Buscar

Negócios mais rentáveis do ano

Prévia do material em texto

Negócios mais rentáveis do ano
Conheça quais são os negócios mais rentáveis do ano, para se tornar num empreendedor de sucesso. Investir dinheiro nos negócios mais rentáveis para fazer o dinheiro crescer.
Se bem que o nosso principal objetivo é oferecer ideias para empreendedores que desejam começar com pouco dinheiro ou criar uma empresa em casa, neste artigo partilhamos consigo quais são e têm sido alguns dos negócios mais lucrativos e rentáveis do ano para que possa considerar e projetar o seu investimento e preparar a sua empresa nesses segmentos de mercado.
Produtos ecológicos – Todos os negócios relacionados com a fabricação e comercialização de produtos que reduzam o dano nos recursos naturais, na água e o cuidado com a Terra, têm demonstrado ser um sucesso. A razão disso, é porque hoje em dia as empresas e pessoas estão mais cientes da importância de salvar o planeta, e por isso o investimento em recursos e a procura por empresas que ofereçam soluções deste tipo é grande. Considerar o investimento num negócio neste segmento pode ser uma boa oportunidade.
Telemóveis – Com 100% de penetração da rede móvel em todo o país, os negócios relacionados com serviços e telemóveis, são muito prometedores devido ao desenvolvimento das novas tecnologias e com o aparecimento de dispositivos mais sofisticados. Desde a venda e distribuição de telemóveis, carregamento do saldo, acessórios e infraestrutura e expansão de redes. É sem dúvidas um negócio com futuro e potencial de crescimento enorme nos próximos anos.
Internet – Tudo relacionado com serviços na Web como alojamento web, web design, negócios online, meios de pagamento, chamadas online e redes sociais, representam um mercado cujo crescimento não parou desde os anos 90. Os índices de utilizadores, sobretudo em países europeus são médios, daí as opções para desenvolvimento e investimento em negócios na Internet serem um bom investimento.
Saúde e Bem Estar – Com bastante procura, todos os negócios relacionados com o desenvolvimento físico e mental continua sendo uma opção excelente a considerar. Desde clínicas de dietas, centros de nutrição, ginásios e SPAs, vitaminas, etc. Sem dúvida, as pessoas estão cada dia mais preocupadas e por isso tão interessadas em conservar a juventude e saúde, razão pela qual os negócios relacionados com ter melhor qualidade de vida, serem excelentes oportunidades de negócio.
Computadores e Tecnologia – A venda de computadores, iPods, iPads e portáteis continua a crescer, sendo um dos maiores negócios dos últimos 20 anos. Pen disks, portáteis e milhares de acessórios são algumas das coisas que tornam este negócio bastante interessante.
Turismo – Várias novidades têm aparecido neste segmento de mercado, com cada vez maior procura. O desenvolvimento desta indústria multimilionária tem permitido a criação de muitas fontes de rendimento e diversificação de opções para explorar. Desde agências de viagens, hotelaria, venda de artesanato, escolas de línguas e até negócios mais extravagantes para viajantes. Definitivamente uma opção que não pode deixar de considerar no seu plano de negócios.
Para terminar, gostaríamos de lembrar que existem outros segmentos de negócios que também são rentáveis, inclusive algumas indústrias são altamente lucrativas, mas não mencionamos acima devido a terem um efeito negativo na sociedade, como por exemplo: venda de bebidas alcoólicas, tabaco, entre outros.
As 10 idéias mais rentáveis (e estranhas) na internet
5 04 2007
Algumas destas idéias têm a ver com o formidável crescimento da internet e outras com pequenas idéias que deram lucros milhonários. Vamos breve esplanação pelas 10 iniciativas mais estranhas e valiosas.
1- The Million Dollar Homepage (O site de 1 milhão de dólares)
A idéia era muito simples: vender cada pixel de publicidade em uma página a um dólar cada pixel. Idiota? Alex Tew, de 21 anos, agora é milhonário. Obs: A página tem 1 milhão de pixels. 
2- SantaMail (Uma carta para Papai Noel)
Byron Reese teve essa idéia. Tudo o que precisou fazer foi obter um endereço no Polo Norte, Alaska, fazer de contas que era papai Noel e cobrar 10 dólares por cada carta enviada às crianças. Desde que criou o negócio em 2001 já enviou mais de 200.000 textos. Obviamente, ficou rico. Faça as contas! 200.000 x 10 = 2 milhões de dólares. Mais de 4 milhões de reais.
3- Doggles
Criar assessórios para mascotes pode parecer bobagem, mas os donos do negócio tem lojas espalhadas em todo o mundo. Afinal sempre há cachorros e gatos com necessidade de ver-se melhor.
4- LaserMonks
Neste caso, os protagonistas da história são os oito monges que habitam nas montanhas de Monroe County, perto de Madison, nos EUA. Que fazem? Reciclam cartuchos de impressoras para ajudar ao meio ambiente. Segundo o blog NicheGeek.com, já ganharam 2,5 milhões de dólares.
5- AntennaBalls
Sim. Apesar de ver estas bolas nas ruas de qualquer cidade (não lembro de ter visto em Recife), na Califórnia um cara teve uma idéia: personalizá-las. E o negócio deu tão certo para Jason Wall, que hoje é milhonário.
6- FitDeck
Fabricar uma caixinha e colocar cartas com séries de exercícios físicos e vendê-las não pode ser um negócio rentável. Aparentemente… Phil Black é um instrutor da Marinha dos EUA e no ano passado engosdou sua conta bancária em mais de 4,7 milhões de dólares. Ui!!!!! Se eu fizer a versão Kama Sutra??? Heim???
7- PositivesDating.com
Não existe nada que impeça que uma pessoa soropositivo (portadora de HIV) tenha namorado(a). Os criadores do site, Paul Graves e Brandon Koechlin, sabem, porém, queisso é complicado. Por isso puseram em prática a idea de formar casais entre pessoas com HIV positivo. Esperam faturar mais de 110 mil dólares por ano e ter pelo menos 50.000 membros em dois anos.
8- Designer Diaper Bags
Christie Rein é uma mãe de 34 anos que se sentia mal por levar fraldas em bolsas pouco estéticas. Então, em novembre de 2004 se sentou com seu marido, Marcus, para disenhar um bolso compacto, liso e com estilo para levá-las. Com vendas acima de 180 mil dólares em 2005, a companhia que fundou, Diapees & Wipees, tem agora 22 modelos diferentes que podem ser comprados online.
9- PickyDomains
Sabemos que muitos dos melhores domínos para sites na internet estão “tomados” por empresas que esperam que lhes paguem para liberá-los a que realmente necessita. Pero como pedem fortunas, isso está virando um negócio lucrativo. Isto é o que fazem a galera do PiclyDomains: pensam nomes por você para seu site. Bobagem, não? O faturamento já gira em torno de seis cifras.
10- Lucky Wishbone
Ossinhos, de plástico, da sorte? Sim, tudo é possível em um mundo onde os frangos só tem um desses ossos. Com uma produção diária próxima aos 30.000 ossos da sorte, Ken Aarón espera ter vendas em torno de um milhão de dólares.
Esta foi uma tradução livre da notícia publicada pelo portal de tecnologia espanhol La Flecha, que encontrei no sampsonmoreira
São Paulo – Em 1967, o empresário Moacir Boff inaugurou um salão de beleza para homens, em Curitiba. Copiando o conceito de São Paulo e do Rio de Janeiro, o negócio parecia inovador para a cidade. Quase 20 anos depois, quando o Lord Cabeleireiros decidiu abrir uma unidade no shopping, surgiu a dúvida se valeria a pena 
manter a clientela exclusivamente masculina.
Leia Mais
17/10/2012 | 3 maneiras fáceis de incentivar a inovação na sua empresa
17/10/2012 | Franquias baratas crescem e exigem cuidados para investir
16/10/2012 | Abrir uma empresa no Brasil pode levar até 119 dias
16/10/2012 | 4 sinais de que sua startup não vai vingar
Já sob o comando de Kyrlei Boff, filho de Moacir, o salão foi transformado em Lady&Lord e passou a atender o público feminino, maioria no shopping. Mais do que aumentar o número de funcionários, Kyrlei conta que mudou a forma de atender as clientes. “As mulheres já não passam o dia no salão. Tínhamos que fazer um serviço com qualidade e rapidez”, diz.
Os clientes do Lady&Lord não precisam marcar horário para serem atendidos.“A cliente diz que tem 40 minutos para ficar pronta e eu faço, na mesma cadeira, maquiagem, unha, hidratação e escova”, conta. Para ele, isso deixou o negócio mais ágil e agregou valor aos serviços. “Informatizamos o negócio, aumentamos o ticket médio e fizemos os clientes gastarem mais em menos tempo”, explica.
São mudanças e adaptações como essas que fazem a rede de onze salões atender 560 mil pessoas por ano e projetar um faturamento de 40 milhões de reais para 2011. “Um negócio mais inteligente e lucrativo depende de um plano de negócios e de ações rápidas quando as coisas não dão certo”, sugere Julio Alencar, consultor do Sebrae/SP. Confira a seguir cinco dicas para corrigir problemas do negócio e aumentar os ganhos.
1. Conseguir mais clientes
Quando os consumidores não entram no seu estabelecimento, é hora de fazer um ajuste na publicidade. "Eles não entram na loja porque você não faz propaganda e ninguém te conhece. É preciso investir até 5% do faturamento em marketing”, ensina Alencar. Mexer na vitrine vale a pena quando seu ponto comercial é um local de passagem de muitos pedestres. Caso contrário, eles só chegarão até a loja se souberem que ela existe.
O sucesso de uma empresa nem sempre depende do mercado, mas estar em um setor rentável sempre ajuda. No entanto, os negócios mais rentáveis normalmente são buscados por todos e, no médio prazo, com o aumento da oferta, tende a ter retornos iguais a média.
Isso não quer dizer que ao buscar um negócio para investir você deva buscar apenas coisas completamente inovadoras, pois poderia aproveitar ao máximo o período no qual este é rentável. Mas sim, buscar uma maneira de fazer com que o seu negócio seja rentável na indústria que está trabalhando. 
Escrever que temos de buscar um negócio rentável ou que devemos fazê-lo rentável é muito mais simples do que efetivamente por em prática. Mas não necessariamente é tão complicado. Existem algumas diretrizes gerais que nos ajudam a entender com a parte chave que ajuda a trazer rentabilidade em um negócio. Mintzberg (1991), um autor de estratégia da escola Mc Gill, no Canadá, faz uma proposta com cinco forças: direção, proficiência, inovação, concentração e eficiência. 
Para cada negócio, há uma força que tende a ser predominante para o sucesso na indústria. Estar em um negócio rentável é saber administrar a sua empresa utilizando a força chave melhor que a média dos concorrentes. Em resumo, você precisa de foco e algum conhecimento do negócio para saber o que é determinante e como sua empresa pode se superar nessa área. 
Simplificando o processo, direção serve para empresas pequenas, nas quais o líder deve ter a empresa em suas mãos e fazer o negócio acontecer. Proficiência está relacionado a entidades nas quais os colaboradores precisam ter alto grau técnico, como médicos em hospitais, professores em universidades, etc. Inovação em empresas de tecnologia, ou também marketing e criação. 
Concentração em negócios com diversos serviços, que manter a integração é fundamental para o sucesso da empresa como um todo. Eficiência está associada a gestão de custos, fundamental para empresas que trabalham em negócios com baixas margens e altos volumes. 
Esse direcionamento com as cinco forças podem não ser a solução de todos os seus problemas, mas se focarmos no básico e fizermos isso bem, podemos fazer o nosso negócio melhor e com certeza torná-lo um negócio rentável. 
Se você é um empreendedor e está começando o seu negócio, visite a sessão de eventos, na parte Incubadoras e fomento ao empreendedorismo.
Algumas empresas que hoje formam grandes grupos, como o Pão de Açúcar e o Votorantim, souberam transformar um negócio de famíla em uma organização lucrativa. Para chegar tão longe, os gestores desse tipo de negócio precisam abandonar a zona de conforto e buscar trabalhar de todas as formas para que o investimento gere retorno. Se você quer que o seu empreendimento alcance novos horizontes, aposte nas dicas do gerente da área de Educação e Cultura Empreendedora do Sebrae/RJ, Francisco Marins. 
Separe o joio do trigo:
“É extremamente importante separar finanças familiares da receita da empresa. Deve-se estar consciente de que o dinheiro em caixa é do estabelecimento, não dos proprietários. Cada um deve receber um salário fixo, como acontece com os executivos de qualquer empresa não familiar.”
Cada um deve ter o seu papel:
“Os papéis devem ser bem definidos. Cada membro da família deve executar uma tarefa específica, de acordo com suas competências, sem interferir no trabalho dos demais.”
Reinvista:
“O lucro deve ser integralmente investido no crescimento da empresa. Às vezes, os membros de uma empresa familiar, ansiosos por aumentar seus próprios patrimônios, se esquecem de investir na ampliação do negócio.”
Visão de fora:
“Contrate gestores qualificados de fora da familía. Isso garante que a empresa não fique restrita a uma única visão de mercado. O gestor vai agregar novos conhecimentos e dar opiniões através de sua experiência adquirida em outras empresas.”
Embate de gerações:
“Deve-se aliar conhecimento teórico ao técnico. Muitas vezes, filhos com formação administrativa querem impor seu conhecimento aos pais, que não tem a mesma qualificação profissional. É preciso lembrar que, se a empresa vem dando certo, até o presente momento, a experiência dos pais tem o seu valor.”
Olho na concorrência:
“A busca pela modernização deve ser constante. Busque ficar de olho no que a concorrência está fazendo, analise o que está acontecendo no mercado em que sua empresa atua. Evite de todas as formas ficar na zona de conforto.”
As 10 carreiras que mais causam depressão
InfoMoney – 18 horas atrás
Email
Share29
Imprimir
SÃO PAULO - Exaustão, acúmulo de estresse e pressão a todo o momento. Esses são alguns dos males contemporâneos que podem causar depressão nos profissionais. Imagine então se a profissão que você escolheu está constantemente ligada a muitas outras características como essas?
Leia também:
Medo de reuniões? Siga as técnicas de controle emocional
Maioria prefere não falar de política no ambiente de trabalho
A empresa não paga ou atrasa seu salário? Saiba a melhor alternativa
O site da revista Health listou as 10 profissões que são mais propensas que seus profissionais tenham depressão, ocasionada por estilos de vida incomuns e estressantes. Para a a conselheira de saúde mental e PhD, Deborah Legge, há certos aspectos que apontam que qualquer trabalho pode contribuir para exacerbar a depressão. “Porém, pessoas que trabalham com cobranças e tensão têm maiores chances de desenvolver a doença do que, por exemplo, pessoas que trabalham com gestão. Às vezes, os profissionais não se dão conta que estão doentes e que precisam de ajuda”, disse Legge.
Você ficou na dúvida se sua profissão está na lista? Confira abaixo as 10 carreiras que precisam de atenção:
Enfermeiras e cuidadoras de crianças
Esse grupo de profissionais está no topo da lista, com quase 11% que enfrentam a doença. Um dia típico pode incluir alimentação, banho e cuidar de pessoas que são incapazes de expressar gratidão e apreciação, "pois, eles estão muito doentes e muito pequenos para isso. Ou simplesmente não têm esse hábito”, revela o psicólogo clínico da Tufts University, Christopher Willard. “É estressante ver as pessoas doentes e não conseguir motivá-las positivamente”.
Garçons
Muitos garçons têm salários baixos e enfrentam jornadas de trabalho cansativas, tendo de lidar com inúmeras pessoas mal-educadas e briguentas. Enquanto 10% destes profissionais que enfrentam depressão a mais que no ano anterior, quase 15% são mulheres. “Muitas vezes, esse trabalho é ingrato. As pessoas podem ser rudes e há grande esforço físico diário. Quando as pessoas estão deprimidas, é difícil ter energia e motivação”, ressalta Legge.
Assistentes sociais
Não é surpresa constatar que os assistentes sociais estão entre os cargos com maiores chances de depressão. Lidar com crianças vítimas de abuso ou abandonoe famílias à beira de inimagináveis crises e combinar essas situação com muita burocracia pode deixar qualquer profissional estressado.
“É errado cultivar uma cultura que dita sacrifícios emocionais em pró de um bom trabalho”, diz Willard. Isso se aplica, principalmente, com os assistentes sociais, que trabalam com pessoas carentes e se sentem presos ao próprio trabalho, por achar que não estão dando o máximo de si. É uma pressão muito grande atribuir ao seu trabalho sentimentos como tristeza, dor, felicidade, culpa.
Profissionais da saúde
Médicos, enfermeiros, terapeutas, fisioterapêutas e outros profissionais da área da saúde. Essas carreiras exigem longas e cansativas horas de trabalho e nos mais improváveis horários, tudo com muita atenção e cuidado. Além de atingir o físico, esses profissionais estão constantemente colocados em situações extremamente emotivas, em que vidas de outras pessoas estão em suas mãos, literalmente.
Em outras palavras, o estresse e a pressão sempre desafiará seu bem estar. “Todos os dias eles estão lado a lado com doenças, traumas e mortes, além de lidar com membros da família dos pacientes. Isso pode gerar uma triste perspectiva, que todo o mundo é assim”, lembra Willard.
Artistas e escritores
Essas carreiras podem trazer contracheques irregulares, horas incertas e isolamento. Muitos diriam que pessoas criativas são menos tristes, mas pense se as mesmas não conseguem ter inspiração? De acordo com a publicação, houve um aumento de 9% dos profissionais da área que relataram problemas com depressão, em relação ao ano passado. “O que mais eu vejo é bipolariedade entre os artistas. A depressão é comum para aqueles que trabalham com artes, pois seu estilo de vida contribui para isso”, afirma Legge.
Professores
Muitos professores trabalham em mais de uma ou duas escolas e ainda levam trabalho para casa. Em outras situações, eles aprendem a fazer muito com pouco recurso e tempo. “Há pressão para dar um bom ensino as crianças. Seus pais e escolas cobram do professor o cumprimento de normas e de demandas diferentes”, considera Willard. Para ele, as constantes cobranças podem fazer os profissionais esquecerem da razão de ter escolhido a área.
Profissionais de apoio administrativo
Pessoas dessas áreas, que incluem secretárias e atendentes, sofrem de um caso clássico: alta demanda, baixo comando. Eles estão na linha de frente, recebendo ordens de todas as direções, tanto dos clientes quanto dos patrões. Ainda, são normalmente mal-remunerados e se sentem inferiores por não ter poder para fazer além. Antes de duvidar do estresse causado por essa carreira, conte quantas vezes você já ouviu de algum atendente ou secretária a frase “isto não está ao meu alcance. Poderei lhe encaminhar para o gerente, aguarde”.
Além disso, não são reconhecidos por seu trabalho e ainda precisam contornar educadamente qualquer crise de seus patrões ou consumidores.
Profissionais de manutenção
Como iria se sentir caso apenas fosse procurado quando algo der errado? Isso é essencialmente o “ganha-pão” dos profissionais de manutenção, como encanadores, pintores, eletricistas, entre outros. Eles também têm de trabalhar horas incomuns, pois para atender a demanda, precisam ser rápidos e acessíveis, senão perdem para a concorrência.
Ainda, ganham pouco e fazer trabalhos cansativos. “Em termos de colegas de trabalho, eles são isolados, e isso pode ser um trabalho um tanto solitário”, pontua Willard.
Consultores financeiros e contabilistas
A frase “tempo é dinheiro” se coloca perfeitamente na situação. A maioria das pessoas não gostam de lidar com seus próprias finanças, então imagine lidar com milhares ou até milhões de outras pessoas? “Há grande responsabilidade em cuidar de finanças que não são suas e, ainda por cima, o profissional não tem controle do mercado. Nem sempre é sua culpa, mas mesmo assim, os clientes perdem dinheiro e eles provavelmente tirarão satisfações tão pouco educadas com esses profissionais”, ressalta Legge.
Qual negócio dá mais dinheiro?
Publicado em fevereiro 21, 2008 | 71 Comentários 
Nessas minhas andanças, essa é a pergunta que mais me fazem, como se eu tivesse uma receita infalível (com certeza, se soubesse já teria montado… é como perguntar quais são os números que serão sorteados na mega-sena).
Minha resposta sempre é, qualquer negócio pode dar lucro ou prejuízo, depende de vários fatores e principalmente, de muito planejamento e uma excelente execução.
Mas, parece que as pessoas não acreditam e continuam a buscar atalhos para ganhar dinheiro de forma fácil, sem trabalhar, sem pensar. É muito comum, acreditarem que “a galinha do vizinho põe melhores ovos do que a nossa”, isso quer dizer, o negócio dos outros sempre “parece” melhor do que nosso.
Digo “parece”, pois as pessoas observam apenas as aparências, mas não param para analisar os detalhes que envolvem os negócios. Contarei um fato que ocorreu comigo.
Tive uma papelaria por 10 anos e tenho um amigo que sempre foi funcionário, mas vivia me perguntando ”qual negócio dá mais dinheiro?”. É louco para sair do emprego, mas não tem coragem de correr os riscos de um negócio, assim, fica buscando algo excelente e seguro (espero que um dia ele descubra e me conte).
Durante a semana, ele não passava na loja devido ao seu horário de trabalho, mas aos sábados ele “dava uma passadinha” para bater um papo e parado na porta ele observava o comércio de um vizinho que possui uma espécie de “rotisseria, mercado, açougue” e me dizia “Esse negócio é bom, olha o movimento, não pára, o cara deve ganhar uma boa grana. Se eu fosse você, fechava a papelaria e montava um negócio igual ao dele, mas faria diferente… melhoria isso… colocaria aquilo…”.
Enfim, acho que você já sabe como era a conversa. Vamos tratar dos pormenores dessa questão.
1. Por que no sábado o meu vizinho estava lotado e minha papelaria vazia? Aos sábados, muitas pessoas acordam um pouco mais tarde e depois de tanto trabalho durante a semana, querem a praticidade de comprar pratos prontos na rotisseria, outras que não conseguiram fazer compras no supermercado, precisam comprar alguns itens faltantes para fazerem o almoço da família. E a papelaria neste dia? Aos sábados, os alunos não vão à escola, os escritórios e empresas não funcionam em sua maioria, enfim, quem compra material escolar e de escritório nesse dia? Entretanto, durante a semana (quando meu amigo não aparecia), o movimento era inverso e isto ele nunca observou.
LIÇÃO 1 – Ao analisar um negócio, procure estar presente em vários dias e momentos, pois existe o que chamamos de sazonalidade.
2. Quantos funcionários meu vizinho precisava manter durante a semana, cujo movimento era menor, para atender à demanda de sábados, domingos e feriados? Já pensou no que isso representa em salários, impostos, adicionais, 13o. salário e férias? E em relação ao estoque, produtos perecíveis que se não forem vendidos, são jogados no lixo.
LIÇÃO 2 – Não olhe apenas o faturamento, mas pense nos custos que estão presentes no negócio. Às vezes, um grande faturamento não representa um grande lucro.
3. Meu vizinho trabalha de segunda a segunda, mesmo quando não está em seu comércio e tira um dia para descansar, ele não se desliga completamente de seu negócio, pois sempre está em busca de novas oportunidades e diferenciais, enfim, a cabeça de um empreendedor nunca descansa. Será que as pessoas estão preparadas para trabalhar tanto?
LIÇÃO 3 – Não existe facilidade e descanso no mundo dos negócios, você respira 24 horas sua empresa.
4. Conheço muitas pessoas que dizem para outras: “abra isso, monte aquilo, pois tem muita gente ganhando dinheiro”, mas elas não tem a coragem de tomar a iniciativa em fazer, querem que outros se arrisquem para que depois entrem no negócio. E o que acontece? Essas que ficam apenas observando ou “urubuservando” chegam ao mercado quando este já está completamente saturado e aí reclamam que o ramo está ruim, mas se observarem verificarão que aqueles que foram os pioneiros já estão em outrosnegócios ou construíram uma marca tão forte que não se importam com a concorrência.
LIÇÃO 4 – Quem não arrisca, não petisca. E isso vale para o mundo dos negócios!
Dica do homem que mais ganhou dinheiro no mundo
Reinaldo Polito
Impressionante a notícia publicada pelo "Valor Econômico". Warren Buffett, o homem mais rico do mundo, aquele que mais sabe ganhar dinheiro, dá uma dica de ouro aos executivos: invistam na comunicação escrita e oral.
Segundo Buffett, "essa competência tem um enorme retorno, pois aquele que se comunica bem tem um grande impacto para vender e persuadir". O investidor bilionário também faz um alerta: "A importância da comunicação não está sendo devidamente enfatizada nas escolas de negócios".
Observe que Buffett não está afirmando que o executivo (e aqui dá para estender aos profissionais de quase todas as áreas) deva ter talento natural, nem que as escolas de negócio precisam se dedicar a esse ensino, mas sim que chamem a atenção sobre a importância da boa comunicação no mundo corporativo.
Outra informação relevante desse lendário mago das finanças é que "aquele que comunica bem tem um grande impacto para vender e persuadir". Com certeza, esse homem tão inteligente, sagaz e experiente não escolheu esses dois verbos sem motivo.
Buffett sabe que na vida, de uma maneira ou de outra, estamos sempre vendendo, seja um produto, seja uma idéia, seja uma competência. E não há dúvida de que, quanto melhor for a qualidade da comunicação, mais eficiente será o vendedor.
Da mesma forma, o homem dos cifrões é astuto o suficiente para saber que, de maneira geral, no mundo dos negócios mais persuadimos do que convencemos. 
Enquanto convencer é levar alguém a agir pelo argumento em si, persuadir é fazer com que uma pessoa tome ou não uma iniciativa sem que esteja necessariamente convencida.
A importância da arte de falar bem no processo de persuasão é fundamental, porque pressupõe que aquele que comunica a mensagem sabe quais são as aspirações e os desejos do interlocutor. E conhecer o ouvinte está na essência do estudo da oratória.
Finalmente, cabe aqui analisar a primeira palavra da sua mensagem - retorno. Nesse caso podemos considerar o retorno tanto para quem sabe se expressar bem, como para organização para a qual o executivo trabalha. Mesmo não sendo possível mensurar o resultado com números exatos, os benefícios são muito evidentes.
Bem, se a boa comunicação é assim tão importante para a carreira do executivo e para os negócios das corporações, como será que esse assunto está sendo tratado em nosso país? Até por vivência profissional posso dizer que o tema não foi negligenciado.
Algumas faculdades e universidades, em alguns de seus cursos especiais, ensinam os executivos a falar com segurança, desembaraço e de forma persuasiva. Assim como Buffett, essas escolas também concluíram que a boa comunicação é importante para a atividade do executivo.
Pessoalmente tenho algumas experiências interessantes. Por exemplo, ministro a matéria "Comunicação Oral" nos cursos de pós-graduação em Gestão Corporativa, na ECA-USP, e "Técnicas de Comunicação" no MBA da Faap. Além de conversas adiantadas para assumir as mesmas matérias nos cursos de pós-graduação da Fecap.
Talvez não seja muito, pois esse tema deveria ser ampliado de forma generalizada. Entretanto, temos de concordar que a iniciativa dessas escolas de ponta é um sinal bastante positivo de que a comunicação está sendo vista como assunto relevante.
As empresas também se dispõem a preparar seus funcionários mais importantes para que desenvolvam uma comunicação de boa qualidade. Basta dizer que mais de 60% dos gerentes e diretores que freqüentam meu curso são financiados pelas empresas onde trabalham. 
Cuidado para não se enganar. Não pense que falar bem significa apenas "falar bonito", ou que se trata de uma arte que tem importância apenas nos seus aspectos periféricos. 
Saiba que, ao contrário do que alguns imaginam, falar bem é saber explorar de forma competente todo o potencial de comunicação que a pessoa desenvolveu ao longo da vida. 
Além de saber aproveitar o que a vida naturalmente proporcionou para o desenvolvimento da comunicação, falar bem é acima de tudo saber ordenar o pensamento, usar a argumentação adequada e as técnicas de persuasão para atingir os objetivos pretendidos.
Assim, aprovar um projeto, vencer uma contenda na mesa de negociação, motivar uma equipe a superar desafios impostos pelo mercado, e tantas outras conquistas que fazem parte das atribuições normais dos executivos dependem essencialmente da qualidade e da eficiência da comunicação.
Por isso se você for executivo, ou estiver se preparando ocupar essa função, ou desenvolve uma profissão liberal, ou esteja em qualquer atividade que exija competência na comunicação, não espere mais para buscar seu aprimoramento. Falar bem é uma atividade que além de ser útil dá muito prazer em qualquer circunstância. 
Home
Carreiras
As Profissões Mais Bem Pagas
Solicitar informações
Solicitar Informações
As Profissões Mais Bem Pagas
Por Carreiras
Publicado 8/08/2012
Carreiras
Nota: Vote 
Share on emailShare on facebookShare on twitterShare on stumbleuponMore Sharing Services 
Por Mundo Vestibular 
Qual a fórmula para acertar na escolha da carreira? Ninguém sabe ao certo, mas uma variável que tem um peso cada vez maior nessa fórmula é a remuneração do profissional. O Mundo Vestibular preparou uma lista com os 10 cursos mais bem pagos e outras profissões que estão em alta.
Ninguém quer fazer um investimento de retorno baixo e a formação profissional com certeza é um investimento alto, que toma muito tempo e dinheiro. Como todo investimento, as pessoas hoje tendem a minimizar o risco procurando se informar sobre a demanda de mercado do profissional formado em determinada carreira e sobre o salário potencial.
Vestibulandos hoje em dia trocam a carreira dos sonhos por uma semelhante mas que seja mais estável financeiramente e normalmente são apoiados por seus familiares. Os analistas de RH, no entanto, chamam atenção para o fato de que sem vocação e competência, por melhor que seja a formação acadêmica, o profissional pode não conseguir o nível de salário esperado. A escolha por uma carreira com tradição de salários altos não garante nada ao aluno. 
Além de competência, o profissional não deve nunca parar de estudar. Segundo uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), feita em 2009, dos brasileiros em idade ativa que nunca tiveram mais do que um ano de estudo, 60% estão trabalhando, enquanto 91% dos brasileiros que estudaram mais de 18 anos tem emprego. O salário de quem estudou mais também é mais alto, cada ano de estudo corresponde a um acréscimo de 15% no fim do mês. Esses dados confirmam que uma graduação é apenas um passo, cursos de pós graduação devem ser uma meta de profissionais que visam o crescimento de responsabilidades e remuneração.
Segundo a mesma FGV, atualmente no Brasil os profissionais mais bem pagos são os juízes e desembargadores, formados em direito. Porém, para alcançar esses cargos, é preciso passar por um concurso muito concorrido, são mais de mil concorrentes por vaga, exigindo experiência prévia e cada título obtido pelo concorrente conta pontos, logo um candidato com pós graduação sai na frente. O salário médio desses profissionais é de R$ 13.956,00 considerando todo o país.
10 profissões mais bem pagas
1- Medicina (mestrado ou doutorado)
Salário médio: R$ 8.966,07
2- Administração (mestrado ou doutorado)
Salário médio: R$ 8.012,10
3- Direito (mestrado ou doutorado)
Salário médio: R$ 7.540,79
4- Ciências econômicas e contábeis (mestrado ou doutorado)
Salário médio: R$ 7.085,24
5- Engenharia (mestrado ou doutorado)
Salário médio: R$ 6.938,39
6- Medicina (graduação)
Salário médio: R$ 6.705,82
7- Outros cursos de engenharia (graduação)
Salário médio: R$ 6.141,05
8- Engenharia mecânica (graduação)
Salário médio: R$ 5.576,49
9- Engenharia civil (graduação)
Salário médio:R$ 5.476,85
10- Outros cursos de mestrado ou doutorado
Salário médio: R$ 5.439,32
Está é uma lista que inclui o nível de formação. Colocamos a lista completa no final deste artigo incluindo outros cursos e níveis de graduação.
Fonte: Fundação Getúlio Vargas (FGV) - Dados obtidos considerando o país como um todo e não apenas em uma análise regional. Mais de quinze mil pessoas com mais de 20 anos foram entrevistadas para obtenção dos resultados.
10 profissões em alta
Uma outra pesquisa feita pela mesma instituição listou também a perspectiva de profissões que estarão em alta em 2012. A seguir, temos esse outro ranking:
Engenheiro de grandes obras de infraestrutura - Investimento em estradas e grandes estradas; foco no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e na Copa do Mundo.
Engenheiro mecânico ou do mercado de óleo e gás - Construção de turbinas e equipamentos rotativos para gerar energia nas sondas de petróleo.
Engenheiro de meio ambiente ou de mercado de energias renováveis - Demanda em função do ritmo acelerado do pré-sal.
Gerente de auditoria ou compliance - Cumprimento de normas legais, políticas e diretrizes estabelecidas pelo negócios e provisão de informações gerenciais relevantes para a tomada de decisões.
Gerente de Recursos Humanos ou Business Partner (RH) - Suporte a todas as necessidades da área: recrutamento e seleção, treinamento, desenvolvimento e projetos específicos.
Gerente tributário/contábil/financeiro ou Business Controller - Suporte financeiro da empresa. Foco nas atividades de planejamento financeiro e controladoria.
Gerente de marketing digital ou gerente de comunicação com ênfase em plataformas digitais - Domínio das mídias sociais. Conhecimento do mercado digital e gerenciamento da exposição de companhia, com experiência em marketing ou comunicação.
Gerente/coordenador/técnico de crédito ou de riscos - Avaliação e redução de riscos em um cenário macroeconômico global muito volátil.
Gerente comercial de alta renda em bancos, luxo ou bens de consumo - Conhecimento do mercado de investimento para alta renda, luxo e serviços associados ao topo da pirâmide de consumo.
Gerente de Desenvolvimento de Sistemas, Arquiteto de Tecnologia ou Programadores de J2ME (plataforma Java para dispositivos móveis) - Conhecimento de tecnologias para plataforma mobile, necessidade de aplicação do desenho estrutural tecnológico da companhia e busca por inovação.
De posse dessas informações, o aluno deve decidir qual carreira se enquadra melhor em seu perfil, combina com seus talentos. Boa sorte na escolha!
[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]
Lista completa dos cursos mais bem pagos
11 - Outros cursos de ciências exatas e tecnológicas, exclusive engenharia (mestrado ou doutorado) - Salário médio: R$ 5.349,96
12 - Geologia (graduação) - Salário médio: R$ 5.285,77
13 - Engenharia elétrica e eletrônica (graduação) - Salário médio: R$5.231,07
14 - Militar - Salário médio: R$ 5.039,14
15 - Ciências agrárias (mestrado ou doutorado) - Salário médio: R$ 5.028,37
16 - Outros cursos de ciências biológicas e da saúde (mestrado ou doutorado) - Salário médio: R$ 4.947,44
17 - Engenharia química e industrial (graduação) - Salário médio: R$ 4.844,92
18 - Outros cursos de ciências humanas e sociais (mestrado ou doutorado) - Salário médio: R$ 4.677,14
19 - Direito (graduação) - Salário médio: R$ 4.649,63
20 - Ciências econômicas (graduação) - Salário médio: R$ 4.644,67
21 - Agronomia (graduação) - Salário médio: R$ 4.356,56
22 - Propaganda e marketing (graduação) - Salário médio: R$ 4.199,05
23 - Odontologia (graduação) - Salário médio: R$ 4.075,63
24 - Administração (graduação) - Salário médio: R$ 4.006,61
25 - Outros cursos de ciências exatas e tecnológicas, exclusive engenharia (graduação) - Salário médio: R$ 3.949,86
26 - Curso superior de mestrado ou doutorado (ainda não concluído) - Salário médio: R$ 3.928,07
27 - Letras e artes (mestrado ou doutorado) - Salário médio: R$ 3.864,82
28 - Estatística (graduação) - Salário médio: R$ 3.846,21
29 - Arquitetura e urbanismo (graduação) - Salário médio: R$ 3.835,08
30 - Medicina veterinária (graduação) - Salário médio: R$ 3.758,94
31 - Física (graduação) - Salário médio: R$ 3.516,52
32 - Química (graduação) - Salário médio: R$ 3.516,52
33 - Comunicação social (graduação) - Salário médio: R$ 3.435,09
34 - Formação de professores de disciplinas especiais (graduação) - Salário médio: R$ 3.408,60
35 - Farmácia (graduação) - Salário médio: R$ 3.381,98
36 - Ciências da computação (graduação) - Salário médio: R$ 3.325,40
37 - Outros de ciências agrárias (graduação) - Salário médio: R$ 3.278,04
38 - Pedagogia (mestrado ou doutorado) - Salário médio: R$ 3.219,14
39 - Ciências contábeis e atuariais (graduação) - Salário médio: R$ 3.105,60
40 - Outros de ciências humanas e sociais (graduação) - Salário médio: R$ 3.099,10
Quantas vezes você já se perguntou qual profissão ganha mais dinheiro? Inúmeras? Não se preocupe, você não é anormal, é somente mais uma pessoa preocupada com seu futuro financeiro e que está tentando buscar caminhos certos a partir de uma meta bem definida (atuar na profissão que ganha mais dinheiro). Só há um problema: é impossível saber qual profissão ganha mais dinheiro. Calma, já vamos explicar por quê…
Por que é impossível saber qual profissão ganha mais dinheiro?
Simplesmente porque isso não existe. Este é um conceito muito antigo que as pessoas criaram, principalmente as pessoas de mentalidade pobre, para justificarem porque outras pessoas são sucesso, possuem muito dinheiro e elas não.
“Ah, ele escolheu uma profissão que ganha mais dinheiro!” é o que dizem… Mas será que o sucesso financeiro dele se trata justamente da profissão ou é algo mais relacionado à própria pessoa?
Pare para pensar: quantas profissões você conhece ou já ouviu falar onde há casos em que duas pessoas ganhando igual salário possuem padrões de vida totalmente diferentes? Se elas exercem a mesma profissão e ganham o mesmo salário, então não podem ser essas as razões por terem padrões de vida tão diferentes, concorda?
E por que todos dizem isso?
As pessoas possuem uma grande mania de rotular as coisas e jamais abandonar tais rótulos, passando de geração a geração. Médicos e advogados são, geralmente, profissionais conhecidos por ganharem muito dinheiro. Quantas famílias ainda hoje pressionam seus filhos para seguirem carreiras em Medicina ou Direito, considerando o “dinheiro” e o “status” que a profissão dá?
Bem, da mesma forma, conhecemos inúmeros médicos que são maus profissionais (justamente porque não amam a área em que atuam)  e várias pessoas graduadas em Direito que nem mesmo chegam a atuar na área, uma vez que encontram um mercado bastante competitivo com grande oferta de mão-de-obra, indo fazer outros concursos e trabalhar em outras áreas.
Poderíamos citar exemplos de milhares de pessoas que são sucesso, atuando nos mais diversos campos, mas que não há nenhuma relação em especial entre os tipos de trabalhos escolhidos, somente o fato de que amam verdadeiramente aquilo que fazem!
Amar o que se faz, este é o segredo!
O primeiro passo para ganhar dinheiro é este: amar o que faz. Perceba a ordem das palavras: amar o que faz.
Este é outro erro que as pessoas cometem: por orgulho próprio (e um orgulho muitas vezes imbecil) acreditam que só deveriam fazer aquilo que ama. É claro que se pudéssemos fazer aquilo que amamos seríamos ainda mais felizes, mais motivados e mais produtivos! Entretanto, nem sempre isso é possível e é aí onde entra o verdadeiro segredo de “amar aquilo que se faz”, que é você compreender a importância do seu trabalho e buscar fazer o melhor possível, sempre pensando nisso como um grande e prazeroso desafio.
Você pode estar pensando que…
Isso é só conversa!
Mas não é. Para ilustrar isso, vou trazer como exemplo uma história que vivenciei alguns meses atrás.
Preocupado com um primo meu que estava jogando fora boas oportunidades de começar a preocupar-se com seu futuro financeiro,fui conversar com o mesmo. Falei-lhe sobre as diversas oportunidades que há por aí e que ele não estava dando a devida importância.
Ele me olhou meio desconfiado, com aparência de quem pensa “Como você pode saber disso? Prove-me!” logo citei vários exemplos de oportunidades que aproveitei e que me ajudaram muito. Qual foi a primeira resposta que obtive? “Ah, mas Computação (que é minha principal área de atuação) dá dinheiro. Eu queria ter feito, mas era muito complicado…”
Nesta frase percebemos logo dois erros. O primeiro é quando ele indica que “Computação dá dinheiro”. Este erro acontece porque quando se fala nesta área logo vem à mente nomes como Bill Gates, Microsoft, Steve Balmer, Google, etc. e tantas outras empresas e pessoas que fizeram fama, sucesso e dinheiro nesta área. Entretanto, vale lembrar que assim como qualquer outra profissão há milhares de pessoas graduando-se e não conseguindo nem mesmo um emprego!
O segundo erro foi: “Eu queria ter feito, mas era muito complicado…”. Você realmente ama a área? Isso é realmente o que você quer? Então vá em frente e lute por isso!
Quando eu decidi trabalhar com desenvolvimento de jogos esse era um assunto muito pouco falado a nível de Brasil, o que dizer então em minha cidade (lembrando que sou de Aracaju-SE, aqui no Nordeste ). Muitos zombaram de mim. Muitos tiveram pena de mim. Muitos hoje ainda não acreditam que eu “sobrevivo” realmente só disso. Bem, não sobrevivo, eu vivo, com minha esposa e meu filho, e muito bem, obrigado. 
Acha que foi fácil a luta? Então, se quer algo, lute. Se não tem coragem para lutar, então você não quer realmente.
Conheço pessoas que são da área de Ciências Atuariais e ganham muito melhor do que eu. Aos que não entenderam, Ciências Atuariais no Brasil é uma área que o pessoal tem dado pouco valor. Você também pode ganhar muito bem na área de Economia. Na verdade, eu conheço “estratégias para ficar rico” até mesmo em áreas bastante desacreditadas por muitos!
O que há em comum em todos esses casos é o fato de abraçarem o desafio e amarem o que fazem.
Devo amar o que faço? Só isso?
Não vou dizer que tudo se resume a isso, mas sim, este é o primeiro passo. Outro importante passo é buscar vencer os seus limites, dia após dia, progredindo assim tanto profissionalmente como financeiramente. Eu tenho feito isso e tem sido muito útil para mim!
E se eu escolher uma profissão que não “dá” dinheiro?
Olha lá o que já conversamos sobre essa ideia louca de uma profissão dá ou não dá dinheiro!
É claro que vemos concursos abertos com salários exorbitantes para certos profissionais e para “vagas federais” o que com certeza é um absurdo, mas isso foge do nosso controle e não quer dizer que aquela profissão ganha mais dinheiro, mas sim que as pessoas que estão por trás daquele sistema estão “premiando” por motivos além de nossa compreensão aquelas pessoas. Isso explica porque um programador em uma empresa ou em muitos órgãos públicos ganha cerca de R$ 1.200,00, mas há concursos com vagas para programadores em instituições federais oferecendo salários cinco a dez vezes maiores! Se é a profissão que “dá dinheiro”, por que é que ambos não ganham o mesmo salário?
Na hora de escolher uma profissão, prefira escolher aquela:
Com que você se identifica, que você quer exercer, que você considera motivante e desafiadora;
Que exige habilidades envolvendo seus pontos fortes, pois quanto mais você desenvolver seus pontos fortes, você poderá crescer exponencialmente, tornando-se assim um sucesso;
Que tenha amplo horizonte para crescimento e desenvolvimento. Aqui vai a dica: na verdade, todas as profissões oferecem isso, mas a gente geralmente só “enxerga” naquelas que possui maior afinidade. Se você não encontrar nenhuma com tal “espaço amplo para crescer”, significa que você ainda não está desenvolvido o suficiente para “decolar” no seu ramo.

Continue navegando