Buscar

3 1 Apresentação para o seminário final

Prévia do material em texto

FACULDADE AVANTIS DE ENSINO
CURSOS DE ENGENHARIA ELÉTRICA E ENGENHARIA MECÂNICA
Energia fotovoltaica: Uso e investimento
Acadêmicos: Eduardo Henrique 
Lucas Lisboa Marques
Lucas Engelmann
Matheus Wisenteiner da Veiga
1
Se, a princípio, a ideia não é absurda, então não há esperança para ela.
Albert Einstein
2
INTRODUÇÃO
Energia fotovoltaica é a energia elétrica produzida através da luz do sol. Pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos, sua eficiência depende diretamente da radiação solar. Quando a luz solar incide sobre as células fotovoltaicas(em maioria de silício), os elétrons do material semicondutor são induzidos a se movimentarem, assim gerando energia. 
3
Objetivo geral
O nosso objetivo é analisar o nível de conhecimento das pessoas que foram entrevistadas em uma loja de materiais de construção, com relação ao nível de concordância e discordância referente ao tema: Energia Solar para uso e investimento.
4
Quais as percepções para um grupo de entrevistados referente ao nível de concordância e discordância em relação ao conhecimento e uso da energia fotovoltaica?
A hipótese é de que o nível de concordância para A energia solar é sustentável seja 4 (C), e que o nível de discordância seja para O sistema de energia solar é encontrado facilmente á venda seja 2 (D).
5
Metodologia
	Abordagem predominantemente quantitativa, foi realizada com 60 pessoas que estavam presentes em uma loja de elétrica, hidráulica e materiais de construção de Itapema/SC no dia 04 e 11 de maio de 2019 para tratar sobre o tema Energia Solar para uso e investimento.
	Para a coleta de dados o instrumento utilizado foi a escala de Likert formada por 5 níveis de concordância de Concordo totalmente nota 5 para Discordo totalmente nota 1, nessa escala foram realizadas 10 assertivas na qual o entrevistado necessitaria assinalar apenas uma.
	Para a analise de dados utilizou-se o pacote estatístico Excel versão 2016 juntamente com as medidas de tendência central (media, moda e mediana), as medidas de variabilidade (variância de desvio padrão e coeficiente de variação) além de porcentagens e gráficos para ilustrar os dados.
 
6
Resultados
Panorama da amostra:
Foram entrevistadas 60 pessoas (11 mulheres e 49 homens)
Todos foram entrevistados em uma loja de elétrica, hidráulica e materiais de construções.
As idades variam de 16 a 80 anos.
 
7
Nível de concordância dos entrevistados
A maioria dos entrevistados deram a nota 4 para as três questões do gráfico, questão 8- materiais usados para fazer as placas fotovoltaicas podem prejudicar o meio ambiente, o desvio padrão foi de 0,964 e o coeficiente de variação de 27,3% sendo assim uma amostra moderada. Já na questão 2- energia solar é autossustentável, o desvio padrão foi de 0,954 e o CV 25,56% sendo assim uma amostra moderada. E na questão 5- melhor local de instalação das placas é no telhado, o desvio padrão foi de 1,067 e o CV 28,47% sendo assim uma amostra moderada.
8
Nível de concordância dos entrevistados
9
A maioria dos entrevistados deram a nota 2 para as duas questões do gráfico, questão 3- o sistema de energia solar é ofertada facilmente á venda, o desvio padrão foi de 1,149 e o coeficiente de variação de 48,56% sendo assim uma amostra heterogênea. E na questão 4- o investimento no sistema de energia solar paga-se sozinha com o tempo, o desvio padrão foi de 1,086 e o CV 38,12% sendo assim uma amostra heterogênea. Uma parcela dos entrevistados deram a nota 3 sobre a questão 9- causam grande mortalidade de aves que se aproximam das placas, o desvio padrão foi de 0,791 e o CV 28,1% sendo assim uma amostra moderada.
Nível de concordância dos entrevistados
Em comparação á média geral com as 3 melhores médias, a média geral ficou abaixo. O destaque que apresentou a maior diferença percentual foi o item 5- melhor local de instalação das placas é no telhado. Sendo assim a questão 5- tendo o maior número de concordância entre os entrevistados.
10
Resultado
O gráfico apresenta o maior nível na nota 3(Nem concordo, nem discordo) na escala Likert. Das 10 afirmativas sobre Energia Solar: uso e investimento
Observou-se que a maioria nem concorda e nem discorda dos itens das afirmativas exploradas na escala utilizada na coleta de dados
11
RESULTADOS
12
Retorno de investimento
Ofertado facilmente a venda
Mortandade em massa de
aves
Autossustentável
Instalação em telhados oferece
melhor rendimento
Produção do equipamento prejudica
o meio ambiente
Com base nos resultados obtidos, alcançamos nosso objetivo de saber sobre o conhecimento dos construtores á respeito da energia fotovoltaica. 
Nossa hipótese foi confirmada, de que o sistema solar é de difícil aquisição, pois o mesmo não é ofertado na cidade e que o mesmo é autossustentável, ou seja, não precisa de insumos para seu funcionamento.
Tivemos algumas dificuldades na parte de entrevistas com a população escolhida, devido aos locais de aplicação do questionário e o uso do sistema de geração de energia em questão ser escasso na região escolhida.
13
CONTRIBUIÇÕES
14
Este tipo de pesquisa é de grande valia para a abertura de novos comércios da área de energia solar na região, visto que só temos oferta deste sistema fora do estado.
Já no âmbito acadêmico, agrega conhecimento e prática para os próximos trabalhos, sem contar que é de extrema importância para o trabalho de conclusão de curso.

Mais conteúdos dessa disciplina