Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Portifólio
Projeto Cultural
	Identificação da escola: Escola Sonho Feliz
Período de realização: 5 dias
Turma: Pré II
	Título/tema da atividade: Folclore Brasileiro – Lenda Boitatá
Objetivo geral da atividade: Estimular e despertar o interesse pela cultura popular, valorizando as manifestações folclóricas e a diversidade cultural.
Objetivos específicos da atividade:
Conhecer o folclore brasileiro resgatando e valorizando as manifestações culturais;
Estimular as brincadeiras folclóricas;
Desenvolver o gosto pela leitura e ampliar o vocabulário;
Incentivar a escrita;
Promover ao interesse pelas manifestações artísticas.
	Percurso metodológico: 
Segunda-feira: Conversa informal sobre o que é o folclore e suas lendas. Leitura: “Boitatá”; destacar que o personagem mora na floresta e que ajuda a proteger os animais e as plantas. Sequência lógica: Entregar folhinha quatro cenas e pedir que coloquem na ordem em que aparecem na história e pitem o personagem principal. Desenho livre sobre a história.
Terça-feira: Apresentação letra C de cobra e das sílabas. Mostrar o trava línguas: “No cume daquele morro, tem uma cobra enrolada, quem a cobra desenrolar, bom desenrolador será.”
Pedir que circulem a letra C. Toca da cobra: Desenhar círculos no chão e explicar que a cobra mora na toca e quando for falado “dentro da toca”, cada um deve ir para dentro do círculo e quando for falado “fora da toca” devem sair e ficar afastados. Quem ficar de fora deve tentar entrar no círculo na próxima rodada.
Quarta-feira: Confecção de Boitatá: Pedir que os alunos pintem e decorem rolinhos de papel higiênico. Após auxiliá-los a cortar o rolo em espiral. Em papel com a letra C, pedir que contornem com o dedo a letra. Após, o aluno deve copiar na folhinha a letra C com canetinha.
Quinta-feira: Mostrando as imagens do livro, fazer um reconto com as crianças e colocar em cartaz. Chamar a atenção para os desmatadores. Explicar que devemos preservar o meio ambiente para que os animais e as plantas não morram. No pátio, previamente arrumado com cenário de mata e rio, pedir que retirem todo o lixo dos rios e da mata. Conversa informal sobre preservação ambiental.
Sexta-feira: Confecção de Boneco cabeça de alpiste: Entregar um copinho para cada um e demonstrar, colocando uma camada de serragem, uma de alpiste e outra de serragem. Auxiliá-los no que for preciso. 
	Recursos: Livro, folha A4, giz de quadro, rolo de papel higiênico, tinta guache de várias cores, pincéis, cola, lantejoulas, crepom, caneta pilot, tnt, eva, sucata, papel 40kg, copo descartável, alpiste, serragem e vídeo.
	Avaliação: Deverá ser através de observação e relatório individual do desenvolvimento do comportamento do aluno diariamente, visando diagnosticar a evolução das habilidades propostas pelas atividades.
	Anexos e apêndices: Livro Boitatá, Vídeo lendas brasileiras.
	Referências:
Blog Todo mundo gosta de brincar, http://todomundogostadebrincar.blogspot.com/2013/09/bonequinhos-cabeca-de-alpiste.html
Lendas Brasileiras da Turma da Mônica, https://www.youtube.com/watch?v=13hQ81JITQk 
Blog Jardim da Tia Di, http://indiarahellen.blogspot.com/2015/08/plano-de-aula-maternal-folclore.html
Introdução
Nos primeiros anos de vida a criança constrói seus alicerces da personalidade e do conhecimento, ou seja, a primeira infância é a base para desenvolvimento do indivíduo como um todo. É a etapa mais importante da vida da criança, pois é onde começa a vivenciar o mundo fora do núcleo familiar, descobre a socialização, aprende a conviver com diferenças e desenvolve muitas habilidades que a acompanharão para o resto da vida. 
A educação infantil pode oferecer os meios e proporcionar situações onde a criança utilize suas experiências e construa novos conhecimentos. Então ela deve ser mediada de forma a valorizar e aprimorar as áreas física, cognitiva, emocional e social. E ao ser estimulada, aprende novas formas de pensar, aprimorando a imaginação, a sensibilidade e construindo o conhecimento. A socialização com as outras pessoas proporciona a aprendizagem do respeito à diversidade, culturas às regras sociais e de convivência, melhora a comunicação e a resolução de conflitos.
Referência Bibliográfica
https://www.educacaoetransformacao.com.br/projeto-folclore-educacao-infantil/
https://escolaeducacao.com.br/projeto-folclore/
http://www.objetivo.br/conteudo.asp?ref=cont&id=852
https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/a-socializacao-na-educacao-infantil.htm
https://educacao.estadao.com.br/blogs/dreamkids/a-importancia-da-educacao-infantil-3/
https://www.webartigos.com/artigos/a-importancia-da-interdisciplinariedade-na-educacao-infantil/136495

Mais conteúdos dessa disciplina