Buscar

Células Tronco

Prévia do material em texto

Células Tronco
Alunas: Barbara Pereira, Carolina Mulinet, Larissa Guil, Maria Júlia Dechandt, Milena Praisner
O que são células tronco?
 “É um tipo de célula que pode se diferenciar em células com funções muito especializadas, constituindo diferentes tecidos do corpo. [...] Em termos práticos, podemos afirmar que células tronco são células que têm o potencial de repor tecidos danificados, e assim, auxiliar no tratamento de doenças.
 Basicamente existem dois tipos conhecidos de células-tronco: as que são extraídas de tecidos maduros de adultos ou crianças ou as retiradas as de embrião.” 
Células-tronco embrionárias
Encontradas no embrião quando ele se encontra no estágio de blastocisto (4 a 5 dias após a fecundação);
Massa Celular Interna
Células-tronco adultas
Medula óssea e sangue do cordão umbilical;
Cada órgão corpo possui células-tronco  renovação celular;
Podem gerar uma célula nova ou outra diferenciada;
Multipotentes  menos versáteis que as embrionárias.
Cérebro
Coração
Medula
óssea
Neurônios
Músculo cardíaco
Células sanguíneas
Células-tronco induzidas
Primeiras foram produzidas em 2007  a partir da pele;
Pele  células para reprogramação;
Reprogramação
 Inserção de um vírus contendo 4 genes;
 Genes se inserem no DNA da célula adulta;
 Reprogramação do código genético;
 Células voltam ao estágio de uma célula-tronco embrionária  autorrenovação e capacidade de se diferenciarem em qualquer tecido
Células-tronco de pluripotência induzida ou pela sigla (IPS - induced pluripotent stem cells)
Células-tronco induzidas
Quais os tipos de usos terapêuticos?
Os principais alvos têm sido as doenças crônicas, (doenças cardiovasculares e neurodegenerativas, nefropatias, diabetes tipo 1) o acidente vascular cerebral, as doenças hematológicas, as imunodeficiências, e traumas da medula espinhal, onde o objetivo mais imediato é reparar ou reconstituir o tecido afetado pela doença.
As primeiras aplicações terapêuticas de CT ocorreram com o uso de células multipotentes derivadas de tecidos adultos, tanto em transplantes autólogos como em alogênicos, enquanto o uso de CTE ainda está limitado aos experimentos com modelos animais. A maior experiência está no uso de células-tronco derivadas do tecido hematopoético, as CTH, que já são largamente empregadas como alternativa ao transplante de medula óssea no tratamento de leucemia aguda e leucemia mielóide crônica com excelentes resultados.
Aplicações em cardiologia: em cardiologia as CTH autólogas (coletadas da medula óssea do próprio paciente) são ainda as células de escolha para uso em procedimentos que visam a regenerar o músculo cardíaco afetado por infarto. Ex: Insuficiências cardíacas.
Aplicações em neurologia: entre as primeiras aplicações da terapia celular em neurologia está o tratamento da esclerose múltipla, uma doença inflamatória crônica do sistema nervoso central, de natureza autoimune, com déficit neurológico progressivo.
Perspectivas futuras: o potencial terapêutico das CT vem se afirmando como altamente promissor. A caracterização cada vez mais detalhada de novos tipos de CT em tecidos maduros e a exploração de fontes alternativas de CT, como o sangue de cordão umbilical, é uma linha de pesquisa relevante no rumo da medicina regenerativa.
Quais os tipos de usos terapêuticos?
Desafios éticos no uso de células tronco
É moralmente válido produzir e utilizar embriões humanos para separar as suas células-tronco? 
A esperança das pessoas, traduzida na criação constante de novas terapêuticas está acima da vida dos embriões que terão que ser produzidos para gerar as células-tronco? 
Nos países onde é permitida a clonagem terapêutica haverá a comercialização do tecido produzido em laboratório através do envio deste material para países onde a técnica é proibida?
Desafios éticos no uso de células tronco
Será que o casal tem informação suficiente para decidir o destino daquele material? 
O embrião que a princípio foi produzido para gerar vida pode virar um órgão e isto seria diferente da clonagem reprodutiva? 
Será moralmente aceitável salvar vidas tirando outras?
Referências
Lottenberg, Claudio; Moreira-Filho, Carlos. Aplicações terapêuticas das células tronco: perspectivas e desafios. Disponível em: http://www.comciencia.br/dossies-1-72/reportagens/celulas/14.shtml
RNTC – Rede nacional de terapia celular. Disponível em: http://www.rntc.org.br/ceacutelulas-tronco.html
Cartilha do Ministério da Saúde – Células tronco: Uma inovação tecnológica que pode mudar sua vida. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/folder/10006000608.pdf

Continue navegando