Buscar

Estrutura de um Trabalho Científico segundo as Normas da ABNT

Prévia do material em texto

Aluno: Jaime José de Souza Filho
Quais os elementos/estrutura obrigatórias de um TRABALHO CIENTÍFICO conforme as Normas da ABNT. Discorra sobre cada elemento?
A estrutura de um trabalho científico, exige bastante organização, é por isso, que existe uma estrutura padronizada para o seu desenvolvimento.
A capa é um elemento obrigatório, nela contém: nome da instituição, nome do autor, título e subtítulo, local e ano da entrega, folha de rosto serve para evidenciar o que tem na capa, já folha de aprovação está localizada logo após a folha de rosto contém os seguintes elementos: Nome do autor; Título e subtítulo, caso haja; Natureza, Objetivos ,Nome da instituição, Área de concentração, Data da aprovação, Nome, titulação, assinatura dos componentes da banca e instituições de que fazem parte.
Dedicatória – Tal parte é também considerada opcional, cujo objetivo se destina à homenagem direcionada a pessoas consideradas especiais por parte do autor.
Agradecimento – Idem ao elemento anterior em relação à obrigatoriedade, essa parte se destina ao sentimento de gratidão por parte do autor do texto, endereçada a pessoas as quais são consideradas especiais, importantes para ele.
Epígrafe – Elemento opcional, cujo objetivo é fazer alusão a frases ditas por outrem, tais como um escritor, um filósofo, nas quais o discurso tem semelhança com o apresentado pelo texto.
Resumo em Língua Portuguesa – Elemento de uso obrigatório, consiste em explanar acerca das principais ideias abordadas no texto. Esse deve conter no máximo 250 palavras (aproximadamente 15 linhas).
Resumo em língua estrangeira - Caracteriza-se como um item obrigatório, o qual se destina a visualização por parte de pessoas dominantes de outro idioma.
Lista de abreviações – também opcional, destina-se à exposição sequencial das ilustrações contidas no trabalho, tais como gráficos, tabelas, fotografias, entre outras. Nela deve conter o nome da ilustração e a página em que se encontra.
Lista de abreviações e siglas – De forma opcional, apresenta-se também como um norte conferido ao leitor, no sentido de deixá-lo a par de todos os aspectos nela contidos, como, por exemplo: ABNT – Associação brasileira de Normas e Técnicas.
Sumário – de natureza obrigatória, o sumário tem por objetivo evidenciar o título de cada seção referente ao trabalho, seguido do número da página em que se encontra. Segundo a ABNT, esse se define por "Enumeração das principais divisões, seções e outras partes de um documento, na mesma ordem em que a matéria nele se sucede

Continue navegando

Outros materiais