Buscar

Educação a Distância: Vantagens e Desafios

Prévia do material em texto

CONSÓRCIO CEDERJ 
CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO 
SEMINÁRIOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 
COORDENADOR DA DISCIPLINA: MARIANA LAMEGO
	
Nome: Lucimeire da Silva Gonçalves Martins
Matrícula: 19117130221
Polo: Duque de Caxias
BENAKOUCHE, T. Educação a distância (EAD): uma solução ou um problema? Anais XIV Encontro Anual da ANPOCS, Petrópolis, 2000.
Autora Tamara Benakouche
Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (1970), mestrado no Institutd'Etudes du Developpement Economique et Social - Universite de Paris I (Pantheon-Sorbonne) (1977), doutorado no Institut d' Urbanisme de Paris - Universite de Paris XII (Paris-Val-de-Marne) (1989) e pós-doutorado na Universidade da Califórnia/Berkeley (1997-1998). Atualmente aposentada, continua atuando como Profa. Voluntária na própria UFSC. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Inovação, atuando principalmente nos seguintes temas: análise sociotécnica, inovação, novas tecnologias, educação e modernidade. (Texto informado pelo autor, Plataforma Lattes CNPq – “http://lattes.cnpq.br/3298444625297232”).
O referido texto trata-se de um trabalho apresentado em um congresso na cidade de Petrópolis. 
O tema em discussão é Educação á Distância. 
 	Através deste texto, Benakouche busca discutir as circunstâncias nas quais a EAD se constrói atualmente no Brasil. 
POR QUE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA? 
O texto da autora Tamara Benakouche evidencia o tema da ‘’educação a distância’’ (EAD). O texto aborda sobre outra visão de aprendizagem na qual o aluno e o professor não necessariamente estão no mesmo local no momento da aprendizagem. O método de ensino onde o professor elabora suas aulas e seu material didático e disponibiliza em plataformas virtuais. Através desta plataforma, o aluno pode ter acesso ao material didático, podendo estudar e dedicar-se a sua disciplina. A funcionalidade do texto é de informar as vantagens desse método à distância, divulgando esse novo método de ensino. 
A autora também ressalta os principais motivos da atual expansão da (EAD), estudo á Distância, tais como, o aumento da Demanda por Formação ou Qualificação, a multiplicação de meios técnicos capaz de garantir materialmente a efetivação desse tipo de educação, a emergência de uma cultura que já não ver com muito estranhamento o estabelecimento de situações da interação envolvendo pessoas situadas em contextos locais distintos.
EAD ENQUANTO INOVAÇÃO 
A EAD é uma inovação tecnológica que se fundamenta a partir da interação entre seres que estão ligados à estruturas tecnológicas e que atribuem á esta inovação diferentes significados, não cabendo apontamentos.
A autora analisa o tipo e inovação destacando aqueles que insistem no caráter não determinados das relações entre tecnologia e sociedade. Fala também do objetivo que é de sempre reconstituir suas trajetórias, de modo a identificar as várias articulações que explicam a existência desses artefatos e processos.
A EXPERIÊNCIA DO LED (ou como aprender fazendo) 
Neste conteúdo a autora fala, que o laboratório de Ensino a Distância foi criado em Agosto de 1995, dentro de um departamento de Engenharia da Produção, a partir da iniciativa de um pequeno grupo de professores de pós-graduação (PPGEP). A autora traz aqui que iniciou um curso e conhece de perto na prática algumas vantagens e desvantagens da EAD. Alguns aspectos dessa experiência citada pela a autora são: O treinamento ou perdendo o medo, a seleção de conteúdos e da bibliografia ou primeiros problemas, a sala de aula ou encarando a virtualidade, a didática ou inovando pouco e O relacionamento professor-aluno ou desmentindo o mito da incomunicabilidade.
	A autora busca dinamizar este processo, uma didática que propunha uma participação ativa dos alunos.
A EAD ENTRE PROBLEMAS E SOLUÇÕES 
A falta de regulamentação das EADS aumenta o risco de oferecimento de cursos de má qualidade, visando somente os lucros, podendo torna-la assim uma aprendizagem de “segunda classe”. 
Outro ponto a ser levantado pela autora é em consideração é que este tipo de educação, visto que exige autonomia e disciplina dos alunos, não é um tipo de educação adequado a todas as pessoas, indiscriminadamente.
CONCLUSÃO 
A autora afirma que na introdução do EAD tanto é portadora de problemas, como de soluções. Portanto acrescenta ainda que na opinião dela, o principal problema do Estudo a Distância esta hoje confrontada pelas resistências, ou seja, um somatório de desconhecimentos torna-se evidente que o preconceito oriundo desse desconhecimento do significado da técnica – o que pode levar a crer numa desumanização das características atuais da sociedade e das possibilidades da EAD. Contudo, a autora emerge ainda na necessidade da eficácia de mais estudos direcionados à esta área, a fim de avançar em conclusões e qualificar tal educação.

Continue navegando