Buscar

Neurociência Educacional apol

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina(s): 
Neurociência Educacional
	Data de início: 
	04/07/2019 19:45 
	Prazo máximo entrega:
	- 
	Data de entrega:
	05/07/2019 16:45 
Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal. 
Questão 1/5 - Neurociência Educacional
É sabido que no sistema límbico encontramos o hipotálamo, que é uma pequena estrutura localizada abaixo do tálamo, e está relacionado principalmente com a homeostase, uma espécie de processo de ajuste corporal e também tem impacto na:
Nota: 20.0
	
	A
	regulação da fome, sede, resposta à dor, níveis de linguagem, satisfação sexual, ira, comportamento agressivo dentre outros;
	
	B
	regulação da fome, sede, resposta à dor, níveis de memória, satisfação sexual, ira, comportamento agressivo dentre outros;
	
	C
	regulação da fome, sede, resposta à dor, níveis de pensamento, satisfação sexual, ira, comportamento agressivo dentre outros;
	
	D
	regulação da fome, sede, resposta à dor, níveis de prazer, satisfação sexual, ira, comportamento agressivo dentre outros;
Você acertou!
Esta estrutura cerebral localizada abaixo do tálamo, também regula o funcionamento do sistema nervoso autônomo, estando então, implicado na regulagem da pressão sanguínea, respiração, batimento cardíaco e ativação fisiológica nas respostas referentes a circunstâncias emocionais;
 
Questão 2/5 - Neurociência Educacional
Memória é um termo amplo que se refere a uma série de funções nervosas distintas. A característica comum entre elas é a capacidade de recriar experiências pelo disparo sincrônico dos neurônios envolvidos na situação original. É correto dizer que, as áreas da memória, localizadas no cérebro, são:
Nota: 0.0
	
	A
	Hipocampo, Lobo Temporal, Amígdala, Lobo Frontal, Lobo Parietal e Talámo;
nesta questão o aluno deverá ter se apropriado da anatomia da memória, ou seja, compreendido as estruturas que estão envolvidas nos processos de memória. Estas estruturas estão relacionadas ao sistema cortical, como lobos frontais e temporais e sistema subcortical, como estruturas do sistema límbico.
	
	B
	Hipocampo, Lobo Occipital, Amígdala, Lobo Frontal, Lobo Parietal e Talámo;
	
	C
	Hipocampo, Lobo Temporal, Amígdala, Lobo Occipital, Lobo Parietal e Cerebelo;
	
	D
	Hipocampo, Lobo Occipital, Amígdala, Lobo Médio, Cerebelo e Talámo;
Questão 3/5 - Neurociência Educacional
Precisamos conhecer o desenvolvimento neuropsicomotor para que possamos compreender a aquisição da leitura e escrita, avaliar suas dificuldades e desenvolver ações para dar oportunidade de aprendizado a todas às crianças, respeitando individualidades, diversidade e limitações. Para tanto, precisa-se primeiramente definir o termo motricidade que pode ser entendido como:
Nota: 20.0
	
	A
	A ciência que tem como objeto de estudo o ser humano somente por meio de seu estado emocional e afetivo e em relação aos seus meios interno e externo. A motricidade está diretamente relacionada aos processos de maturação, onde corpo e movimento dão origem às aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas e esta é sustentada por basicamente três áreas: a do movimento, do intelecto e da afetividade.
	
	B
	A ciência que tem como objeto de estudo o ser humano por meio de seu desenvolvimento nas relações sociais e em relação aos seus meios interno e externo. A motricidade está diretamente relacionada aos processos de maturação, onde corpo e movimento dão origem às aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas e esta é sustentada por basicamente três áreas: a do movimento, do intelecto e da afetividade.
	
	C
	A ciência que tem como objeto de estudo o ser humano por meio de seu corpo em movimento e em relação aos seus meios interno e externo. A motricidade está diretamente relacionada aos processos de maturação, onde corpo e movimento dão origem às aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas e esta é sustentada por basicamente três áreas: a do movimento, do intelecto e da afetividade.
Você acertou!
A motricidade estuda corpo em movimento e a interface disto com relações cognitivas, afetivas e orgânicas deste mesmo corpo.
	
	D
	A ciência que tem como objeto de estudo o ser humano por meio do aprendizado que este adquire nas experiências espirituais e em relação aos seus meios interno e externo. A motricidade está diretamente relacionada aos processos de maturação, onde corpo e movimento dão origem às aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas e esta é sustentada por basicamente três áreas: a do movimento, do intelecto e da afetividade.
Questão 4/5 - Neurociência Educacional
As experiências selecionadas para a memorização são armazenadas, associadas a memórias relevantes pré-existentes e retidas por período apropriado. Este estágio da memória refere-se à:
Nota: 20.0
	
	A
	Seleção
	
	B
	Consolidação
Você acertou!
esta questão também está apoiada nos estágios da memória. Desta vez no estágio de consolidação. Este estágio seleciona os eventos que serão retidos na memória.
	
	C
	Recordação
	
	D
	Variação
Questão 5/5 - Neurociência Educacional
É no hipocampo que a experiência vivida se torna memória. Ele é localizado no Sistema Límbico, possui entre uma e três camadas de células nervosas. Este tem a função de:
Nota: 20.0
	
	A
	Selecionar informações provisórias para memorização, para depois passá-las para áreas de memória de maior duração.
Você acertou!
ainda nesta questão, solicita-se ao aluno a compreensão das estruturas envolvidas nos processos de memória. Desta vez,a estrutura abordada é o hipocampo, pertencente ao sistema límbico, porta de entrada das memórias.
	
	B
	Associar as habilidades procedimentais da memória.
	
	C
	Associar memórias de habilidades instintivas.
	
	D
	Selecionar memórias espaciais e armazená-las no lobo parietal

Outros materiais