Buscar

Ambiente, energia e sociedade

Prévia do material em texto

Petróleo
Ambiente, energia e sociedade
Alunos:		Mario Batista
		Leonardo Henrique
		Davi Nascimento Silva
		José Pinheiro Borges Neto
O que é?
	O petróleo é composto por hidrocarbonetos, além do enxofre, oxigênio e nitrogênio. Substância oleosa e inflamável, é a principal fonte de energia mundial. Na antiguidade, seu uso era atribuído à medicina com propriedades cicatrizantes antissépticas e laxantes. Na Bíblia, é identificado com o uso para calafetar a Arca de Noé. Os povos antigos da Mesopotâmia e Pérsia utilizavam-no para pavimentar estradas, aquecer e iluminar casas. Atualmente, é retirado do petróleo diversos produtos químicos e farmacêuticos. Sua extração teve início em 1859, na Pensilvânia (EUA). No Brasil, o primeiro poço aberto foi em Lobato-BA, em 1939.
	 E, ainda, o resultado da transformação da matéria orgânica acumulada no fundo dos oceanos e mares por milhões de anos sobre pressão de sedimentos. Os produtos dessa degradação, hidrocarbonetos e compostos voláteis, misturados a sedimentos e resíduos orgânicos, ficam na rocha-mãe; dessa forma, o petróleo é expulso para rochas e areias porosas e permeáveis como os arenitos e calcários.
Onde é encontrado
	 É encontrado na natureza  impregnado em rochas sedimentares. Como elas são permeáveis, o óleo se desloca para o interior da crosta terrestre; porém, se for detido por rochas impermeáveis são formadas as jazidas. As  mais conhecidas estão localizadas no Oriente Médio, Estados Unidos, América Central e partes da América do Sul.
 	 A forma de extração varia de acordo com a quantidade de gás encontrado no local. O petróleo sai de forma bruta da jazida e, dessa forma, é necessário que ele seja fracionado em vários componentes. Esse processo é denominado refino ou destilação fracionada. Nos diferentes pontos de ebulição das substâncias que estão no óleo, ocorre a separação, que serão convertidas em outros produtos. Dentre as frações obtidas, se destacam o gás, a gasolina, o querosene e as ceras.
Principais produtos provenientes da refinação do petróleo:
	→Gás;
	→Gasolina;
	→Óleo diesel;
	→Óleos lubrificantes;
	→Óleos combustíveis;
	→Matérias-primas para asfaltos e parafinas.
Vantagens e desvantagens
Vantagens: Não necessita de muita mão de obra, matéria-prima de mais de 300 produtos, facilidade de armazenamento e transporte.
Desvantagens: Produz poluição atmosférica, exaustão das jazidas, fonte esgotável de energia e degradação do meio ambiente.
Petrobras e OPEP
> Petrobras:
	Em 1938, foi feita a nacionalização das riquezas de nosso subsolo pelo governo. Já em 1953 ,foi criada a Petrobras - Petróleo Brasileiro S/A, que trata da pesquisa, refino e transporte do petróleo e derivados, além de importação e exportação de petróleo bruto e seus derivados. Durante a década de 80, a Petrobras passou a ter recordes mundiais de exploração submarina de petróleo.
> OPEP – Organização dos países exportadores de petróleo:
	Fundada em 1961 e integrada por 11 países, é uma organização internacional responsável pelo fornecimento de uma parte importante do petróleo que é consumido mundialmente. Sua sede é em Viena e seus membros são: Argélia, Venezuela, Indonésia, Irã, Iraque, Qatar, Kuwait, Líbia, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Nigéria. A OPEP realiza o papel de exercer pressão em relação a assuntos como o valor e a circulação do petróleo bruto.
No brasil,
	Há importante participação do álcool (etanol), um combustível renovável obtido a partir da cana-de-açúcar como substituto da gasolina. Há esforços governamentais para promover a substituição de diesel por biodiesel, mas o custo dos óleos vegetais (que constituem 60% do custo de produção do biodiesel) é uma importante barreira à consecução desse objetivo.
Fontes:
Ministério do meio ambiente;
http://fontes-de-energia.info/mos/view/Petr%C3%B3leo/

Continue navegando