Buscar

AD2 Imagem, Cultura e Tecnologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 2 – 2019.1
Disciplina: Imagem, Cultura e Tecnologia
Tratar do tema da inclusão é um desafio para esta disciplina, que tem por centralidade a imagem. Na aula 4 tentamos problematizar essa questão trazendo a produção de Eugen Bavcar, um fotógrafo tcheco, que é cego. Na aula 9, o filme Sophia, trata da relação entre uma mãe e sua filha que é surda. Em ambos os casos, estamos em face de um desafio de construção de linguagem e de comunicação. Planeje uma atividade com o tema CINEMA que possa ser desenvolvida numa escola com uma turma de crianças de 10 anos e que envolva situações de inclusão. 
A atividade visará levar a inclusão a uma turma onde exista ou não, pelo menos 1 aluno com deficiência visual, e permitir que os alunos que enxergam tenham a experiência de tentar entender o mundo sem o uso da visão, mas somente da audição. O objetivo é também, mostrar aos alunos que podemos criar maneiras de possibilitar a todas as pessoas uma maneira de incluí-las, levando essas experiências para suas casas, vizinhanças, igreja e outros ambientes onde possam existir pessoas com necessidades especiais, usando desse recurso para levar trabalhos que tenham por intuito além da educação, histórias de superação e boas práticas. Pediremos aos pais que providenciem, se possível, algum material que possa ser usado como venda para os olhos dos alunos, explicando que será para uma atividade didática, então será útil caso não possuam uma venda própria, uma faixa de tecido, um braço de camisa manga longa, um cachecol fino, etc. Mas caso o aluno não leve, podemos providenciar na sala de aula com linha, barbante, ou elástico, e cartolina ou emborrachado E.V.A, levando os alunos a confeccionarem suas próprias vendas.
Nessa atividade faremos uso dos chamados filmes audiodescritos, que são aqueles especialmente para quem sofre de alguma deficiência visual, onde há um dublador que descreve com detalhes cena a cena, com o uso de uma caixa/sistema de som, o foco da aula será somente o áudio. Mas, então pra quê o uso das vendas? Elas servirão apenas para intensificar a experiência da falta da visão, e aprimorar a capacidade de concentração e a audição. Para essa primeira experiência usaremos um vídeo audiodescrito disponível na plataforma YOUTUBE, a animação infantil “Bravura”, (https://www.youtube.com/watch?v=XbGHux2F5Rg) que através da sua riqueza de detalhes permitirá a que os alunos completem as próximas etapas da nossa atividade. Será explicado aos alunos que serão vendados (exceto aqueles que possuam deficiência visual), que prestem bastante atenção para que possam cumprir a atividade seguinte, e então após o vídeo/áudio será pedido que descrevam através de desenhos trechos do filme, e escrevam o máximo do que escutaram. Caso haja algum aluno com necessidade especial, à ele será pedido que auxilie seus colegas na execução desta primeira atividade, visto que ele já está acostumado a fazer uma leitura de mundo sem o uso da visão. A segunda parte da atividade será explorar o entendimento dos alunos quanto à chamada “Moral da história”, para isso torna-se fundamental que o professor seja bem criterioso ao escolher o vídeos à ser passado, pois através dele poderá passar lições de vida para alunos que tenham ausência da visão. 
Este tipo de atividade deve ser adaptada a cada situação, (cegueira, surdez, etc) a fim de favorecer a inclusão não apenas no ambiente escolar, mas também no familiar e social (comunidade), pois ele abre um leque de opções que podem ser demonstradas através da própria internet, como é o caso de site que tem vários tipos de filmes audiodescritos, eu mesmo antes de estudar essa matéria nunca havia pesquisado sobre essa modalidade de filmes, e achei bem interessante, e certamente farei uso dentro e fora da sala de aula.

Continue navegando