Buscar

Arteriosclerose: Definição e Patogênese

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ARTERIOSCLEROSE
Definição: é a denominação geral para varias doenças que provocam espessamento e perda da elasticidade da parede arerial. A aterosclerose, a forma mais comum é também a mais grave e clinicamente relevante porque causa a DAC e doença cerebrovascular. As formas não ateromatosas da arteriosclerose compreendem arteriolosclerose e arteriosclerose de Monckeberg. 
ATEROSCLEROSE: caracterizada por presença de ateromas, que se aderem as paredes do lumen das arterias. Esses ateromas podem conter lipidios, celulas inflamatorias, celulas musculares lisas e tecido conjuntivo. 
Patogênese:
- Lesão endotelial: causa aumento da permeabilidade vascular, adesao de leucocitos e trombose. Pode ser indusida por desnudamento mecanico, forças hemodinamicas, deposição de imunocomplexos, radiação ou substancias quimicas, resultando em expessamento da intima. Porem, com o endotelio intacto e apenas uma disfunção endotelial pode ocorrer doença aterosclerotica. 
- Adesão de monócitos ao endotelio: seguida por migração para intima e transformação em macrofagos e celulas espumosas. Macrofagos ativados produzem especies reativas de oxigenio que agravam a oxidação do LDL e elaboram fatores de crescimento que contribuem para a proliferação de celulas musculares lisas. Linfocitos T recrutados para a intima podem gerar m estado inflamatorio cronico (liberação de fatores de crescimento que promovem proliferação de CML e sintese de MEC) e produzir citocinas inflamatórias. 
- Acumulo de lipoproteinas (LDL)
- Adesao plaquetaria
- Liberação de fatores: das plaquetas, macrofagos e celulas da parede vascular ativados, induzindo recrutamento de CML da media ou de precursores circulantes. 
- Proliferação CML e elaboração da MEC: convertem lesao inicial em ateroma maduro e contribuem para o crescimento progressivo das lesoes ateroscleroticas. 
- Maior acumulo de lipídeos intra e extracelulares. 
Aspectos morfológicos 
- Espessamento da intima e acumulo de lipideos
- Lesal focal com inicio na intima, com centro lipidico grumoso pouco consistente, amarelo, coberto por capsula fibrosa firme e branca. 
ARTERIOLOSCLEROSE: afeta pequenas arterias e arteriolas e pode causar lesao isquemica distal. É caracterizada pela perda de conformidade das arteriolas e pequenas arterias. 
- Hialina: a parede arteriolar fica espessada com o aumento da deposição de proteinas (hialinizada) e a luz fica acentuadamente estreitada. Ocorre devido a proliferação fibromuscular ou endotelial, feralmente associadas a hipertensao arterial. É a caracteristica morfologica da nefroesclerose benigna; encontrada frequentemente em diabeticos e idosos com hipertensao benigna. 
- Hiperplasica: espessamento em laminas concentricas das paredes arteriolares com estreitamento progressivo da luz do vaso (lesoes em “casca de cebola”). A membrana basal mostra espessamento com proliferação das celulas miointimas. É rara, somente encontrada na hipertensao maligna. 
ARTERIOSCLEROSE DE MONCKEBERG: caracterizada pelo endrecimento das arterias musculares, devido a uma calcificação da tunica media. A tunica intima e a adventicia não são afetadas, assim como a luz vascular. Pode ou não deformar o endotelio. 
Etiologia e patogenese: são pouco conhecidas, na forma primaria são desconhecidas e na forma secundaria as lesoes são associadas a diabetes melito ou insuficiencia renal com hiperparatireoidismo secundario.
A calcificação inicia-se em locais de fendas limitantes elasticas internas. Há o acumulo de vesiculas da MEC, no qual criam lacunas na limitante. As vesiculas são constituidas de lisossomos extracelulares que destroem a limitante e iniciam a mineralização, esta começa na elastica e progride ate a media. As lesoes normalmente não causam repercurssoes clinicas, apesar da forma secundaria ser considerada indicador de risco para doenças cardiovasculares em geral.
Aspectos morfologicos: ocorre calcificaçoes anulares ou em placa, que a palpaçao lembram traqueia de passarinho, ou etao qanto mais interna, um tubo calcificado rigido, com abertura e secção do vaso dificultada. O endotelio pode estar um pouco deformado, mas permanece intacto na maioria das vezes. A luz vascular, assim como as tunicas intima e adventicia não são afetadas.

Outros materiais