Buscar

AD1 de Diversidade Cultural e Educação (1) feito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
Disciplina:Diversidade Cultural e Educação
Aluno (a): Candice Courvoisier de Hasson Millon Matrícula:14112080330
Polo:SPE
AD1 – DCE – 2019.2
Leia com atenção a seguinte afirmação: 
“No Brasil, nos deparamos com um fenômeno da mesma natureza: se por um lado é um país onde seus habitantes compartilham um universo cultural e uma língua, por outro é uma sociedade complexa e caracterizada justamente por sua imensa diversidade interna. E a diversidade brasileira, como dito anteriormente, não se esgota com as sociedades indígenas e as comunidades quilombolas.” (23) 
Com base na leitura do Módulo I do material didático e demais referências recomendadas para a disciplina DCE, redija um texto dissertativo contemplando os seguintes aspectos:
A cultura é dinâmica. (Valor: 3,0 pontos)
Respeito e valorização da diversidade. (Valor: 3,0 pontos)
O Combate à discriminação e promoção da igualde no ambiente escolar (Valor: 4,0) 
Quando pensamos em cultura, o que primeiro vem a nossa mente é uma associação ao modo de vida e costumes das pessoas em determinado espaço físico. Porém, hoje sabemos que esta é uma forma simples de se descrever algo tão complexo e mutável, dinâmico e adaptável. Para a construção de um conceito mais abrangente, diversos fatores precisam ser levados em conta, dentre eles localização geográfica, grupos étnicos, economia, etc. Exatamente por essa grande quantidade de fatores é que podemos dizer que o conceito de cultura está sempre em movimento e constante modificação, não sendo algo engessado. Vai sofrendo atualizações e adaptações de acordo com os componentes do grupo existente e por isso é considerado algo dinâmico.
Um mesmo grupo cultural pode conter diferentes características com o passar das gerações, uma vez que novos personagens com novas realidades passam a fazer parte de determinada cultura.
Vale ressaltar que cada cultura possui seus valores e costumes de base e estes devem ser respeitados. O que torna esse conjunto de culturas algo único é justamente a diversidade existente. Nenhuma é igual outra e um dos grandes desafios humanos é justamente aprender a respeitar cada uma delas, com suas diferenças e características próprias. Não existe certo e errado, bonito ou feio, bom ou mau.
Nosso país por historicamente possuir em sua formação, povos de diversas partes do planeta, traz influências destas diferentes culturas e esta miscelânea forma a cultura brasileira. Por este mesmo motivo é que dizemos ser o Brasil um país rico culturalmente. Precisamos exercitar a valorização desta diversidade e ainda mais importante: precisamos ensinar às gerações mais novas a importância de entendermos e respeitarmos todas as culturas e duas diferenças.
Aí é que entra a Educação. É nas salas de aula que se dá o início desse processo de respeito, valorização, aceitação e entendimento daquilo que é diferente e particular a cada cultura. Projetos que envolvam alunos e comunidade escolar podem ser utilizados para esta aprendizagem. No ambiente escolar encontramos diversos exemplos desta riqueza cultural e como educadores, devemos enaltecer e ensinar nossos alunos que a troca cultural é necessária, mas que primeiramente, somos todos Humanos. E mais: Somos todos brasileiros. O Brasil tem uma população de 189 milhões de pessoas, espalhadas por oito milhões de km2. Nessa imensidão de país, a cultura brasileira definitivamente não é algo homogêneo. 
Se conseguirmos alcançar este entendimento no ambiente escolar, certamente teremos uma geração menos preocupada em criticar negativamente o que consideramos diferente e sim enaltecer estas diferenças. Formaremos gerações mais justas com a consciência de que somos apenas humanos.

Continue navegando