Buscar

APOL 3 CENARIO ECONOMICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.
Questão 1/5 - Cenário Econômico Mundial
A respeito da intervenção do Estado no modelo econômico:
O Plano Real foi um programa brasileiro com o objetivo de estabilização e reformas econômicas, iniciado em 27 de fevereiro de 1994 com a publicação da medida provisória número 434. Tal medida provisória instituiu a Unidade Real de Valor (URV), estabeleceu regras de conversão e uso de valores monetários, iniciou a desindexação da economia, e determinou o lançamento de uma nova moeda, o real. O programa foi a mais ampla medida econômica já realizada no Brasil e tinha como objetivo principal o controle da hiperinflação que assolava o país. Utilizou-se de diversos instrumentos econômicos e políticos para a redução da inflação que chegou a 46,58% ao mês em junho de 1994, época do lançamento da nova moeda.
Sobre os índices de inflação no Brasil, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	No Brasil atua-se pelo modelo da meta de inflação publicada pelo Banco Central do Brasil que significa que a autoridade monetária define a inflação para o ano fiscal, atualmente definido em 4,5%, aceitando uma variação de dois pontos percentuais;
	
	B
	O principal índice de acompanhamento da inflação no Brasil é a Selic, que é definida mensalmente pelo Comitê de Política Monetária;
	
	C
	IPCA e INPC são índices coordenados pelo IBGE embora obtidos nas mesmas regiões, medem variáveis diferentes para se estabelecer a evolução dos preços;
Você acertou!
Capítulo 2. Pagina 88 e 89: A meta não define a inflação e sim orienta as políticas monetárias;
A Selic é referência para a taxa básica de juros e não para a inflação;
A referência para a meta inflacionária é o Indice de Preços ao Consumidor Ampla (IPCA)
A inflação no Brasil anterior ao plano real tinha diversas razões, entre elas a baixa capacidade de produção da economia e outros fatores. A demanda não foi a principal responsável pela hiperinflação. 
	
	D
	O IGPM, calculado pela Fundação Getúlio Vargas mensalmente desde 1944, é o índice de referência para a meta de inflação da política monetária.
	
	E
	A inflação elevada até o ano de 1994 é devido à forte demanda por produtos e serviços estabelecida no país, que permitiu o crescimento econômico do Brasil nos anos anteriores ao Plano Real.
Questão 2/5 - Cenário Econômico Mundial
Quando o governo adota políticas monetárias expansionistas, visa estabelecer um maior poder de consumo para as famílias e assim gerar maior atividade produtiva pelas empresas para atender as demandas agregadas. A alteração da taxa básica de juros (SELIC) e de outras políticas monetárias são instrumentos utilizados para controlar atividade econômica e por consequência a inflação.
Sobre estas condições, considere as seguintes informações:
I. Quando existe um processo contrário ao da inflação, isto é, o valor dos preços diminui, este processo é conhecido como deflação, proporcionando um risco muito grande para uma depressão econômica.
                                           Porque
II. A queda nos preços se dá pela capacidade das empresas em atender a demanda do mercado consumidor, o que indica que a atividade econômica está superaquecida.
É correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	A primeira é uma afirmativa falsa e a segunda verdadeira.
	
	B
	A primeira é uma afirmativa verdadeira e a segunda falsa.
Você acertou!
Capítulo 2: A política expansionista pode aumentar a oferta pela produção das empresas, porém a queda dos preços pode significar a ausência de demanda, seja pela queda da renda ou ainda do crédito para o consumo.
	
	C
	As duas afirmativas são falsas.
	
	D
	As duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
	
	E
	As duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Questão 3/5 - Sistemática de Importação
Proteger as fronteiras do País é de extrema importância para manter a soberania do mesmo. Para isso, diversos órgãos da administração pública trabalham para garantir que objetos que possam prejudicar a saúde da população sejam barrados na fronteira. Para as importações, um documento chamado Licença de Importação é exigido para que os órgãos competentes examinem a mercadoria antes de permitir sua livre circulação.
Na função de fiscalização e proteção a saúde, qual das mercadorias a seguir não necessitam de Licença de Importação:
Nota: 0.0
	
	A
	Defensivos Agrícolas.
	
	B
	Produtos Radioativos.
	
	C
	Produtos Farmacêuticos.
	
	D
	Produtos de Origem animal.
	
	E
	Aparelhos Telefônicos Portáteis.
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (e) porque aparelhos telefônicos portáteis não constam na lista sujeita a controles especiais.
As alternativas (a), (b), (c) (d), estão incorretas, pois todas estão sujeitas a licença ou proibição pela Licença de Importação, conforme consulta no Informativo do SISCOMEX e material disponível na Rota 4 - Tema 2.
http://portal.siscomex.gov.br/informativos/biblioteca-de-arquivos/bens-sujeitos-a-licenca-ou-proibicao-na-importacao
Questão 4/5 - Cenário Econômico Mundial
Leia atentamente o texto a seguir:
O depósito compulsório um dos instrumentos utilizados pelo Banco Central para controlar a quantidade de dinheiro que circula na economia interna. Este mecanismo tem a capacidade de influenciar o crédito disponível bem como as taxas de juro cobradas. É por meio do depósito compulsório que os bancos ficam obrigados a depositar em uma conta no próprio Banco Central parte dos recursos captados de seus clientes nos depósitos à vista, a prazo ou poupança. 
A respeito dos depósitos compulsórios, é correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	São depósitos efetuados pelo Governo para garantir reservas financeiras frente às negociações internacionais.
	
	B
	Quanto maior for o percentual relativo do depósito, menor é volume de dinheiro disponível para as famílias e empresas fazerem empréstimos.
Você acertou!
Capítulo 2. Pagina 70: São orientações definidas pelas autoridades monetárias para liberar apenas parte dos depósitos à vista e aplicações pelo sistema financeiro
Os depósitos são remunerados pela Taxa Selic.
Parte dos recursos liberados para empréstimos são negociadas de acordo com as características do produto. 
	
	C
	A remuneração do depósito é de acordo com definição da meta de inflação.
	
	D
	Os agentes financeiros repassam parte dos recursos liberados para os tomadores de empréstimos remunerados a taxa de juros Selic, que é a taxa básica de juros.
	
	E
	Os depósitos compulsórios não são utilizados como instrumento monetário porque incidem somente sobre os agentes poupadores do sistema econômico.
Questão 5/5 - Cenário Econômico Mundial
A política monetária é um instrumento da política econômica de um país:
A quantidade de moeda circulante em uma economia de um país possibilita o estimulo a produção e a geração do emprego e renda, e pode ser controlada com o aumento ou diminuição de títulos públicos além de se determinar os limites dos depósitos compulsórios. 
Sobre a atuação das autoridades monetárias junto as políticas econômicas, é correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	A política econômica, através das autoridades monetárias, estabelece uma meta anual para o crescimento do PIB.
	
	B
	A inflação não tem influência sobre a produção e oferta de produtos.
	
	C
	Os incentivos tributários como redução de IPI não são orientados pelas autoridades monetárias.
	
	D
	Quando as autoridades monetárias elevam a taxa Selic, ocorre a diminuição de crédito na economia devido a opção dos investidores por títulos do governomais rentáveis.
Você acertou!
Capítulo 2. Página 64: A meta das autoridades monetárias é a inflação.
Por definição, a inflação tem forte influência sobre a produção, pois se não houver produção e a demanda crescer, ocorrerá sobrevalorização dos preços
Os incentivos tributários podem ser orientados pelas autoridades monetárias em setores estratégicos que estabelecem incentivos específicos.
A variação cambial exerce influência sobre os fatores de produção, caso ocorra uma desvalorização da moeda local, ocorrerá um incentivo para se produzir internamente, caso contrário, poderá ocorrer a importação de produtos para suportar a demanda.
	
	E
	A variável cambial como o aumento ou diminuição do dólar é somente um parâmetro de comparação com outros países e não exerce nenhuma influência nos fatores de produção.

Continue navegando