Buscar

Abordagem Histórico-Cultural de Vygotsky

Prévia do material em texto

Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC
Departamento de Ciências Exatas e tecnológicas 
 Licenciatura em Química – 10/07/2019
FCH092 – Psicologia e Educação
Profa Maria Luiza Coelho
201910229 – Jônatas de Sá Santos
ATIVIDADE AVALIATIVA
A ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL DE VYGOTSKY.
01- Apresente as principais idéias de Vygotsky sobre o uso dos instrumentos e signos e das interações sociais para formação do funcionamento psicológico humano.
	
	O instrumento é um elemento interposto entre o homem e o objeto de seu trabalho, ampliando sua possibilidade de transformação da natureza e é feito para um certo objetivo, carrega consigo a função para o qual foi criado e o modo de utilização desenvolvido durante o trabalho coletivo. Os animais também utilizam instrumentos, porém, de forma rudimentar, esses diferentemente do homem não produzem intencionalidade. Os signos eram chamados por Vygotsky de instrumentos psicológicos, ou seja, são ferramentas psicológicas que auxiliam os processos psicológicos. O signo age como um instrumento da atividade psicológica de maneira análoga o papel de um instrumento de trabalho. 
02 – Conceitue “mediação” e “internalização
	Segundo a concepção Vygotskyana, mediação simbólica é o processo de intervenção de um elemento intermediário numa relação . E assim, postula que a relação homem/mundo é um relação mediada por instrumentos e signos. O processo de internalização resume-se na utilização de marcas externas transformam-se em processos internos de mediação, representações mentais que substituem os objetos do mundo real. Assim então o individuo para de depender de marcas externas e passa a utilizar signos internos.
03- Comente e exemplifique: Segundo Vygotsky, o aprendizado precede e impulsiona o desenvolvimento, criando zonas de desenvolvimento proximal. O que é desenvolvimento proximal hoje será o desenvolvimento real amanhã.
 	
	A Zona de Desenvolvimento Proximal consiste no campo interpsicológico, constituído na e pelas interações sociais em que os sujeitos se encontram envolvidos com problemas ou situações que remetam à confrontação de pontos de vista diferenciados. E que interações são essas? Podem ser tanto interações adulto/criança, interações de pares ou mesmo interações com um interlocutor ausente: o que caracteriza a Zona de Desenvolvimento Proximal é a confrontação ativa e cooperativa de diferentes compreensões a respeito de uma dada situação. E qual o resultado dessa interação? Pode ser tanto o avanço como o retrocesso no desenvolvimento pois, qualquer que seja o resultado, este depende, fundamentalmente, do contexto social e do nível de confiança dos sujeitos envolvidos quanto aos seus pontos de vista.
	
04 – Contribuições da Teoria de Vygotsky para educação escolar.
	O professor deve ser o estimulador da zona de desenvolvimento proximal, provocando avanços nos conhecimentos que ainda não aconteceram. A interferência do professor não pressupõe, no entanto, uma pedagogia diretiva, autoritária e, menos ainda, uma relação hierárquica entre professores e alunos (OLIVEIRA, 1993; VYGOTSKY, 1991; GOULAR, 1995). Para Vygotsky, o erro deve ser visto pelo professor como parte do processo ensino-aprendizagem, mas jamais deve ser ignorado. A correção é importante para que o aluno perceba a necessidade de melhorar e de dedicar-se mais aos conhecimentos que ainda não domina. Nesse sentido, o trabalho em grupo, além de estimular a interação social, pode ser um bom momento para o amadurecimento de ideias e aprimoramento dos conhecimentos.
 
REFERÊNCIAS
VYGOTSKY, Lev Seminovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes,1984.

Continue navegando

Outros materiais