Buscar

Direitos Humanos, Racismo, Pluralidade Cultural, Inclusão e Direito Indígena na Educação

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso : Segunda Graduação em Pedagogia
Disciplina: Relações Étnico-Raciais na Educação (Diversidade e Educação)
Professora Lilia Nantes
Acadêmico (a): RGM: 
Polo: Data:
Atividades das Aulas 03 e 04
1 - Disserte o que você entendeu sobre a seguinte afirmação: “ 5 linhas)
	“Para Comparato, (2003, p. 57), os Direitos Humanos são inerentes ao próprio ser humano, sem estar conectado com qualquer particularidade de pessoas ou grupo. Não se pode falar em Direitos humanos sem abordar a dignidade e não se pode falar em dignidade sem abordar os Direitos Humanos.” ( de 5 a 10 linhas)
 
2- As práticas do racismo são diversas e se apresentam de diversas formas. Por meio das estatísticas sobre escolaridade, mercado de trabalho, criminalidade, presença nas artes e outros, pode-se perceber o problema na prática. A discriminação dá-se de duas formas: direta ou indireta. Explique cada uma delas. 
3- Temos, no Brasil, uma grande diversidade cultural e racial. Descendentes de povos africanos e de índios brasileiros, de imigrantes europeus, asiáticos e latino- americanos compõem o cenário brasileiro. Por conta disso, podemos que afirmar que:
a) atualmente, o termo “pluralidade cultural” não se aplica ao Brasil por causa da Globalização.
b) a mistura de todas estas raças e etnias não caracteriza a identidade do povo brasileiro.
c) o Brasil é um país dotado de uma ampla “pluralidade cultural”, ou seja, diferentes culturas foram e são produzidas pelos grupos sociais que fazem parte da nossa história.
d) a diversidade cultural e racial não interfere nas formas com que os habitantes do Brasil organizaram sua vida social e política.
e) ações racistas e discriminatórias não existem na sociedade brasileira por causa da grande diversidade cultural e racial do país.
4- No que tange a inclusão, explique sobre o que garante a Lei 11.645, de 10 de março de 2008 que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n. 9394 de 20 de dezembro de 1996. 
5- De acordo com a aula 5, Mota (1999, p.41) constata que: Até os anos 70, era comum a suposição de que as populações indígenas não tinham futuro. Também era lugar comum a ideia de que não tinham passado. A situação começou a mudar nas legislações que atuam na garantia do Direito Indígena. 
Você poderia citar no mínimo três das legislações que atuam na garantia do Direito Indígena atualmente?

Continue navegando