Buscar

estudo de caso genero e violencia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo de caso: O cotidiano escolar da Pedagoga Sílvia na elaboração de um projeto interdisciplinar sobre Gênero e Violência.
Acreditamos que um dos maiores desafios será a mobilização da comunidade escolar , pois exigirá um pouco mais de conhecimento a respeito das TICs e do assunto para que se coloque em prática um projeto interdisciplinar sobre gênero e violência. Logo, o primeiro passo seria envolver os professores e funcionários a respeito da importância do projeto, através de uma reunião utilizando como recurso vídeos contendo depoimentos sobre o tema e punições previstas, ressaltando que sendo aplicado um projeto como este, poderá salvar vidas. 
Contar com o apoio das famílias, para que acompanhem os adolescentes em casa, dialoguem com eles sobre o assunto será outro desafio. Para isso a pedagoga poderia fazer reuniões, momentos com profissionais capacitados sobre o assunto e até psicólogos que poderiam dar orientações de como acompanhar, como agir nesses casos, desta forma proporcionaria maior envolvimento de todos , além de gerir condições para que o projeto interdisciplinar sobre gênero e violência seja desenvolvido com espírito de equipe, consequentemente será bem sucedido. Em um primeiro momento falaria sobre a violência contra as mulheres, misoginia e a lei Maria da Penha. Em um segundo momento abordaria o tema - Uso indiscriminado da internet e seus perigos. Em outro momento o tema proposto seria grupos geradores de ódio na internet CHANS.
Feito isso todos juntos poderão elaborar o projeto interdisciplinar que será aplicado durante o ano, para uma maior conscientização dos alunos sobre o uso da internet e misoginia.
Para fechar o projeto poderia se apresentado pelos alunos, que seriam no caso divididos em grupos para elaborar seu próprio projeto a respeito do tema trabalhado na escola (gênero e violência) panfletos informativos, paródias, teatros ou pequenos vídeos ..., isso ficaria por conta da criatividade de cada grupo.

Outros materiais