseguido pelo autor está em desacordo com o valor atribuído na petição inicial.
Em ação indenizatória fundada em dano moral, o autor terá sempre interesse recursal para majorar a indenização, seja qual for o valor fixado em sentença.
(Procurador Municipal _ Belo Horizonte _ CESPE _ 2017) em determinada demanda não chegou a ser designada audiência preliminar de conciliação ou de mediação. O réu citado pelo correio e patrocinado pela defensoria pública, apresentou sua defesa em 14/03/2017, no décimo sexto dia a partir da juntada aos autos do aviso de recebimento cumprido. Em sua defesa, ele sustentou prescrição e incompetência relativa do juízo e, ao final requereu a improcedência do pedido.
Nessa situação hipotética.
O juiz poderia conhecer de oficio tanto prescrição quanto incompetência relativa, ainda que não tivessem sido alegadas.
A contestação poderia ter sido protocolada em foro diverso daquele que foi ajuizada e demandada.
A exceção de incompetência relativa deveria ter sido arguida em petição apartada da contestação.
A contestação foi intempestiva.
(Procurador _FCC_ Prefeitura de Campinas_2016) Em relação ao julgamento antecipado parcial do mérito, é correto afirmar:
A parte poderá liquidar ou executar, desde logo, a obrigação reconhecida na decisão que julgar parcialmente o mérito, independentemente de caução, ainda que haja recurso contra essa interposto.
A decisão proferida na antecipação parcial do mérito é recorrível por meio de apelação, por ter a natureza de sentença.
O juiz decidirá parcialmente o mérito quando um ou mais dos pedidos formulados mostra-se incontroverso quanto ao direito, ainda que controverso contra os fatos.
A decisão que julgar parcialmente o mérito só poderá reconhecer a existência de obrigação liquida.
Se houver trânsito em julgado da decisão que tenha julgado parcialmente o mérito, a execução será provisória, tornando –se definitiva somente com o julgamento integral da causa. 
(Juiz de Direito Substituto_ VUNESP_ TJM-SP_2016) Quanto à audiência de instrução e julgamento em procedimento comum, assinale a alternativa correta.
Será possível a gravação da audiência em imagem e áudio pelas partes em meio digital ou analógico somente se houver autorização judicial
Enquanto depuserem o perito, os assistentes técnicos, as partes e as testemunhas, poderão os advogados e o Ministério Público intervir ou apartear, independentemente de licença do juiz.
O juiz poderá dispensar a produçãode provas requerida pelo Ministério Púbico ou pelo defensor público, se o promotor de justiça ou o defensor público não comparecerem à audiência.
Nas provas orais produzidas em audiência, devem ser ouvidos, obrigatoriamente, nesta ordem: o perito e os assistentes técnicos; 0 autor e 0 réu que prestarem depoimentos pessoais; as testemunhas arroladas pelo autor e, por último, as testemunhas arroladas pelo réu.
Instalada a audiência, o juiz pode deixar de tentar conciliar as partes se já tiver empregado gado anteriormente outros métodos de solução consensual de conflitos
(Procurador do Estado _FCC _PGE-MT) Assinale a assertiva correta sobre prova.
É possível a inversão do ônus da prova por convenção das partes em qualquer circunstância, devendo o juiz fundamentar decisão contrária à disposição convencionada.
Consiste a confissão no reconhecimento do fato em que se funda 0 direito do autor. A confissão de um fato equivale, em termos de efeitos jurídicos, ao reconhecimento jurídico do pedido, conduzindo necessariamente à procedência da pretensão da parte adversa.
Para que a confissão extrajudicial gere efeitos no processo, deverá ser renovada em seus termos perante o Juiz da causa.
Exceto na hipótese de sigilo profissional, é vedado à parte ou a terceiro se escusarem de exibir em Juízo, documento ou coisa, quando instados a fazê-lo pelo Julgador, hipótese em que este deverá adotar medidas coercitivas para efetivar a exibição, a exemplo de imposição de multa por atraso e busca e apreensão.
O Juiz pode determinar, de ofício, ainda que com oposição das partes, a realização das provas que entender necessárias à solução do litígio.
(Procurador do Estado _FCC _PGE-MT _2016) Segundo as disposições do Novo Código Civil sobre o direito probatório,
as partes podem, independentemente da natureza do direito em disputa, antes ou durante o processo, convencionar a forma de distribuição do ônus da prova de forma diversa da estabelecida pela lei, desde que sejam capazes para a celebração do negócio jurídico processual.
a nova legislação abandonou completamente o modelo de distribuição estática do ônus da prova, contemplada pela legislação revogada, que atribuía 0 ônus da prova ao autor em relação aos fatos constitutivos de seu direito, e ao réu com relação à existência de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor, passando a existir uma nova distribuição judicial do ônus da prova para cada demanda.
a nova legislação prevê expressamente a possibilidade de produção antecipada da prova ainda que não haja situação de urgência que justifique tal antecipação, desde que a prova seja suscetível de viabilizar a autocomposição ou outro meio adequado de solução do litigio ou o prévio conhecimento dos fatos possa justificar ou evitar o ajuizamento de ação.
a lei não assegura expressamente à parte 0 direito de não produzir prova contra si própria, mas tal aplicação decorre dos princípios constitucionais da legalidade, da ampla defesa e do devido processo legal.
a ata notarial e as declarações prestadas por meio de escritura pública têm eficácia probatória não somente da declaração, como também do fato declarado, que se presume verdadeiro, salvo se existir prova em sentido contrário.
(Juiz do Trabalho Substituto _TRT _4 Região) Assinale a assertiva incorreta sobre processo de conhecimento.
 
Até 0 trânsito em julgado da ação. poderá 0 Juiz conhecer de oficio, em qualquer tempo e grau de jurisdição, a ausência dos pressupostos de constituição e de desenvolvimento válido e regular do processo, a existência de perempção. litispendência ou coisa julgada, a ausência de legitimidade ou interesse processual, bem como a intransmissibilidade da ação, por disposição legal, em caso de morte.
A não regularização da representação processual pelo autor, no prazo fixado pelo Juízo de primeiro grau, acarreta a extinção do processo sem resolução do mérito. 
São condições da ação, conforme previsão expressa, e, portanto, matéria de ordem pública, sobre as quais o Juiz deve se pronunciar de oficio, a legitimidade de parte, o interesse processual e a possibilidade jurídica do pedido.
É permitido ao Juiz decidir parcialmente o mérito em julgamento antecipado quando um ou mais pedidos ou parcela deles se mostrarem incontroversos ou em condições de imediato julgamento, podendo a parte liquidar ou executar, desde logo, a obrigação parcialmente reconhecida, ainda que existente recurso interposto.
A audiência poderá ser integralmente gravada em imagem e áudio, podendo ser realizada a gravação diretamente por qualquer das partes, ainda que sem autorização judicial.
(Juiz de Direito Substituto_ VUNESP_TJM_ 2016) A escritura pública, lavrada em notas de tabelião, é documento dotado de fé pública, fazendo prova plena. Diante desta afirmação, assinale a alternativa correta.
No sentido jurídico, a prova demonstrada por instrumento público é direta e recai sobre o fato nela estipulado, permitindo uma conclusão direta e objetiva que não admite ser contrariada.
As informações contidas em escritura Pública, por se tratar de direito disponível, geram presunção absoluta quanto à declaração de vontade estipulada no Instrumento.
Independentemente dos negócios jurídicos representados por escritura pública, por ser instrumento dotado de fé pública, as consequências dela extraídas geram presunção absoluta de veracidade.
A quitação dada em escritura pública gera presunção relativa do pagamento, admitindo prova em contrário que evidencie a invalidade do instrumento eivado de vicio que o torne falso.
Não há presunção relativa sobre os elementos consumptivos de uma escritura pública, exceto os que forem eivados de nulidade absoluta, tais como os elementos essenciais de sua formação válida.

Continue navegando