Buscar

Avaliação Final (Discursiva) - LICENCIATURA EM FOCO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Licenciatura em Foco (LYU107)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:449030) ( peso.:4,00)
	Prova:
	11544412
	Nota da Prova:
	9,00
Parte superior do formulário
	1.
	Tecnologia e conhecimento no Ensino Superior exigem do educando muito mais que apenas domínio sobre conhecimentos específicos. Daí a importância da filosofia na construção de um saber que não seja fragmentado e descontextualizado, mas, sim, dinâmico perante os desafios da cultura contemporânea. Com base o exposto, descreva a importância da filosofia e da atitude filosófica no contexto educacional.
	Resposta Esperada:
A filosofia se faz importante por ser mais que um conhecimento. É um saber contextualizado frente à realidade econômica e social.
A filosofia busca compreender toda a realidade, contribuindo para o raciocínio sistemático do conhecimento e sobre o estudo do próprio conhecimento e da mente humana.
A filosofia propõe uma concepção de saber que não se fecha em seu tempo e que possa ser um conhecimento dinâmico. Em especial, frente aos desafios das novas culturas, tecnologias e concepções de mundo na história contemporânea.
O conhecimento filosófico reflexivo possibilita flexibilidade frente ao conhecimento especializado e excessivamente técnico, na condição de humanização do saber. Dessa maneira, articula vários campos do conhecimento.
O conhecimento filosófico reflexivo permite a compreensão das mudanças do cotidiano e das dificuldades do ser humano estar presente num mundo cada vez mais técnico e tecnológico.
Um conhecimento que permite uma postura crítica e que evite a acomodação frente à realidade educacional e aos modelos de escolarização.
	2.
	Os direitos e os deveres da sociedade nos faz pensar na igualdade. Assim, parte-se da perspectiva de que todos somos responsáveis em exigir direitos, mas, sobretudo, agir conforme os deveres de cidadão. Isso implica no combate às diversas formas de discriminação que podem ocorrer nas diferentes culturas. Disserte sobre a definição de desigualdade.
	Resposta Esperada:
A desigualdade faz referência ao processo de relacionamento em que, na sociedade, ocorre uma diferenciação no tratamento de um para com o outro, de maneira que uns não sejam equiparados a outros, no campo dos direitos, do acesso às benesses, à renda etc. Como a própria palavra revela, a desigualdade torna os seres humanos desiguais entre si, de modo que alguns são tratados como limitados em relação a outros, no grupo social.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais