Buscar

COMUNICAÇÃO CELULAR - CITOCINAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GABRIELA RIBAS – MÓDULO IV: SEMANA 3
COMUNICAÇÃO CELULAR - CITOCINAS
Substâncias secretadas pelas células do Sistema Imune que têm como função mediar as funções do Sistema Imunológico, servindo também como mecanismo de comunicação entre as células.
Quando a célula produz citocina é muito rápido e autolimitada; porque se continuarem sendo produzidas as respostas continuam sendo desencadeadas, o que pode ser extremamente prejudicial (gasto energético ou resposta autoimune exacerbada). Isso pode ser contra qualquer microorganismo ou qualquer outro antígeno, coisas estranhas vão fazer que as células de defesa produzam peptídeo que vão sinalizar alguma coisa; medeiam a regula as reações imunes e inflamatórias; estimulam a maturação hematopoiética; e são importantes agentes terapêuticos.
Nomenclatura das Citocinas
monocinas
linfocinas
interleucinas
interferons
fatores de crescimento
quimiocinas
Propriedades Gerais:
A secreção é rápida mas é autolimitada. O mRNA que se faz as custas dessa citocina e toca o receptor, é um mRNA muito instável e que após ser formado já é eliminado. Essa instabilidade é boa para não ter uma resposta exacerbada sem necessidade. 
Os efeitos podem ser pleitrópicas, ou seja, podem atuar em diversas células com o mesmo receptor específico, não se restringindo a um tipo de célula. 
Podem tem o mesmo efeito funcional (redundância). Diferentes citocinas desencadeiam uma mesma resposta. Como por exemplo, a IL-2, IL-4, IL-5 quando produzidas pelo linfócito T, ativam a proliferação de linfócitos B. 
Podem apresentar propriedades de sinergismo (quando duas citocinas fazem juntas o que uma sozinha não pode fazer) e antagonismo. Por exemplo, no sinergismo temos IL-4 unida a IL-5 ativando a produção de linfócitos B para a troca da cadeia de Ig_ para Ig_ (IgE, IgG, IgM, IgD). Em relação ao antagonismo pode-se ter a IL-4 estimulando a produção do IgE e o interferon bloqueando sua ação, controlando sua resposta. 
Podem influenciar a síntese de outras citocinas, por efeito em cascata ou potencializando ou suprimindo a produção de outras citocinas. O linfócito libera interferon que age no macrófago, RNA instável é codificado e vai produzir IL-12 que vai atuar sobre o linfócito (pode ser o mesmo linfócito).
Os receptores são preparados para ter altíssima afinidade então nesse contexto, vamos ter três tipos de situação em relação a ligação da citocina pelas células:
Ação autócrina onde a própria célula que a produziu responde (a célula produz a citocina e ela mesmo tem o receptor); 
Ação parácrina onde uma célula vizinha responde (a célula ao lado tem o receptor); 
Ação endócrina é o efeito sistêmico, onde uma célula distante da circulação responde a esta citocina.
Respostas celulares se dão por alterações gênicas. A citocina vai cair num receptor de membrana, esse receptor vai dar a formação de RNA e vai mandar um sinal, esse sinal químico que vem em função da relação receptor-citocina é o que vai gerar a execução de uma ação. 
Receptores de Citocinas
Consistem em uma ou mais proteínas transmembrânicas com uma porção extracelular e uma porção citoplasmática. A partir do toque com o receptor do lado de fora, que acontece a formação de mRNA instável. Algumas pessoas podem ter deficiência em alguns desses receptores, não gerando resposta imune. 
Citocinas da Imunidade Inata
TNF (fator de necrose tumoral), IL-1 (relacionada ao aumento de temperatura), IL-10 (relacionada a fatores anti-inflamatórios, funcionando como ponto de equilíbrio), IL-12, interferons tipo I (doença viral) e quimiocinas. 
Citocinas da Imunidade Adquirida
IL-2, IL-4, IL-5, IL-13, interferon , TGF β e IL-17 (outro subtipo de linfócito - relação direta com a imunidade celular em função da imunidade celular). 
Imunidade inata: o NK vai liberar interferon e o Macrófago vai liberar IL-12 para que o NK capte mais micróbios; quando o interferon-y entra em contato com o macrófago e ele começa a digerir intensamente mais rápido; esse macrófago com as outras citocinas, ele vai estimular as moléculas de adesão e vai favorecer a diapedese. 
Imunidade adaptativa: uma APC reconhecendo um linfócito virgem e a partir dele, tenho IL-2 que vai fazer clones que poderão fazer coisas diferentes e produzir citocinas diferentes.

Continue navegando