Buscar

RECURSO_DNIT

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FORMULÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE DEFESA DA AUTUAÇÃO 
	Auto de Infração: E025936180
	Placa: OKA4413/RN
	Fase: 
	AUTUAÇÃO 
	Nome: HUGO VARGAS SOLIZ DE BRITO
	CPF/CNPJ: 443659934-53
	Telefone: (84) 99930-9919
	E-mail: hvsoliz@yahoo.com.br
	Endereço: Rua Seridó, 720 – Aptº 02
	Bairro: Petrópolis
	Cidade: Natal
	UF: RN
	CEP: 59020-010
	RENAVAM: 0099843672
	Chassi: 9BFZD55P3EB725883
	Obs.: 
	Descrição da Justificativa (Preenchimento com editor de texto ou em letra de forma. Use o verso se necessário) 
	
O Notificado, devidamente qualificado acima, vem, através da presente, justificar a infração a que foi imputado através da AIT E025936180 e pedir para que esta infração possa ser transformada em advertência por escrito, conforme o que dispõe o art. 267 do Código de Trânsito Brasileiro, regulamentado pela resolução Nº 404, de 12 de junho de 2012.:
L. 9.503/97, art. 267. Poderá ser imposta a penalidade de advertência por escrito à infração de natureza leve ou média, passível de ser punida com multa, não sendo reincidente o infrator, na mesma infração, nos últimos doze meses, quando a autoridade, considerando o prontuário do infrator, entender esta providência como mais educativa.
1. DA JUSTIFICATIVA
O Notificado, condutor e proprietário do veículo acima especificado, retornava a sua residência tarde da noite, madrugada do dia 19/03/2016, às 3h56min, quando foi na marginal a BR-101, no Km. 94, teve o seu carro fotografado por RADAR medidor de velocidade. 
A velocidade máxima permitida naquele local é de 60km/h, muito razoável, pois encontra-se próxima a residências em que transitam muitos pedestres durante o dia, mas no período noturno, pois que se trata de um bairro praticamente residencial, torna-se bastante ermo e sujeito a ação de criminosos. 
Assim, esta área, bairro de Potilândia, tem infelizmente sido alvo comum de marginais que recentemente tem cometido todo tipo de crime, inclusive arrastões e assaltos a veículos colocando os condutores em constante estado de alerta ao transitar por suas ruas e avenidas (como demonstrado na documentação anexa).
Ocorre que por ser madrugada, sem sinal de pedestres ou qualquer policiamento na área e diante dos últimos crimes ali ocorridos, o Notificado temendo atentado contra a sua segurança, se excedeu um pouco na pressa em passar por tal trecho periculoso, ultrapassando a velocidade máxima permitida.
Mesmo diante de tal precedente, o Notificado dirigia atentamente e não vislumbra qualquer possibilidade de ter colocado em risco a segurança de qualquer outro cidadão, posto que ninguém transitava na avenida aquele horário da madrugada, mas sim, reconhece que o respeito a sinalização é algo fundamental a segurança de todos e que merece mais atenção da sua parte.
2. DO MÉRITO
Explicado os fatos ocorridos na data da infração e expostos os seus motivos o Notificado tem aos seu favor todas os outros prerrequisitos que o Código de Trânsito Brasileiro lhe oferece em seu Art. 267, para que tenha o seu pedido deferido, senão vejamos:
Atendo-se ao Art. 267 do CTB (a) infração de natureza leve ou média (b) punível com multa e (c) não sendo reincidente o infrator, na mesma infração, nos últimos doze meses, poderá a autoridade converter a penalidade pecuniária em multa.
É exatamente o que se vê na presente situação. A infração atribuída ao Notificado é de natureza média, sancionada com multa (art. 218, I, do CTb). Além disso, não há no prontuário da Notificada qualquer infração semelhante, tendo esta sido uma situação única como demonstrada na justificativa; aliás, não há qualquer infração, além desta autuação, como demonstra o extrato de pontuação anexo.
Assim, nota-se que o Notificado é condutor probo e responsável, sendo a imposição de multa uma medida exagerada para fins educativos, motivo por que a conversão em advertência é medida que se impõe.
3. DO REQUERIMENTO
Diante do exposto, pede a conversão da multa em advertência, pois o Notificado satisfaz os requisitos do art. 267 do Código de Trânsito Brasileiro.
Caso, contudo, não seja este o entendimento do julgador, requer seja a decisão devidamente motivada, sob pena de nulidade, a teor do art. 50, I e II, §1º, da Lei nº 9.784/99.
	____NATAL/RN____
Local
	____16/05/2016___
Data
	_____________________________
Assinatura do Recorrente
	IMPORTANTE. 
Dentre aqueles requisitos que deverão ser observados conforme as disposições da Resolução CONTRAN 299/08, juntar: 
1. Cópia legível dos Documentos de Identificação (CNH; RG; Carteira de Órgãos de Classe etc.) e do veículo (frente e verso); 
2. Cópia da Notificação de Autuação; 
3. Este formulário corretamente preenchido, datado e com assinatura original; 
4. Se Pessoa Jurídica: Cópia do Estatuto e/ou da última alteração de Contrato Social; 
5. Fotocópia do CPF/CNPJ; 
6. Outros documentos que considerar necessários para apoiar as razões alegadas; 
Obs.: Caso o recorrente não seja o proprietário do veículo, anexar à Defesa, procuração ou cópia do Formulário de Identificação do Condutor Infrator - FICI

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando