Buscar

1 - Diagnostico Institucional Retomando o Caminho (1) (1)

Prévia do material em texto

ALINE SAMARA DA SILVA
RA 437909
DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL DO CENTRO DE CONVIVENCIA RETOMANDO O CAMINHO
TERESINA-PI 
2019
SUMÁRIO
1. APRESENTAÇÃO .................................................................................................01
2. DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL .........................................................................01
2.1 Identificação do Campo .......................................................................................01
2.2 Identificação do Supervisor de Campo ...............................................................01
2.3 Descrição Geral do Campo .................................................................................02
3. SERVIÇO SOCIAL NA INSTITUIÇÃO...................................................................03
4. CONSIDERAÇÕES PARCIAIS SOBRE O DIAGNOSTICO INSTITUCIONAL......05
1. APRESENTAÇÃO 
O trabalho abordado trata da análise institucional do local de Estágio Supervisionado I do Curso de Serviço Social da Faculdade Anhanguera UNIDERP como parte integrante de sua grade educacional universitária.
Essa análise institucional tem como objetivo obter um diagnóstico acerca do Centro de Convivência Retomando o Caminho, instituição essa que tem vínculos com a Prefeitura de Teresina e com a Fazenda da Paz, pois é o local onde ocorrem as atividades voltadas para o estágio. 
 Ademais, para a realização das atividades no decorrer do estágio e que oportunizaram chegar a este diagnóstico institucional, houve o apoio a Nivel de Supervisão Acadêmica da professora Ildeth Carvalho de Andrade CRESS: 1177/22ª Região e a nível de Supervisão de Campo da professora Veridiana Lustosa Araújo, com suas respectivas presenças de forma assídua, contribuindo para maximizar os resultados obtidos através da análise.
O estágio enquanto disciplina de cunho pedagógico e de caráter obrigatório exigido pela Universidade Anhanguera tem uma grande valoração no processo de formação dos estagiários e futuros profissionais, pois através dele é possível ver o exercício prático dos profissionais em sua jornada diária, bem como dos instrumentais utilizados para o desenvolvimento dos trabalhos e serviços prestados à Comunidade.
2. DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL
2.1. IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO:
- Nome da organização: Centro de convivencia “Retomando o Caminho”
- Endereço: Rua Areolino de Abreu, nº 2137, bairro Centro/ Norte – Teresina/PI.
Local do Estagio: Centro de de convivencia “Retomando o Caminho – Localizado na Rua Areolino de Abreu, nº 2137, Centro/Norte. Teresina/PI
Telefone: (86) 3215-7485
2.2. IDENTIFICAÇÃO DO SUPERVISOR DE CAMPO
Nome da Supervisora: Veridiana Lustosa Araújo CRESS 1859 /22ª Região 
Nº do CRESS: 1859 /22ª Região.
E-mail: veridianalustosa@hotmail.com
2.3. DESCRIÇÃO GERAL DO CAMPO
A Fazenda da Paz é uma Instituição não governamental sem fins lucrativos, reconhecida de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal, idealizada pelo Pe. Pedro Balzi em parceria com leigos da Arquidiocese da Cidade de Teresina/PI e implantada pelo Terapeuta Célio Luiz Barbosa. Criada em 26/06/1994 através de encontros de pessoas preocupadas com o grande índice de consumo de drogas (lícitas e ilícitas) existente no Estado do Piauí e com a inexistência de serviços especializados na área da dependência química.
A Fazenda da Paz tem como missão institucional prestar atendimento na área do álcool, crack e outras drogas minimizando o sofrimento de pessoas vítimas das drogas com o objetivo de prevenir, tratar e Reinserir dependentes químicos.
A Fazenda da Paz, tem como finalidade o bem-estar social do dependente químico em ambiente onde todos são responsáveis pela Comunidade e por seus integrantes. A partir dessa natureza comunitaria, as tomadas de decisões são resultantes de um processo de construção coletiva, respeitando as demandas sociais identificadas junto aos beneficiarios e hierarquizadas conforme relações estabelecidas com os acolhidos.
O Centro de Convivência Retomando o Caminho é um projeto idealizado entre uma parceria firmada entre a Prefeitura de Teresina, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Politicas Integradas – SEMCASPI e a Fazenda da Paz, tendo sido inaugurada no dia 11 de março de 2019, com o objetivo de promover a reintegração dessa população de egressos com outros públicos da sociedade, bem como oportunizar meios de inserí-los no mercado de trabalho.
Para que os cursos pudessem ser ofertados aos egressos, o Centro, fez parceria com a Fundação Wall Ferraz, garantindo cursos profissionalizantes, as ferramentas de que fossem necessárias bem como a localização e encaminhamento às oportunidades para que eles conquistem seu espaço na sociedade.
Vale ressaltar que, a proposta de encaminhamento ao mercado de trabalho além de atender aos egressos, se estende aos familiares atendidos pela assistência social.
A prefeitura funciona como mantenedora dos recursos financeiros destinados a estrutura e funcionamento da organização em parceria com a Fazenda da Paz, onde esta ultima também disponibiliza a experiência dos seus profissionais qualificados e aptos a atender às necessidades que o Centro. 
3. SERVIÇO SOCIAL NA INSTITUIÇÃO
O Serviço Social do Centro de Convivência Retomando o Caminho teve sua origem com a fundação da própria Instituição que atua com o atendimento a egressos de tratamentos de dependência química, de forma a proporcionar a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho.
O desenvolvimento das atividades do Serviço Social contam com funcionamento a partir das 07h30 da manhã indo até as 17h30, em um espaço físico contendo uma sala climatizada com mesas, cadeiras giratórias, cadeiras fixa, computadorores de mesa	e longarinas de três lugares, a serem utilizadas pela Coordenadora, psicologas, assistentes sociais, estagiários.
Os usuarios atendidos são os dependentes químicos referenciados pela rede de atendimento: Comunidades Terapêuticas, CAPSAD, CRAS, CREAS, Grupo de Apoio (Amor Exigente, Alannon, Naranon, Amor Vencerá e Pastoral da Sobriedade).
E esses esforços são com o objetivo de promover a transformação de vida e o exercício da cidadania, além do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. 
O objetivo principal é de reinserção e não de tratamento, conta com capacidade para atender aproximadamente até 80 egressos, que estarão contando com os cuidados e atenção de equípe multidisciplinar
Dentre os desafios que encontram os profissionais da assistência Social no decorrer da atividade diária, tem-se tentativa de manter os egressos em bons níveis de assiduidade e evitar que os mesmos possam retornar a ter que realizar tratamentos para dependência química.
As perspectivas estão voltadas para a ampliação do número de egressos atendidos pelo Centro de Convivência Retomando o Caminho, atingindo a meta atual que é de 80 no decorrer do ano, e com a finalização de todo o processo estruturação da parte física, que essa meta seja ultrapassada.
A atuação do Assistente Social é de fundamental importância, vez que, o exercício de suas atividades está voltado a atuação frente a cada um dos egressos procurando, por meio da investigação, identificar quais os cursos a que mais se adequam cada um deles ou conforme seu interesse, para que os mesmos possam não somente “cursar”, mas que, o ensino deste seja algo motivador e estimulante, fazendo com que cada um deles possa dar o melhor de si, buscando melhores resultados.
E esse papel de acompanhamento por parte do profissional da assistência social, é mais relevante do que se imagina, pois quanto mais próximo for do egresso e mais precisa for a sua investigação social, melhores serão os resultados, logo, o percentual de sucesso na reinserção ocorrerá em linha ascendente.
E todos esses esforços são com o objetivo de promover a transformação de vida e o exercício da cidadania, além do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.São realizadas atividades como escuta qualificada, visitas domiciliares, atendimento psicossocial individual ou em grupo; palestras; rodas de conversa; encaminhamentos e acompanhamentos aos programas, projetos, serviços e benefícios da Rede Pública e Privada do Município; oficinas de convivência; reuniões visando o protagonismo social; ações de formação, capacitação e inserção produtiva ao mercado de trabalho e ações sócio-educativas dos usuários estimulando a qualidade de vida e o exercício pleno da cidadania, disponibilizando informação e orientação, acolhimento e apoio, juntamente com acompanhamento dos seus familiares.
O atendimento Inicial é realizado pelo assistente social acompanhado do estagiário, com escuta qualificada ao egresso e seu familiar, encaminhamento para o centro de convivencia e reuniões realizando atividades que o auxiliarão em seu Projeto de Vida, estabelecendo novas metas e mudanças de estilo de vida, sempre buscando que a continuidade ao Programa de Tratamento em seu retorno a sociedade.
4. CONSIDERAÇÕES PARCIAIS SOBRE O DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL
O Diagnóstico Institucional é uma análise que visa conhecer a Instituição que serviu como base de estágio, o Centro de Convivência Retomando o Caminho, sob um ângulo maximizado do campo de visão, e que leva a entender um pouco de cada sistemática encontrada ali, por meio do levantamento da história da inttiuição, sua finalidade, seus objetivos, quais os recursos humanos e financeiros empreendidos para a realização das atividades.
Com base nisso, é possível compreender o grau de importância de cada um dos profissionais que ali estão, bem como dos resultados alcançados para a sociedade em geral.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome. Política Nacional de Assistência Social. Brasília: DF, 2004.
CARVALHO, A M. P. et alii . "Projeto de investigação: a formação profissional do assistente social no Brasil: determinantes históricos e perspectivas". In: Serviço Social e Sociedade n° 14. São Paulo, Cortez, 1984. 
CIDADE VERDE. Prefeitura inaugura 1º Centro para egressos de Comunidades Terapêuticas do Brasil. Disponível em: https://cidadeverde.com/noticias/294970/prefeitura-inaugura-1-centro-para-egressos-de-comunidades-terapeuticas-do-brasil
IAMAMOTO, M. V. O Serviço Social na Contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 26° ed. São Paulo: Cortez, 2015.
 
LAKATOS; E. M.; MARCONI; M. de A. Fundamentos de Metodologia Cientifica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
ALINE SAMARA DA SILVA
RA 437909
DIAGNÓSTICO SOCIAL DO CENTRO DE CONVIVENCIA RETOMANDO O CAMINHO
TERESINA-PI 
2019
DIAGNÓSTICO SOCIAL
Reinserção social do dependente químico: formação profissional e mercado de trabalho
A importância do presente diagnóstico social pode ser analisada a partir do que Iamamoto (2015), estabelece como linhas de pesquisa e núcleos temáticos de pesquisa e prática: seguridade social, terceira idade, movimentos sociais e poder local, família, relações de gênero e criança e adolescente, relações de trabalho e; formação profissional e mercado de trabalho.
A Fazenda da Paz é uma Instituição não governamental sem fins lucrativos, reconhecida de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal, idealizada pelo Pe. Pedro Balzi em parceria com leigos da Arquidiocese da Cidade de Teresina/PI e implantada pelo Terapeuta Célio Luiz Barbosa. Criada em 26/06/1994 através de encontros de pessoas preocupadas com o grande índice de consumo de drogas (lícitas e ilícitas) existente no Estado do Piauí e com a inexistência de serviços especializados na área da dependência química.
A Fazenda da Paz tem como missão institucional prestar atendimento na área do álcool, crack e outras drogas minimizando o sofrimento de pessoas vítimas das drogas com o objetivo de prevenir, tratar e Reinserir dependentes químicos.
A Fazenda da Paz, tem como finalidade o bem-estar social do dependente químico em ambiente onde todos são responsáveis pela Comunidade e por seus integrantes. A partir dessa natureza comunitaria, as tomadas de decisões são resultantes de um processo de construção coletiva, respeitando as demandas sociais identificadas junto aos beneficiarios e hierarquizadas conforme relações estabelecidas com os acolhidos.
O Centro de Convivência Retomando o Caminho nasceu de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Teresina, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Politicas Integradas – SEMCASPI e a Fazenda da Paz, tendo sido inaugurada no dia 11 de março de 2019, com o objetivo de promover a reintegração dessa população de egressos com outros públicos da sociedade, bem como oportunizar meios de inserí-los no mercado de trabalho.
E a parceria firmada com a Prefeitura de Teresina agrega não somente a despesas de recursos financeiros para o Centro de Convivência, mas também por meio da Fundação Wall Ferraz, instituição esta do Executivo Municipal que proporciona a realização dos cursos profissionalizantes e a qualificação profissional destes egressos.
Desse modo, o Centro de convivência Retomando o caminho, na intenção de prevenir as situações de risco do egresso retornar à situação de dependência química, promove atividades como escuta qualificada, visitas domiciliares, atendimento psicossocial individual, palestras, rodas de conversa, oficinas de convivência, reuniões visando o protagonismo social, ações socioeducativas e, por fim, ações de formação, capacitação e reinserção no mercado de trabalho.
As atividades desenvolvidas pelo Serviço Social contam com funcionamento a partir das 07h30 da manhã indo até as 17h30, em um espaço físico contendo uma sala climatizada com mesas, cadeiras giratórias, computadores de mesa e uma longarina de três lugares, a serem utilizadas pela Coordenadora, dois assistentes sociais e três estagiários.
O passo inicial é o encaminhamento dos egressos a serem atendidos, que são os dependentes químicos referenciados pela rede de atendimento: Comunidades Terapêuticas, CAPSAD, CRAS, CREAS, Grupo de Apoio (Amor Exigente, Alannon, Naranon, Amor Vencerá e Pastoral da Sobriedade).
O processo de acolhimento dos egressos pelo Centro de Convivência evidencia uma finalidade impar dentro de todo o contexto social, pois muitas vezes o egresso se depara com uma situação instável, seja por muitas vezes morar próximo do foco de incidência, que o levou àquela situação de dependência química, seja pela desmotivação voltada a falta de qualificação profissional, o que acarreta no desemprego, fatores estes que despontam como desfavoráveis e propiciadores da reincidência daqueles que concluíram o tratamento.
O objetivo de se tornar referência merece destaque seja pela capacidade e qualidade técnica dos profissionais envolvidos em todo o processo, como também esta instituição surgiu como o primeiro Centro de reinserção para egressos de comunidades terapêuticas do Brasil.
	
Relatório do Diagnóstico Social
 O presente trabalho trata-se de um diagnóstico social, que tem por objetivo fazer um levantamento social sobre a vida dos usuarios referênciados pelo Centro de Convivência Retomando o Caminho, através de um questionário onde é abordado um roteiro de perguntas pessoais.
 No entanto, no presente momento do estágio supervisionado I, não foi possível a realização da entrevista, devidos os intrumentais serem dados sigilosos por tratar de dependentes químicos, A partir das demandas vivenciadas no cotidiano da instituição, são nescessários o aprimoramento dos instrumentais e dos serviços prestados aos usuários, e dever também garantir o sigilo profissional por se tratar da vunerabilidade social.
 De acordo com o código de Ética do Assistente Social Lei 86662/93, artigo.16- O sigilo protege o/a usuario em tudo aquilo que o/a assistente social tome conhecimento como decorrência do exércicio da atividade profissional.
 
ConclusãoAssim, diante disto, conclui-se que o diagnóstico social se dirige para fins de transformação das relações sociais, evidenciando a inegável importância do Centro de Convivência Retomando o Caminho como instrução de reinserção social dos egressos de tratamentos terapêuticos voltados a dependência química, merecendo destaque maior por ser o primeiro centro do Brasil voltado para egressos de comunidades terapêuticas.
REFERENCIAS
IAMAMOTO, M. V. O Serviço Social na Contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 26° ed. São Paulo: Cortez, 2015.
 
LAKATOS; E. M.; MARCONI; M. de A. Fundamentos de Metodologia Cientifica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
SEMCASPI. Retomando o caminho: Primeiro Centro de Convivência para egressos de Comunidades Terapêuticas do Brasil é inaugurado. Disponível em: https://semcaspi.teresina.pi.gov.br/2019/03/11/retomando-o-caminho-primeiro-centro-de-convivencia-para-egressos-de-comunidades-terapeuticas-do-brasil-e-inaugurado/ Acesso em: 10 de maio de 2019.

Continue navegando