Buscar

2 RESUMO DO ARTIGO Um estudo sobre o brincar infantil na formação de professores de crianças de 0 a 6 anos

Prévia do material em texto

2. RESUMO DO ARTIGO: Um estudo sobre o brincar infantil na formação de professores de crianças de 0 a 6 anos
A manifestação de brincar acontece em determinados momentos do cotidiano infantil, aponta o modo de brincar, como sendo um processo de socialização, no qual a criança aprende a juntar a brincadeira de forma efetiva, criando vínculos mais duradouros. Assim, as crianças desenvolvem sua capacidade de raciocinar, de julgar, de argumentar, de como chegar a um consenso, reconhecendo o quanto isto é importante para dar início à atividade em si. Conhecendo as especificidades de cada período do desenvolvimento da criança, o professor pode direcionar as experiências para que elas possam vir a contribuir para o desenvolvimento infantil. Desta maneira, o professor cumpre um papel fundamental como mediador, oferecendo para a criança possibilidades de adquirir conhecimentos historicamente acumulados, considerando neste sentido, um planejamento que contemple tal objetivo.
O brincar se torna importante no desenvolvimento da criança de maneira que as brincadeiras e jogos que vão surgindo gradativamente na vida da criança desde os mais funcionais até os de regras. Estes são elementos elaborados que proporcionarão experiências, possibilitando a conquista e a formação da identidade da criança. Como podemos perceber, os brinquedos e as brincadeiras são fontes inesgotáveis de interação lúdica e afetiva. Para uma aprendizagem eficaz é preciso que o aluno construa o conhecimento, assimile os conteúdos.
O brincar faz parte do dia a dia das crianças. É necessário que o mesmo, nas escolas de educação infantil, seja refletido, visando à importância que a brincadeira desempenha no desenvolvimento da criança. É fundamental que os momentos de brincar sejam planejados pelos professores. Mas primeiramente, os educadores devem reconhecer a importância que a brincadeira tem para as crianças pequenas. Durante a brincadeiras, as crianças criam, recriam, inventam, fantasiam e todos esses momentos, precisam ser considerados pelo professor como promotor do desenvolvimento infantil, e não como uma simples brincadeira sem significado, assim como a participação no mesmo, veio permitir ampliar a compreensão sobre a importância do brincar no desenvolvimento da criança, que vai além da sala de aula, mas ultrapassa o espaço físico da escola, permitindo um brincar livre e prazeroso.

Continue navegando