Buscar

teste aula 1 direito comercial

Prévia do material em texto

Usuário
	João Osnildo Ribeiro
	Curso
	Direito Comercial e Tributário (TCD0012_01 / D.0014_80)
	Teste
	Parada para a Prática – Aula 01
	Iniciado
	29/07/19 18:26
	Enviado
	29/07/19 19:43
	Data de vencimento
	05/08/19 23:59
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	0,8 em 1 pontos  
	Tempo decorrido
	1 hora, 16 minutos
	Instruções
	Responda de acordo com o conteúdo visto nos capítulos 1 e 2.
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas
Pergunta 1
	
	
	
	O Direito Comercial surgiu da necessidade de regulamentar o intenso tráfico de mercadorias que se iniciou na Idade Média. Diante disso, a doutrina estabeleceu fases pela qual o Direito Comercial atravessou. Considerando as quatro fases existentes na evolução do Direito Comercial para o Direito Empresarial, analise os seguintes itens e assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e.
A quarta fase da evolução do Direito Comercial é marcada pela Teoria dos atos de comércio, de origem alemã, adotada pelo Brasil com o advento do Código Comercial.
	
	
	
Pergunta 2
	
	
	
	Para a Teoria da Empresa, a identificação do sujeito das normas do Direito Comercial não se dá mais em razão da atividade por ele explorada, tal como era na vigência da Teoria dos Atos de Comércio, mas sim em razão da forma como o sujeito explora a sua atividade. (...) Note-se que, para a Teoria da Empresa, pouco importa a atividade explorada pelo sujeito, podendo ser tanto a produção ou circulação de bens como a de serviços. O que caracterizará o empresário é a forma pela qual ele explora essa atividade.
COMETTI, Marcelo Tadeu. Empresário e comerciante: Direito Comercial e Direito Empresarial: Apenas uma diferença terminológica?. Disponível em: <http://www.migalhas.com.br/dePeso/16,MI50002,91041>.Acesso em: 14/12/2015.
Sobre a teoria da empresa e seus institutos, analise as afirmações a seguir:
 
I. Se a atividade for realizada para produção de mercadorias para consumo próprio, então essa atividade não poderá ser considerada empresária.
II. A partir da teoria da empresa é considerado empresário aquele que dispõe de fatoreis de produção que são: capital, mão-de-obra, insumos e tecnologia.
III. O estabelecimento comercial é a própria atividade exercida, sendo sinônimo de empresa.  
IV. Para que a atividade seja considerada empresaria, bata a atividade profissional. A habitualidade dessa atividade pode ocorrer ou não dependendo do segmento da empresa.
 
Está(ão) correta(s):
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
I e II, apenas.
	
	
	
Pergunta 3
	
	
	
	Com a evolução do Direito Comercial para o Direito Empresarial, alterou-se as figuras do comerciante e dos atos de comércio para as figuras do empresário e da empresa. O novo Código Civil trata da figura do empresário como o titular da empresa, conceituada no seu perfil subjetivo, no art. 966, com a mesma redação do Código Civil Italiano. Considerando o Código Civil de 2002, assinale a alternativa que apresenta a definição correta acerca de empresário:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a.
Empresário é aquele que exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.
	
	
	
Pergunta 4
	
	
	
	A Evolução do Direito Comercial ao Direito Empresarial foi marcada por transformações nas atividades econômicas, e, por conseguinte, nos sujeitos que praticavam as referidas atividades.  Marque a alternativa que representa o sujeito que exerce profissionalmente atividade empresarial organizada para a produção ou circulação de bens ou serviços:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Empresário.
	
	
	
Pergunta 5
	
	
	
	A Constituição Federal assegura aos autores de invenções industriais o privilégio de sua utilização além de sua proteção, em virtude do interesse social e o desenvolvimento tecnológico e econômico do país. Para a proteção do modelo de utilidade e das invenções são utilizadas as patentes e para a proteção da marca e do desenho industrial deve ser formalizado o registro. 
Com relação à proteção da propriedade industrial, analise as seguintes proposições:
 
I. É obrigatório o registro da marca, a fim de franquear sua livre utilização.
II. As patentes de invenção podem ser exploradas por 20 anos, contados a partir do depósito no Instituto Nacional de Propriedade Industrial.
III. Ainda que concedida a patente, é permitida a utilização dos bens patenteados por terceiros, mesmo sem autorização.
IV. O INPI não realiza qualquer tipo de análise dos pedidos de registro de marca, cabendo ao órgão o recebimento e imediato registro.
 
Está(ão) correta(s):
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Apenas a afirmativa II.

Continue navegando