Buscar

MODULO 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MODULO 1
O regime de escoamento em um tubo (laminar ou turbulento) é deterinado pelo número de Reynolds:
sendo: ρ = massa específica; V = velocidade; D = diâmetro e μ = viscosidade absoluta. A dimensão da grandeza viscosidade absoluta (μ) na base FLT é:
R: F L-2 T
A densidade, segundo o sistema internacional de unidades, é expressa em quilograma por metro cúbico - kg/m³. Podemos dizer que na base FLT ela pode ser expressa por:
R: FL-4T2
 A unidade de pressão, no sistema internacional (SI) é N/m², que pode ser representada na base FLT como:
R: FL-2T0
No sistema internacional (SI) o momento polar produzido por uma força, pode ser expresso na base FLT por:
R: FLT0
MODULO 2 
Um reservatório possui volume de 0,95 m³ e armazena óleo de massa 900 kg. A massa específica desse óleo, em kg/m³,  vale:
R: 947,36
Um fluido tem uma viscosidade dinâmica de 5x10-3 N.s/m2 e uma massa específica de 0,85kg/dm3. Determinar a sua viscosidade cinemática em m²/s.  
R: 5,88x10-6
Uma lamina retangular de área 0,010m² é submetida em uma de suas faces a pressão uniforme de 8 kgf/cm² e na outra a pressão também uniforme de 100 kPa. A força resultante em N aplicada vale:
R: 6845
Uma sala possui dimensões 4x5x3 m (AxLxH). Sabendo-se que a massa específica do ar é de 1,2 kg/m³, a massa de ar contida no interior da sala vale (no SI):
R: 72
MODULO 3
Em um mesmo recipiente foram colocados três termômetros graduados em escalas diferentes: um Celsius, um Fahrenheit e um Kelvin. Aquecese o recipiente até qua variação de leitura fornecida pelo termômetro em Fahrenheit seja de 81ºF. Quais as variações de leitura obtidas pelos outros dois termômetros?
R: 27,22 ºC e 300,22 K
Um estudante de engenharia resolve construir o próprio termômetro de mercúrio. Para isso, ele graduou o termômetro a partir das medidas L1 = 1 cm para o ponto de fusão (0 ºC) e L2 = 10 cm para o ponto de ebulição da água (100ºC). Determine o comprimento x que corresponderá a uma temperatura de 37,8 ºC.
R: 4,40 cm
Um termômetro graduado na escala Celsius e outro na escala Fahrenheit atingem o mesmo valor numérico para uma determinada temperatura. Determine o valor da temperatura em que essa situação ocorre.
R: -40 ºC e -40 ºF
A temperatura de um máquina na escala Fahrenheit é de 122 ºF. Qual é a sua temperatura na escala Celsius?
R: 50 ºC
MODULO 4
Um corpo de 500 cm³ está totalmente submerso em um recipiente com água. Sabe-se qua a densidade do corpo é de 2300 kg/m³ e da água 1000 kg/m³. Determine a reação normal que o corpo exerce no fundo desse recipiente. Considere a aceleração gravitavional igual a 10 m/s².
R: 6,5 N
Um corpo está totalmente imerso em mercúrio e mantém-se em equilíbrio estático. Calcule o peso desse corpo, em N, sabendo que o volume deslocado do fluido foi de 12,6 cm3.
R: 1,71 N
Considere que um bloco flutua com 63 % de seu volume submerso. Sabendo que sua massa e volume são de 270 kg e 0,5 m3, respectivamente, determine a massa específica do líquido (ρL), no SI, no qual o bloco está parcialmente submerso.
R: 857 kg/m3
Sobre um dos pratos de uma balança de pratos colocou-se um recipiente com água. Em seguida, mergulhou-se na água do recipiente uma esfera de aço suspensa por um fio leve e suporte fixo. A balança desequilibrou-se para o lado do recipiente com água, ao mesmo tempo que o nível de água subiu. Para equilibrar a balança novamente, retirou-se água do recipiente. Nesta situação podemos afirmar que o volume de água retirado para o equilíbrio da balança é igual ao (à):  
Dados:          Densidade da água = 1,0 g/cm³
                     Densidade da esfera de aço = 3,0 g/cm³
R: triplo do volume da esfera de aço

Continue navegando