Buscar

REDAÇÕES DE ANÁLISE DE BALANÇO E GESTÃO DE CRÉDITO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

REDAÇÃO 1:
QUESTÃO:
A Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) é a medição econômica das atividades da empresa durante um determinado período. Desta medição sairá o resultado líquido da DRE e disso dependerá a geração de lucro ou prejuízo da empresa. Por meio da DRE, demonstra-se o confronto entre receitas versus os custos e gastos gerados. Diante do exposto, escreva uma redação com o tema: A DRE E SEU VÍNCULO COM O PATRIMÔNIO LÍQUIDO.
RESPOSTA ESPERADA:
A DRE trata-se da demonstração contábil que comprova o resultado das operações, registrando todas as receitas, todos os custos e gastos, isto é, das receitas se subtraem os custos operacionais e as despesas do período. Essa apuração começa com o registro da receita operacional bruta, se reduz os impostos sobre as vendas, e logo são reduzidos todos os custos operacionais. Dessa apuração sairá a Receita Operacional Líquida da qual se deve reduzir todas as despesas administrativas e financeiras. Deste resultado iremos obter obteremos o Lucro/Prejuízo antes do Imposto de Renda. Logo após ter descontado o Imposto de Renda (quando houver lucro), o Lucro Líquido do Exercício será transferido ao grupo de contas do Patrimônio Líquido. Eis o elo da DRE com o Patrimônio Líquido da empresa, se houver lucro alimentará o patrimônio e, se houver prejuízo, haverá perda de patrimônio.
REDAÇÃO 2:
QUESTÃO:
O Balanço Patrimonial é a principal demonstração contábil, pois evidencia a situação patrimonial e financeira de uma empresa em um determinado momento. Segundo Silva (2010, p. 41), ?o Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da entidade?. No balanço patrimonial, as contas deverão ser classificadas segundo os elementos do patrimônio que registram e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa. O Balanço Patrimonial é constituído pelo Ativo, Passivo e pelo Patrimônio Líquido. Escreva uma redação com o tema: ATIVO, PASSIVO E PATRIMÔNIO LÍQUIDO. 
FONTE: SILVA, Alexandre Alcântara da. Estrutura, análise e interpretação das demonstrações contábeis. São Paulo: Atlas, 2010. 
RESPOSTA ESPERADA:
O Balanço Patrimonial é constituído por três grandes grupos, demonstrado em duas colunas, no lado direito o Ativo, e no lado esquerdo, o passivo e o Patrimônio Líquido. O Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos. O Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação. No Patrimônio Líquido, compreende-se os recursos próprios da entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo, ou seja, Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido.

Continue navegando