Buscar

Engenharia de Minas Jéssica

Prévia do material em texto

Engenharia de Minas.
História
A Engenharia de Minas é o ramo da Engenharia que realiza estudos dos recursos minerais, aplicando-os na indústria. Especialistas na área identificam composições de rochas e combustíveis fósseis, realizam pesquisas para localizar as minas e encontram as melhores formas de explorá-las. Por isso, para concluir o curso não basta ter conhecimentos de física, química e matemática. Engenheiros de minas também devem estudar geologia e conhecer as inúmeras características de cada tipo de rocha encontrada na natureza. 
A Engenharia de Minas e a Geologia possuem atuações profissionais distintas. Enquanto o geólogo preocupa-se com a origem e morfologia das rochas, os engenheiros colocam em prática esses conhecimentos para tirar o melhor proveito desses minérios e usá-los na indústria. Assim como outras áreas da Engenharia como de Materiais e Metalúrgica a Engenharia de Minas produz inúmeros produtos essenciais para as tecnologias criadas pelo homem. Portanto, é importante que profissionais da área também invistam em pesquisas para reduzir os impactos ambientais gerados pela exploração dos minérios.
Desde as primeiras civilizações, o homem explora metais, rochas e cerâmicas para criar seus utensílios e ferramentas de trabalho. Por isso, a história da Engenharia de Minas remonta à Idade da Pedra, quando pedreiras começaram a ser exploradas em regiões da Inglaterra e França. Já a primeira mina de bronze conhecida foi encontrada na China, e sua origem data 400 a.C. Outros metais como prata, ouro, ferro e chumbo foram explorados durante o Império Romano, que criou novas tecnologias para abrir minas.
O curso de Engenharia de Minas.
Com duração aproximada de cinco anos, as faculdades procuram oferecer esse curso com foco em extração, estudo e identificação de minérios. O profissional da área ganha o conhecimento necessário para desenvolver atividades voltadas para a tecnologia mineral; noutras palavras, ele busca os depósitos minerais, extraem-nos do solo e depois os separam para que sejam processados e adaptados de modo a serem usados para a produção de algo. Além disto, ele deve estudar a viabilidade para saber a qualidade do minério encontrado em determinado local de modo a determinar se vale a pena ou não investir tempo e dinheiro na exploração completa do local onde o minério foi localizado. Deve também ter conhecimento sobre as ferramentas utilizadas de modo a usar as tecnologias avançadas, se for preciso. Por último também deve ter conhecimento sobre a legislação ambiental, haja vista que sua atividade deve ser exercida sem prejudicar o meio ambiente.
Além das atribuições acima, o Engenheiro de Minas pode realizar uma atividade conhecida como mineração à superfície. Isso mesmo, só porque você escolheu este curso não significa que vá ficar dentro de uma mina subterrânea procurando algum minério. 90% dos minerais começam a ser localizados a céu aberto e durante sua exploração são utilizadas máquinas e até mesmo explosivos, caso existam minerais mais abaixo do subsolo. Embora este tipo de mineração seja mais agressivo, modificando a composição geológica e o formato do solo, ele é muito utilizado. Haja visto que na maioria das vezes os minerais são duros, como por exemplo, a ardósia. Os explosivos são utilizados com o objetivo de se fracionar o minério para que ele possa ser transportado.
O ponto negativo da profissão é que quase sempre o engenheiro tem que se submeter aos ambientes apertados e barulhentos, além das situações de perigo como os desabamentos. 
Especializações.
• Beneficiamento – Define processos físicos e químicos necessários para separação das substâncias minerais. Acompanha processos de tratamento de minérios e pesquisa o desenvolvimento de novos métodos para reciclagem desses materiais.
• Lavra – Área responsável pela supervisão e planejamento da exploração de minas subterrâneas ou a céu aberto, de metais pesados ou pedras preciosas. Define métodos de extração, transporte e estocagem e comercialização do material extraído.
• Mecânica da rocha – Estuda o comportamento mecânico das rochas e como elas influenciam estruturas de grandes obras como construção de galerias e túneis.
• Prospecção – Procura depósitos minerais e jazidas por intermédio de estudos de imagens via satélite e amostras da composição do solo. Analisa a qualidade dos minerais e o tamanho da reserva.
Áreas de atuação profissional.
Pesquisa em Universidades
Docência em Universidades e centros de ensino
Empresas mineradoras
Indústrias siderúrgicas, automobilísticas
Centros de pesquisa minerais e consultorias
Usinas de minério e pedreiras
Construtoras de estradas
Empresas de demolição 
Desenvolver pesquisas e documentá-las
Contratar mão de obra e os equipamentos necessários para a exploração
Observar as leis ambientais para não agredir o meio ambiente
Zelar pela segurança do local explorado
Extrair os minérios, observando o critério custo-benefício
Mercado de Trabalho.
O setor mineral responde por 8% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, a soma de riquezas geradas no país, mas desde 2015 vem sofrendo com as dificuldades econômicas do país. A situação se agravou com o rompimento da barragem da Samarco Mineração, em Mariana (MG), a maior tragédia ambiental do país.
A Fundação Renova, responsável pela gestão das ações de revitalização, estima que devem ser gerados 6 mil empregos diretos até 2020 com esse trabalho, boa parte para engenheiros. Além das mineradoras, as pedreiras e as construtoras são importantes empregadores do bacharel.
O Brasil tem cerca de 9 mil empresas mineradoras, concentradas, principalmente, no Sudeste, dono de 40% do mercado, seguido do Sul. Nessas regiões estão as maiores chances de emprego, mas há vagas no resto do país e também no exterior.
Estuda a viabilidade técnica e econômica da exploração, elabora e executa o projeto de extração, escolhendo equipamentos e dimensionando os recursos humanos e materiais necessários, além dos impactos causados. Lida com tecnologias de última geração e com a reciclagem dos materiais descartados.
O engenheiro de minas pode trabalhar em mineradoras, pedreiras, empreiteiras responsáveis por grandes obras, como estradas e usinas hidrelétricas, empresas de demolição e fabricantes de softwares para o setor mineral.
Este engenheiro trabalha na prospecção (busca de jazidas), lavra (extração de minérios) e beneficiamento (processamento, separação e concentração do material extraído). Ele estima o tamanho das reservas e a qualidade do minério.
Referencias:
https://www.mundovestibular.com.br/articles/17659/1/Curso-de-Engenharia-de-Minas/Paacutegina1.html
http://www.juventudect.fiocruz.br/engenharia-de-minas
https://www.institutodeengenharia.org.br/site/2019/03/29/como-surgiu-a-engenharia/

Continue navegando