Buscar

Atividade reflexiva II - Pratica de Ensino anos iniciais Fundamental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2
		Prática de Ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental	
Nome: keila Eliza Grimberg
RGM: 20805187
Atividade Reflexiva - Unidade: II
Pólo: São Carlos 
Desafio escolar: oralidade e produção textual no sistema de ensino
A oralidade é uma ferramenta fundamental de aprendizagem na educação, a qual na sala de aula promove a interação e apresenta grande importância na formação social dos alunos.
Em relação ao tema oralidade, os Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa, nos afirma:
A língua é fundamental para se estabelecer as relações sociais, porém esta não deve se tornar apenas um meio de comunicação, a oralidade tem que ser trabalhada com a mesma ênfase que damos a maneira da escrita, tanto a oralidade quanto a escrita assume um papel importante na sociedade, porém há dificuldades de inseri-la no sistema de ensino e no contexto da sala de aula.
Dessa forma, é necessário que o sistema de ensino no seu planejamento pedagógico possa inserir projetos que possibilitem trabalhar com a oralidade unida à escrita, nos diferentes gêneros e nas diferentes disciplinas, promovendo a capacidade de expressão oral e interação entre os alunos.
Quanto à produção textual e baseando-se nas relações entre oralidade e escrita, ela pode ser utilizada não só na Língua Portuguesa, como também em história através de uma entrevista, em Geografia com um texto descritivo das regiões ou na elaboração de problemas de matemática, onde observaremos as marcas da oralidade presentes nas análises das produções textuais.
Nota-se, em sala de aula que o professor deve ensinar a língua padrão, mas também precisa trabalhar a forma oral através da oralidade para que os alunos possam formular a escrita e assim organizar suas idéias, se comunicar e se desenvolver de uma forma mais completa.
Neste sentido, várias ações pedagógicas podem desenvolver a oralidade, mas é necessário que o professor estabeleça o diálogo com a turma para debater o propósito da atividade, á fim de que o trabalho não se torne desinteressante. O professor poderá sugerir aos alunos diversas ações do tipo: seminários, entrevistas, teatro, notícias, histórias, debates, exposições, dramatizações, pesquisas entre outras.
Na prática pedagógica do professor é necessário que ele desenvolva atividades de forma planejadas e sistematizadas. Desse modo, será possível notar as diversas habilidades e competências que o aluno irá adquirir no decorrer de sua aprendizagem, são elas:
Interesse pela leitura ampliando seu vocabulário;
 Desenvolvimento da oralidade por meio de apresentações; 
Desenvolvimento da escrita através de produção textual;
 Compreensão da gramática por meio de escrita e reescrita de textos;
 E o estímulo ao senso crítico e reflexivo.
Embora ainda sejam grandes os desafios para a efetivação de práticas didáticas de oralidade, é necessário que o professor desperte este interesse e passe a ampliar o repertório do ensino lingüístico oral nas suas ações pedagógicas. Neste sentido, ele não deve apenas considerar a escrita como modalidade central do ensino da Língua Portuguesa, uma vez que dissocia as duas modalidades, e assim os alunos não irão desenvolver as capacidades relacionadas aos gêneros orais.
Portanto, cabe ao sistema de ensino engajar o uso da oralidade cada vez mais nos seus projetos pedagógicos, para desenvolver nos alunos as habilidades nas situações de interação oral, assim como desenvolver as competências à comunicação escrita. Sendo assim, os alunos se tornarão indivíduos ativos e capazes de interagir em diferentes espaços sociais obtendo posições prestigiadas na sociedade.
Referências:
Universidade cruzeiro do Sul EaD. Unidade 2-Prática de Ensino e o Estágio Curricular Supervisionado.
Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Língua Portuguesa (1998), apud RAMOS E SILVA.

Continue navegando