Buscar

Relatório sobre palestras OAB direito do consumidor e superendividamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Relatório de palestras ministradas na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, Subseção Guarabira
No dia oito de agosto de dois mil e dezenove na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, Subseção Guarabira, houve duas palestras, a primeira foi ministrada por Dr. Odon Bezerra Cavalcante Sobrinho com tema “A indústria do mero aborrecimento. Meu dano tem valor.” e a segunda por Dr. Leandro Carvalho dos Santos Silva, que abordou o superendividamento.
Iniciando o evento, os palestrantes foram devidamente apresentados e começaram as defesas dos temas. Dr. Odon Bezerra Sobrinho foi o primeiro a palestrar contando como foi que, após muito trabalho, o Código Brasileiro de Defesa do Consumidor (CDC) foi instituído no Brasil em 1990. Na época o presidente em serviço era Fernando Collor. “Antes dessa lei ser sancionada, nós, que lutávamos pelos direitos do consumidor, eramos apelidados de Dom Quixotes, pois parecia que estávamos lutando contra moinhos de vento, estávamos lutando a favor de algo muito difícil”.
Dando continuidade as palestras, Dr. Leandro Carvalho apresentou estudos mostrando como é fácil, com a tecnologia de hoje, deixar de ser apenas consumidor passar a ser consumista, o que pode levar ao endividamento ou até mesmo ao superendividamento. “Hoje em dia nós somos pressionados e incentivados a consumir cada vez mais, seja pela obsolescência programada, rápida renovação de produtos, pressão social de ter produtos sempre novos, facilidade de compra e propaganda. Esse fato é o que faz com que o problema financeiro mais comum entre os brasileiros sejam oriundos de cartões de credito, segundo o PROCON”. Por fim, houve sorteio de dois livros dos quais Dr. Leandro Carvalho fez participação e o evento foi encerrado.

Outros materiais