Buscar

Psicomotricidade nas Aulas de Educação Física

Prévia do material em texto

Resumo
A busca por ferramentas de auxílio na aprendizagem escolar tem se tornado uma constante multidisciplinar , na qual a Educação Física e o conhecimento da psicomotricidade nas aulas abrangem a relação entre desenvolvimento motor e intelectual da criança. Compreendo que os estudos atuais ultrapassam os problemas motores.
A Psicomotricidade nas aulas de Educação Física pode auxiliar na aprendizagem escolar. É através de atividades afetivas, psicomotoras e sociopsicomotoras, constitui-se num fator de equilíbrio na vida das pessoas, exprsso na interação entre o espirito e o corpo, a afetividade e a energia, o indivíduo e o grupo promovendo a totalidade do ser humano. Nas aulas de Educação Física, trabalha-se força, flexibilidade, agilidade, velocidade, coordenação motora, equilíbrio, noções de espaço e tempo incluindo lateralidade, socialização, desenvolvimento de traços de personalidade com a organização disciplinar.
Portanto podemos observar nas aulas de Educação Física os aspectos corporais e cognitivos nas ações e no processo de aprendizagem escolar.
Introdução
Este trabalho aborda a Educação Física escolar e sua relação com a psicomotricidade para o desenvolvimento do ser humano.
O ser humano comunica-se através da fala, gestos e forma de caminhar expressando assim sua linguagem corporal. Educação Física é uma ação educativa integral do ser humano, e como a psicomotricidade que relaciona o individuo como ser completo e único capaz de pensar e agir, deixando de lado as características de dualidade de corpo e mente, e assim como um ser capaz de interagir-se com si próprio e com o meio.
A Psicomotricidade e a Educação física escolar eram tidas apenas como ferramentas de desenvolvimento motor, mas hoje com a inovação nas perspectivas de uma Educação Física escolar que conhece o ser humano com um ser complexo de emoções e ações próprias, concedidas por um contato corporal e sua relação com o mundo.
Sabe-se da importância da psicomotricidade na aprendizagem e no desenvolvimento global do individuo e assim visando a possiblidade de compreensão da importância de se ........... conhecimento da psicomotricidade nas aulas de Educação Física, com o intuito de auxiliar na aprendizagem global dos alunos.
Desenvolvimento
Baseando-se em uma visão unificada da pessoa dando o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao mundo interno e externo. A psicomotricidade esta relacionada ao processo de manutenção e é sustentada por três conhecimentos básicos : o movimento, o intelecto e o afeto.
A Educação Física é uma das ferramentas para se trabalhar a otimização do processo de educação como um todo, sabemos que na Educação Física o professor é o mediador entre o aluno e o processo de aprendizagem, pois ela promove o desenvolvimento integral do aluno e a vida saudável, a socialização.
Possuindo um impacto positivo no pensamento a Educação Física também influencia no conhecimento e ação, nos domínios cognitivos na vida do ser humano. O individuo fisicamente educado vai para a vida ativa, saudável e produtiva, criando uma integração segura e adequado desenvolvimento de corpo, mente e aprendizado.
Pelas suas possiblidades de desenvolver a dimensão psicomotora das pessoas a Educação Física trabalha com os domínios cognitivos e sociais e de grande importância no desenvolvimento da aprendizagem escolar.
A Educação Física e a psicomotricidade são duas estruturas na educação interligadas em que os aspectos motores, social, emocional dos movimentos corporais é vivenciado através das atividades motoras.
IMPORTANCIA E APLICABILIDADE DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA
A Psicomotricidade nas aulas de educação Físicas pode auxiliar na aprendizagem escolar.
A Educação Física pode contribuir para o desenvolvimento de ações psicomotoras exercidas sobre o aluno de maneira a favorecer comportamentos e transformações da educação e aprendizado.
Com a educação psicomotora a Educação Física passa a ter como objetivo principal incentivar a pratica do movimento em todas as etapas da vida escolar do aluno.
Psicomotricidade é educativa e reeducativa e terapentica ela quer destacar a relação entre motricidade, a mente e a afetividade e facilitar a abordagem global do aluno por meio de uma técnica, ela contribui de maneira do expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal a que facilita a orientação global.
A intenção de se trabalhar a psicomotricidade aliada a Educação Física é desenvolver o corpo de modo integral, tendo sua característica voltada para a união do corpo, mente e sentido tudo relacionado ao mundo interno e externo do indivíduo.
Todos os recursos disponíveis devem ser utilizados dentro da Educação Física visando a formação do aluno, hoje em vista que muitos problemas desenvolvidos na aprendizagem podem estar relacionados a um campo da psicomotricidade mal desenvolvida ou pouco estimada.
A EDUCAÇÃO FÍSICA TRABALAHNDO A PSICOMOTRICIDADE
	Durante as aulas de Educação Física se pode trabalhar todos os conceitos da motricidade humana como uma consequência de um trabalho que tem como prioridade desenvolver o gosto pela atividade física de forma prazerosa lúdica e autônoma, onde os educando fazem o que mais lhe dão prazer, que é andar, saltar, correr, rastejar, rebater, etc. e ao realizar estas atividades estarão pensado, agindo sentindo isso é a psicomotricidade.
	Alguns aspectos da psicomotricidade que podem ser trabalhados na educação Física : locomoção é quando nos deslocamos de um lugar para o outro; manipulação é a habilidade de manuseio; lateralidade trabalha noção de direita e esquerda é importante para a orientação espacial; coordenação motora fina quando se trabalha com as extremidades dos segmentos tem a capacidade de controlar pequenos músculos; coordenação motora grossa: quando se trabalha com a totalidade das mãos ou do corpo possibilita controle e organização da musculatura ampla para a realização de movimentos complexo. Equilíbrio trabalha a capacidade de manter-se sobre uma base , pode ser estático ou dinâmico. Também no esquema corporal o educando trabalha o corpo em movimentos ou em posição estática, em relação ao objeto e o espaço que a cerca. É através do esquema corporal que a criança tomo consciência de seu corpo e das possibilidades de expressar-se por meio desse corpo.
	A educação psicomotora e a Educação Física juntas passam a ter como objetivo principal incentivar a pratica do movimento em todas as etapas da vida do educando.
Existe muitos professores de Educação Física que focam seus trabalhos mais na pratica motora, no treinamento desportivo, mas um educador com uma visão mais humanista através dos domínios cognitivos emocionais e psicomotores podem ajudar seus educandos dando-lhe a possibilidade de existir, de torna-la uma pessoa única e lhe oferecer condições favoráveis para comunicar-se, expressar-se criar e pensar.
Conclusão
	Concluímos assim que a psicomotricidade e é a relação entre o pensamento e a ação, envolvendo a emoção. A psicomotricidade favorece a criança uma relação consigo mesma, com o outro e com o mundo que a cerca possibilitando um melhor conhecimento do seu corpo e de suas possibilidades aliadas as aulas de educação física, onde através das atividades afetivas, psicomotoras e sociopsicomotoras, constituem-se num fator de equilíbrio da vida do educando. No processo de ensino aprendizagem a educação física não se restringe a simples pratica corporal, mas em capacitar o educando a refletir suas possibilidades como se humano. Aprender a movimentar-se implica em planejar, experimentar e avaliar, avaliar, optar, coordenar ações do corpo com o objeto no tempo e no espaço e interagir com outras pessoas e favorecer os procedimentos cognitivos no processo de ensino aprendizagem.
	Sendo assim a educação física e a psicomotricidade são metodologias interligadas em que o desenvolvimento dos aspectos motor, social, emocional dos movimentos corporais e vivenciados através de atividades motoras.

Continue navegando